Segunda-feira, 07 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Planalto responde ao Supremo que perdão ao deputado Daniel Silveira é constitucional

Compartilhe esta notícia:

No caso, a AGU argumenta que não há mais a possibilidade de se impor sanção ao parlamentar e que a concessão do indulto é ato privativo do presidente da República

Foto: Câmara dos Deputados
Placar na Justiça Eleitoral foi de seis voto a um pela rejeição. (Foto: Câmara dos Deputados)

A AGU (Advocacia-Geral da União) enviou uma manifestação ao STF (Supremo Tribunal Federal) no qual afirma que o indulto de Daniel Silveira não é ilegal nem inconstitucional.

No caso, a AGU argumenta que não há mais a possibilidade de se impor sanção ao parlamentar e que a concessão do indulto é ato privativo do presidente da República.

“Nada obstante a decisão do Supremo Tribunal Federal não tenha transitado em julgado, é público e notório a condenação de Daniel Lucio da Silveira. O perdão, a anistia, a graça, o indulto e a clemência são institutos congêneres e estão presentes na maioria das Constituições democráticas do mundo ocidental, representando ferramentas ínsitas aos freios e contrapesos nas relações entre os poderes. Sua origem é controversa, mas há referências ao perdão na sociedade grega, no direito romano e durante a idade média”, diz a AGU.

O decreto do presidente foi editado em 21 de abril, um dia depois do Supremo condenar o deputado bolsonarista a oito anos e nove meses de prisão por estímulo a atos antidemocráticos e ameaças ao Supremo e a ministros da corte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Pagamentos com cartões de crédito crescem 42% no primeiro trimestre
Príncipe Charles substitui a rainha Elizabeth pela primeira vez na abertura do Parlamento britânico
https://www.osul.com.br/planalto-responde-ao-supremo-que-perdao-ao-deputado-daniel-silveira-e-constitucional/ Planalto responde ao Supremo que perdão ao deputado Daniel Silveira é constitucional 2022-05-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar