Quarta-feira, 06 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 22 de abril de 2021
A economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico
Foto: Luciano Lanes/PMPAPorto Alegre concentra 34,3% dos empregos formais na economia criativa do Rio Grande do Sul, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Governança e Gestão Estratégica e pelo Departamento de Economia e Estatística, com base na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
“Se considerarmos que a Capital tem 12,4% da população do Estado, percebemos o potencial da cidade na concentração dos criativos”, afirmou a coordenadora do Programa de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joana Braga.
Segundo Joana, o programa tem como objetivo promover um ambiente favorável para o desenvolvimento da economia em Porto Alegre, estimulando a geração de conhecimento e o mercado de produtos ou serviços concebidos de aportes intangíveis para construção de valor e inovação, ampliando, assim, a participação das indústrias criativas no PIB local.
Além disso, o setor de economia criativa da secretaria busca reconhecer os atributos e as características locais para entender como a cidade se organiza a partir de suas vocações, valorizando a identidade territorial. “O diferencial deste programa é sua atuação estratégica para fazer entregas finalísticas de governo. A Economia Criativa compreende um conjunto de atividades baseadas no conhecimento em diversas áreas de consumo, cultura, mídias e tecnologia, o que demonstra a relevância para a economia da cidade”, destacou Joana.
O Dia Mundial da Criatividade é comemorado em 21 de abril, data que consta no calendário da ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2017.