Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Prefeitura encaminha a implantação da primeira escola cívico-militar em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Sebastião Melo recebeu o ministro da Educação, Milton Ribeiro, no Paço Municipal

Foto: Mateus Raugust/PMPA
Ministro da Educação participou de reunião sobre o tema com representantes municipais. (Foto: Mateus Raugust/PMPA)

Durante encontro em Porto Alegre com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o prefeito Sebastião Melo encaminhou, nesta quarta-feira (12), a indicação da Escola Leocádia Felizardo Prestes, no bairro Cavalhada (Zona Sul), como a primeira a fazer parte do projeto de instituições de ensino cívico-militares na capital gaúcha.

A meta é de que até 2024 seja implantado o mesmo sistema em outras sete colégios da cidade. “Lugar de criança é na escola e educação deve ser prioridade sempre, em qualquer governo”, declarou Melo. “Entendemos que o projeto reforça e valoriza as escolas, oferecendo condições ainda melhores aos alunos. É neles que estamos pensando.”

O ministro se colocou à disposição para dar andamento a esse projeto, além do suporte necessário à educação em Porto Alegre: “Os recursos do ministério são recursos do povo brasileiro. Por isso, contem com o governo federal para auxiliar nos ônibus, merendas, manutenção das escolas e em tudo que faz parte do contexto escolar”.

A implantação das escolas cívico-militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa. O critério de escolha das instituições leva em conta regiões de vulnerabilidade social, com extrema violência e indicadores de desempenho abaixo da meta. As escolas devem atender acima de 400 alunos, do 1º ao 9º ano de ensino fundamental, nos turnos da manhã e tarde.

De acordo com o projeto, o objetivo é incorporar aos alunos atitudes e valores, conscientizar sobre deveres, direitos e responsabilidade, preparar os estudantes para atuar em qualquer campo profissional e melhorar os indicadores de desempenho.

A implantação das escolas cívico-militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa. O critério de escolha das instituições leva em conta regiões de vulnerabilidade social, com extrema violência e indicadores de desempenho abaixo da meta. As escolas devem atender acima de 400 alunos, de 1º ao 9º ano de Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e tarde.

Presenças

Participaram da reunião o vice-prefeito, Ricardo Gomes, o deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, os vereadores Comandante Nádia, Fernanda Barth e Tanise Sabino, além dos secretários municipais Janaina Audino (Educação), Flavio Dutra (Comunicação), Mario Ikeda (Segurança) e Rodrigo Lorenzoni (Desenvolvimento Econômico e Turismo).

Também estiveram presentes o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, o reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões; vice pró-reitor de Relações Institucionais da Universidade, Maurício Viegas da Silva; assessor da Secretaria Estadual de Educação, Marcelo Borella, e o chefe do Gabinete do prefeito, coronel André Flores.

(Marcello Campos)

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Três crianças morrem em incêndio na Zona Norte de Porto Alegre
Em visita ao Rio Grande do Sul, ministro da Educação admite que os cortes de verbas vão atrasar obras e projetos no ensino federal
https://www.osul.com.br/prefeitura-encaminha-a-implantacao-da-primeira-escola-civico-militar-em-porto-alegre-2/ Prefeitura encaminha a implantação da primeira escola cívico-militar em Porto Alegre 2021-05-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar