Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul disponibiliza ao Ministério Público acesso aos sistemas da regulação estadual na área da saúde

Compartilhe esta notícia:

Governador Leite e o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, assinaram o termo no Palácio Piratini

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Governador Leite e o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, assinaram o termo no Palácio Piratini. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, e o Ministério Público Estadual assinaram, na quarta-feira (16), um termo de cooperação técnica que disponibiliza o acesso aos Gercon e Gerint (Sistemas de Tecnologia de Informação do Departamento de Regulação Estadual). A cerimônia ocorreu em formato híbrido, com participantes no Palácio Piratini e no ambiente virtual.

A parceria vai permitir a todos os membros do Ministério Público gaúcho, na condição de visualizadores, o acesso aos dados para acompanhar o andamento das atividades de consultas especializadas e internações de pacientes que constam na Central de Regulação do Estado.

“Essa é mais uma parceria construída em conjunto pela nossa equipe técnica e pela equipe do Ministério Público, que vai ao encontro do que espera a população: melhor e mais rápido acesso aos serviços públicos, neste caso, os de saúde. Estamos todos servindo a um mesmo cliente, a população gaúcha, e trabalhamos juntos para dar tratamento equânime a cada um dos gaúchos”, disse o governador Eduardo Leite.

Com essa iniciativa, os trâmites judiciais na área da saúde ganham mais agilidade e os sistemas de TI passam a oferecer mais transparência. “Os procuradores e promotores terão acesso à lista de espera dos pacientes para consultas especializadas e internações no Estado e, assim, saberão a real situação dos clientes, com segurança e transparência”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa disse que esse é um grande passo para a interação dos poderes públicos e da qualificação do serviço público, com a diminuição da burocracia e da judicialização da saúde.

Ficará estabelecido um fluxo de disponibilização de senhas a todos os promotores que atuam nas questões da saúde, assegurando a confidencialidade das informações acessadas, conforme a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

O Gerint – Sistema de Gerenciamento de Internações é destinado à regulação dos leitos, e o Gercon, à regulação de consultas especializadas.

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Fiscalização apreende mais de 60 mil itens ilegais em depósitos no Centro de Porto Alegre
Rio Grande do Sul fica mais próximo da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal
https://www.osul.com.br/rio-grande-do-sul-disponibiliza-ao-ministerio-publico-acesso-aos-sistemas-da-regulacao-estadual-na-area-da-saude/ Rio Grande do Sul disponibiliza ao Ministério Público acesso aos sistemas da regulação estadual na área da saúde 2020-12-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar