Terça-feira, 11 de junho de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Mundo Saiba por que os novos controles de coronavírus adotados na Ásia devem preocupar o mundo

Compartilhe esta notícia:

Por medo de aumento nos casos, países voltaram a introduzir restrições a viagens. (Foto: Reprodução)

Os voos internacionais foram tão fortemente reduzidos na China que estudantes chineses no exterior não sabem se conseguirão voltar a seu país.

Em Singapura, cidadãos que retornaram recentemente são obrigados a compartilhar com as autoridades os dados de localização geográfica de seus telefones, diariamente, para provar que estão cumprindo a quarentena imposta pelo governo.

Em Taiwan, um homem que viajara ao Sudeste da Ásia foi multado em US$ 33 mil (R$ 173,4 mil) por ter saído para um clube quando deveria estar em isolamento em casa. Em Hong Kong, uma garota de 13 anos, flagrada num restaurante usando uma pulseira de monitoramento de pessoas em quarentena, foi seguida, filmada e posteriormente humilhada online.

Em toda a Ásia, países e cidades que parecem ter controlado a epidemia do coronavírus estão de repente intensificando os controles de suas fronteiras e impondo medidas de contenção mais rígidas, temendo uma onda de novas infecções importadas de outros lugares.

As iniciativas são um indício preocupante para os Estados Unidos, Europa e o resto do mundo, que ainda combatem uma pandemia crescente: o êxito de qualquer país na contenção da pandemia pode ser tênue, e o mundo pode permanecer em uma espécie de quarentena por tempo indeterminado.

Mesmo quando o número de casos novos começar a cair, as barreiras ou proibições de viagem vão continuar presentes em muitos lugares enquanto não for encontrado um tratamento ou uma vacina contra o coronavírus. Se isso não for feito, há o risco de a infecção ser reintroduzida nesses países, especialmente em vista do grande número de pessoas assintomáticas, que podem ser portadoras do vírus sem saber.

Nos últimos dias, após um aumento recente nos casos ligados a viajantes internacionais, China, Hong Kong, Singapura e Taiwan proibiram por completo a entrada de estrangeiros em seu território. O Japão barrou a entrada de viajantes da maior parte da Europa e estuda a possibilidade de estender a medida para outros países, incluindo os Estados Unidos.

A Coreia do Sul impôs controles mais rígidos, obrigando estrangeiros que chegam ao país a fazer 14 dias de quarentena em instalações do governo assim que chegam.

“Os países já vêm tendo dificuldades em implementar suas próprias soluções domésticas, e soluções domésticas são insuficientes para um problema de saúde transnacional”, explicou Kristi Govella, professora assistente de estudos asiáticos na Universidade do Havaí em Manoa.

“Mesmo no caso dos países que vêm tendo relativo sucesso no controle da pandemia, sua segurança é vulnerável ao elo mais fraco do sistema”, disse ela, explicando que, na ausência de cooperação entre os países, “o fechamento das fronteiras é uma das maneiras em que os governos individuais conseguem controlar uma situação”.

O coronavírus emergiu na Ásia e se propagou para o Ocidente, mas agora corre o risco de voltar à Ásia. Quando se viram em novos epicentros da pandemia, cidadãos preocupados com o coronavírus na Europa e nos Estados Unidos correram de volta a seus países de origem.

Quase imediatamente, países e cidades da Ásia começaram a assistir a um novo aumento dos casos, frequentemente detectando passageiros infectados quando passavam pelas verificações de saúde dos aeroportos. Hong Kong, onde os novos casos haviam caído para menos de dez por dia, de repente viu esse número subir para até 65 em um dia.

No Japão, onde as infecções estavam relativamente controladas, os casos de coronavírus começaram a aumentar em Tóquio quando viajantes retornaram do exterior no mês passado.

Para tentar frear o fluxo de infecções, os governos fecharam suas fronteiras.

A Coreia do Sul, elogiada mundialmente por ter achatado a curva rapidamente após um explosivo pico inicial nas infecções, inicialmente exigiu que os passageiros vindos de alguns países fizessem quarentena. Esta semana o país ampliou sua lista para abranger passageiros de todo o mundo.

O Japão começou a obrigar viajantes a fazer quarentena, mas agora passou a proibir simplesmente a entrada de passageiros vindos de quase toda a Europa. O país discute a possibilidade de emitir mais proibições, incluindo viajantes dos Estados Unidos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Saiba o que explica a morte, por coronavírus, de quatro adolescentes em uma semana na Europa
Médico estuprador pede para cumprir sua pena em prisão domiciliar por causa do risco de contaminação pelo coronavírus
https://www.osul.com.br/saiba-por-que-os-novos-controles-de-coronavirus-adotados-na-asia-devem-preocupar-o-mundo/ Saiba por que os novos controles de coronavírus adotados na Ásia devem preocupar o mundo 2020-04-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar