Segunda-feira, 14 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 16 de abril de 2022
A semana que começa neste domingo (17) terá tempo seco e temperaturas amenas no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 15/2022, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Emater/RS-Ascar e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Neste domingo, o tempo permanece seco e com temperaturas baixas, com possibilidade de formação de geadas, principalmente na Serra do Nordeste e nos Campos de Cima da Serra.
Entre esta segunda-feira (18) e quarta-feira (20), o tempo permanecerá seco e o ingresso de ar mais quente favorecerá a gradativa elevação da temperatura em todo Estado.
Não há previsão de chuva na maior parte do Estado e somente na Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte, Serra do Nordeste e nos Campos de Cima da Serra poderão ser registrados volumes inferiores a 5 mm em alguns municípios.
Recordes
A nova massa de ar de origem polar que se espalhou pelo Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste derrubou a temperatura no feriado da sexta-feira, 15 de abril. Várias capitais registraram as menores temperaturas de 2022 até agora. Porto Alegre teve a tarde mais fria do ano, com a temperatura máxima de 20,3°C. O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 21,3°C, em 31 de março.
Na serra de Santa Catarina, os termômetros marcaram valores abaixo de 0°C e foram observadas as menores temperaturas no Brasil este ano, até o momento. As capitais São Paulo, Rio De Janeiro, Curitiba e Florianópolis registraram as menores temperaturas do ano.
Na madrugada de sexta-feira, a serra de Santa Catarina registrou a menor temperatura no Brasil em 2022, de acordo com medições de institutos oficiais. O novo recorde foi estabelecido com a marca de -1,6°C nas localidades de Bom Jardim da Serra/Comunidade XV Dias e em Urupema/Parque de Exposições, conforme medições realizadas pelo Epagri/Ciram, órgão de monitoramento ambiental e meteorológico do governo de Santa Catarina.
O recorde anterior era de -0,7°Cm em 1/4/2022, quando houve a passagem de uma massa de ar frio moderada a forte pelo centro-sul do Brasil. As informações são do Palácio Piratini e do Climatempo.