Segunda-feira, 14 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 5 de novembro de 2015
Poucos dias após a TIM anunciar o fim da cobrança diferenciada para outras operadoras em chamadas locais ou DDD, a Oi divulgou que também vai adotar tarifa única nas ligações para as concorrentes em todo o País para seus clientes. A guerra das telefônicas vai acabar com o hábito de muitos consumidores que usam mais de um chip de operadoras diferentes em seus celulares para economizar em ligações.
Na TIM, o fim da tarifa diferenciada vale para clientes de todos os planos – pré-pago, pós-pago e controle –, enquanto a Oi adotou a taxa única apenas para clientes de contas pré-pagas. Por conta do alto custo cobrado pelas operadoras para fazer ligações para suas concorrentes – na TIM, o valor chega a 1,50 real –, muitos usuários da telefonia móvel colecionam chips de outras operadoras para gastar menos.
Diretor comercial da TIM, Christian Krieger considera a medida uma “revolução” que atende à necessidade dos consumidores. “Há um bom tempo estamos trabalhando nessa mudança, que acreditamos ser uma tendência de mercado, o que acabou sendo reforçado por outra operadora. Mas nossa medida é para todos os consumidores de todos os tipos de planos”, diz.
O especialista em Telecomunicações Eduardo Tude explica que a adoção da tarifa única é um caminho sem volta no mundo inteiro. Ele afirma que a iniciativa da Oi e da TIM foi viabilizada pela Anatel, que determinou a redução da taxa de interconexão, cobrada nessas chamadas, acompanhando outros países. “De três anos para cá, houve uma queda dessa taxa. Antes, as operadoras pagavam 0,75 real por minuto e agora caiu para 0,20 real. Mesmo assim, as empresas mantiveram essa diferença para estimular o cliente a ficar com a operadora. Mas agora, com uso do WhatsApp, muitos clientes estão abandonando o pré-pago e as empresas têm de apresentar uma alternativa.”
Segundo o diretor de Varejo da Oi, Bernardo Winik, a medida favorece os clientes. “É uma iniciativa pró-consumidor, que tende a extinguir as redes e comunidades criadas entre clientes de uma mesma operadora”, avalia.
Segundo a TIM, com a mudança, a empresa se adapta à realidade dos clientes. “O consumidor está se virando para economizar e a operadora tem que se mexer também. Nosso cliente terá experiência melhor, sem o inconveniente de manter mais de um chip”, disse o diretor de Marketing da empresa, Rogerio Takayanagi.
A novidade foi anunciada em meio a rumores sobre a compra da TIM pela Oi. Há informações de que o fundo russo Letter One investiria 4 bilhões de dólares na Oi, sob a condição da operadora se fundir com a concorrente. (AD)