Domingo, 05 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
13°
Fog

Tecnologia Um novo golpe está usando um e-mail falso da Apple para roubar os dados dos clientes

Compartilhe esta notícia:

Falso e-mail está sendo enviado para usuários da Apple. (Foto: Reprodução)

Mais um golpe de phishing está afetando usuários da Apple aqui na América Latina. Dessa vez, a empresa de segurança ESET descobriu que um falso e-mail está sendo enviado para usuários da Apple, apresentando informações sobre uma igualmente falsa compra de aplicativo.

À primeira vista, o usuário não muito atento pode acreditar se tratar de um e-mail autêntico, mas alguns sinais mostram que a mensagem se trata de um golpe.

O remetente tem um endereço de e-mail suspeito, e há arquivos anexos (prática que a Apple não adota). Ainda, a saudação começa com um “caro cliente”, sem especificar o nome do usuário em questão. Além disso, ao abrir o arquivo pdf anexo, vemos um link para denunciar a compra que não foi realizada pelo usuário.

Ao clicar nesse link, vemos que a URL não pertence a nenhum domínio oficial da Apple.

Então, quando o usuário acessa o link para reclamar de uma compra que não fez, ele é redirecionado a uma página falsa da Apple onde ele deve inserir os seus dados. A página é realmente similar à da Apple, confundindo o usuário.

Por fim, ao tentar fazer o login com seu AppleID, os criminosos tomam posse das credenciais do usuário, tentando, na sequência, confirmar outras informações, como a pergunta de segurança e os dados do cartão de crédito.

Vale ficar atento, sempre, a qualquer comunicação recebida por parte da Apple e qualquer outra empresa que forneça serviços de seu uso, conferindo remetentes, URLs e não abrindo arquivos anexos sem ter a certeza de que são autênticos. Na dúvida, vale entrar em contato com o suporte técnico da companhia para verificar se o tal e-mail recebido é verdadeiro.

Facebook

Em ataques phishing, que são usados para obter dados sigilosos do usuário, os cibercriminosos costumam tentar enganar os usuários se passando por empresas, usando, inclusive, e-mails falsos. O Facebook quer tentar acabar com isso exibindo na rede apenas mensagens oficiais enviadas por ela.

A ideia da página é tentar prevenir que usuários sejam hackeados. Para isso, primeiramente, a companhia informa que em casos graves, como tentativa de entrada na conta ou mudança de senha, envia e-mail com um domínio “facebookmail”.

Caso a pessoa ainda esteja em dúvida se a mensagem é verdadeira, pode acessar as configurações facebook.com/settings. No lado esquerdo, será necessário escolher a opção Segurança e Login e ir até o item Avançado, onde você achará a opção “Ver e-mails recentes do Facebook”. Lá, o Facebook mostrará apenas e-mails relacionados à segurança.

Para acessar no smartphone, basta ir ao menu do lado direito superior (simbolizado por três linhas), escolher a opção Configurações da Conta > Segurança e Login e encontrar o item “Ver e-mails recentes do Facebook”. Caso você receba emails do Facebook que considera falso, a rede recomenda que o usuário envie para phish@fb.com.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Uma espaçonave fotografou a Terra e a Lua a 5 milhões de quilômetros de distância
Tire suas dúvidas sobre as falhas que afetam quase todos os computadores e celulares
Deixe seu comentário
Pode te interessar