Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Últimas Um panorama sobre a pandemia do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Foto: Divulgação

As notícias do mundo não são boas. Houve um avanço do Covid 19 importante. Mas estou escrevendo para tentar passar a minha visão do nosso panorama no momento.

Na minha opinião, baseada em tudo que tenho lido a respeito, fugindo da doença das fake news, se é que isso é possível, é a seguinte: a China muito provavelmente manipulou o que o ocorreu lá. Eles podem ter perdido cerca de 20 milhões de pessoas. Este seria o número mais esperado de mortos, dado o suporte da população, vítimas de um vírus que tem letalidade em torno de 1,5% a 2%.

Na minha cabeça, não fechava o número de 3.000 mortes em um país mega populoso, sujo, com desrespeito enorme pelas pessoas e péssima qualidade de medicina e leitos de UTI. Deve ter sido um desastre por lá.

Daí faz sentido as imagens de sofrimento e a quantidade de lava-jatos e EPIs que se assemelham a episódios de “Guerra nas Estrelas”. Transmitiam ao mundo uma ameaça terrível para a qual não estávamos preparados e não tínhamos ideia. Qual o sentido da Itália, país pequeno, ter mais mortes? Na minha cabeça, nenhum… Pessoas mais idosas? Mas isso nos 1,3 bilhões da China também existia, eles tem idosos lá. E agora? Os EUA mandaram muito bem.

O Trump anunciou para o mundo essa ameaça, fechando aeroportos e caneteando o uso de medicamentos ainda sem comprovação científica. Os burocratas foram à loucura, tentando engessar as coisas nas suas burrices. Viva ao Trump! Nos Estados Unidos, o CDC está fazendo Trials com remdesivir (um antiviral) e hidroxicloroquina (em uso compassivo, que é uma tentativa heroica, em casos onde não há muito o que oferecer).

No Brasil, o Albert Einstein também iniciou esse protocolo e daí por diante estamos também usando em casos graves. O Ministério da Saúde está avaliando se deve ser administrado para casos moderados também. Vale a ressalva de que a automedicação é extremamente perigosa e esse remédio somente deve ser usado com orientação médica. Ainda são poucos os resultados, mas promissores. Em breve deve sair um boletim do Einstein.

Apesar do drama sem precedentes que estamos vivendo, eu, pessoalmente, estou mais otimista por vários motivos: ações rápidas do Brasil no sentido de isolamento, boa qualidade técnica dos nossos médicos, razoável número de leitos de UTI, possibilidade dos tratamentos serem eficazes, Ministério da Saúde, na figura do Mandetta, extraordinário.

Claro que ainda é cedo, mas estou mais aliviada e gostaria de passar isso aos cidadãos. Sei o quanto é duro estar nessa incerteza. Outra notícia que alivia é de que adultos e crianças realmente são poupados desse vírus. Claro que alguns poderão adoecer de forma grave, mas serão a exceção. Temos que proteger nossos velhinhos até esse tsunami passar.

* Cláudia Fam Carvalho Médica Psiquiatra e Psicoterapeuta Membro da APRS (Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul) e do Celg (Centro de Estudos Luís Guedes).

A médica Cláudia Fam Carvalho. (Foto: Divulgação)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Últimas

Medidas nas áreas econômica e sanitária são debatidas em reunião entre os governadores do Estados do Sul com Bolsonaro
Rio Grande do Sul recebe novo lote de vacinas contra a gripe influenza
https://www.osul.com.br/um-panorama-sobre-a-pandemia-do-coronavirus/ Um panorama sobre a pandemia do coronavírus 2020-03-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar