Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Uma em cada cinco famílias está inadimplente no Brasil, revela pesquisa

Compartilhe esta notícia:

Mais da metade dos devedores tem dívida com instituição financeira. (Foto: Divulgação)

Em 2015, houve redução de 1,3% no total de famílias endividadas no País na comparação com 2014. Apesar da queda, 61,1% das famílias brasileiras, em média, passaram 2015 com o orçamento comprometido e houve aumento nos indicadores de inadimplência, principalmente no último trimestre do ano. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

O número médio de famílias com contas ou dívidas em atraso (inadimplentes) alcançou 20,9% do total (uma em cada cinco famílias) – alta de 8,4% em relação a 2014. Já o total de famílias que relataram não ter perspectiva de pagar suas contas em atraso alcançou 7,7% do total – aumento de 23,2% na comparação com o ano anterior. Ao final de 2015, a taxa chegou a 8,7% das famílias – a maior para um mês de dezembro desde o início da série histórica, em janeiro de 2010.

Tipos de dívidas

Como nos anos anteriores, o cartão de crédito foi o principal responsável pelo endividamento. Em 2015, a modalidade de pagamento foi a responsável pela maior parte da dívida para 76,1% das famílias. Em segundo lugar ficou o carnê, apontado por 16,9% dos entrevistados.

A maior alteração na composição das dívidas das famílias brasileiras em relação a 2014 foi o crescimento da participação do financiamento de casa entre os tipos de dívidas mais mencionados pelos entrevistados. O item foi citado por 8,3% das famílias, ante 7,8% em 2014.

A parcela média da renda mensal comprometida com o pagamento de contas aumentou de 30,4% para 30,6%. Houve piora, ainda, na percepção das famílias em relação ao seu nível de endividamento. O índice daquelas que se definiram como muito endividadas aumentou de 11,6%, em 2014, para 12,4%, em 2015. (AG) 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Prisão após condenação em segunda instância não voltará à pauta do STF, afirma Cármem Lúcia
Cem mil veículos devem passar pela Freeway rumo ao litoral neste fim de semana
https://www.osul.com.br/uma-em-cada-cinco-familias-esta-inadimplente-no-brasil-revela-pesquisa/ Uma em cada cinco famílias está inadimplente no Brasil, revela pesquisa 2016-01-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar