Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 20 de agosto de 2019
As filas para entrar no Louvre praticamente fazem parte da paisagem de Paris. Mas o cenário deve mudar em breve, já que o museu anunciou que, até o fim do ano, os bilhetes serão vendidos apenas pela internet.
“A reserva obrigatória permite distribuir a entrada do público ao longo do dia e da semana. Vamos adotar a medida como fizeram muitos outros museus e, antes do fim do ano, todos os públicos terão de reservar”, alertou o administrador-geral adjunto do Louvre, Vincent Pomarède, acrescentando que o sistema começará a funcionar a partir de outubro ou novembro.
O período citado por Pomarède coincide com a estreia da exposição especial sobre Leonardo Da Vinci (24 de outubro a 24 de fevereiro). Para esta mostra, que homenageia o artista no 500º aniversário de morte, já é obrigatório comprar ingressos pelo site. Nessa hora, é preciso também escolher o horário exato de entrada.
Mesmo antes de se tornar obrigatória, a aquisição online é a melhor maneira de evitar as grandes filas para entrar na “casa da Monalisa”. O museu parisiense, um dos mais visitados do mundo – mais de dez milhões de pessoas devem passar por suas galerias ao longo de 2019 – vai seguir o modelo já praticado em outras instituições.
A seguir, conheça outros museus europeus onde a compra online é obrigatória ou muito recomendável.
Casa de Anne Frank, Amsterdã
A casa onde a adolescente judia holandesa escreveu seu famoso diário, às margens de um dos canais de Amsterdã, não vende ingressos em sua bilheteria física. Para entrar, é preciso comprar os tíquetes pelo site oficial, com alguma antecedência. Oitenta por cento das entradas são colocadas à venda dois meses antes. Os 20% restantes são disponibilizados para o dia da visita, mas também devem ser adquiridos pela internet.
Museu Van Gogh, Amsterdã
O Museu Van Gogh costuma ter filas nas portas e muitos turistas decepcionados por não conseguir ingressos de última hora. Para conhecer o museu, dedicado ao famoso pintor holandês, não é obrigatório comprar os bilhetes pelo site, mas é recomendável. Ao comprar pelo site oficial, o visitante precisa escolher também o horário em que irá entrar.
“A última ceia” de Da Vinci, Milão
Uma das atrações mais conhecidas e concorridas de Milão, o afresco “A última ceia”, de Leonardo da Vinci, pode ser vista somente por quem comprar o ingresso pela internet e com muita, mas muita antecedência. A pintura, conhecida em italiano como Cenacolo Vinciano, fica no refeitório do monastério de Santa Maria delle Grazie e tem entrada bastante limitada: são apenas 30 pessoas por vez, em visitas de até 15 minutos.
Museus do Vaticano e Capela Sistina
Se a ideia é fazer uma penitência, enfrentar as longas filas para os Museus do Vaticano e a Capela Sistina pode ser aceitável. Mas se esse não for o caso, o melhor a se fazer é comprar o bilhete antecipadamente pela internet . A conveniência tem um preço: 4 euros, acrescidos aos 17 euros do ingresso normal.
Galeria Ufizzi, Florença
Este museu reúne uma das mais valiosas coleções da arte renascentista do mundo, e acumula em frente de si uma fila respeitável. Como acontece no Vaticano, é preciso pagar uma taxa de 4 euros para reservar o ingresso (que custa 20 euros) com antecedência, pela internet. No caso da Galeria Ufizzi (e do Palazzio Piti e dos Jardins Boboli), há uma série de datas com entrada gratuita. Nesses dias, o ingresso é retirado em totens de autoatendimento, e o visitante retira um voucher com um horário já pré-agendado.
Torre de Londres
Em Londres, onde boa parte dos principais museus têm entrada gratuita, acontece um fenômeno distinto à taxa de reserva italiana. Quem comprar com antecedência o ingresso para a Torre de Londres, onde estão guardadas as joias da coroa do Reino Unido e outras relíquias históricas, ganha 10% de desconto. De 27,20 libras, o valor cai para 24,70 libras.
Alhambra de Granada
Quem visita Granada quer ver de perto a Alhambra, o complexo arquitetônico construído pelos mouros, e depois incorporado pelos cristãos. Mas não há espaço para todos, nesta que é uma das atrações mais concorridas da Espanha. A compra online não é obrigatória, mas é praticamente impossível conseguir entrar no conjunto de palácios e fortalezas sem haver reservado com antecedência. Os bilhetes são vendidos no site do Patronato de la Alhambra y Generalife.
Hermitage, São Petersburgo
O “Louvre russo” não tem esse apelido à toa. O museu, que ocupa o antigo Palácio de Inverno, residência dos czares no final do império russo, exibe tanto um acervo artístico monumental quanto filas de desanimar qualquer um. Principalmente às quartas e sextas, quando ele fica aberto das 10h30m às 21h. Para evitar as longas filas na bilheteria, o ideal é comprar o ingresso pelo site. O bilhete vale por 180 dias.
Parlamento Alemão, Berlim
A famosa cúpula do Parlamento Alemão, o Bundestag, oferece uma das vistas mais interessantes de Berlim. A estrutura de metal e vidro, projetada pelo arquiteto Norman Foster, chama atenção de quem vê de fora, mas é ainda mais impressionante por dentro. As visitas só podem ser feitas com agendamento prévio, através do site da instituição e são gratuitas, assim como o tour pelo parlamento.