Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Com renovação de quase 50%, a nova composição da Câmara de Vereadores assumiu nesta sexta-feira

Compartilhe esta notícia:

Bins Ely foi eleito presidente da Câmara para este ano

Foto: Ederson Nunes/CMPA
Márcio Bins Ely (PDT) presidirá o Legislativo municipal em 2021. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Os 36 vereadores da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Porto Alegre foram empossados na tarde desta sexta-feira (1º) na sede do Legislativo da capital gaúcha, no Centro Histórico. Dos 36 parlamentares, 16 (44,4%) estão em sua primeira legislatura, embora alguns já tenham exercido mandato na Casa em períodos anteriores, na condição de suplentes;

A sessão de instalação da nova Legislatura foi conduzida pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB), vice-presidente do Legislativo em 2020, tendo em vista que o presidente, Reginaldo Pujol (DEM), não foi reeleito. Ainda pela tarde, foram eleitos os integrantes da Mesa Diretora da Casa e dos integrantes das comissões permanentes e da comissão representativa (que atua durante os períodos de recesso).

Após entregarem seus diplomas, declaração de bens e indicação de seus nomes parlamentares, os vereadores fizeram o juramento de posse e a legislatura foi instalada. Na sequência, Pedro Ruas (PSol) comunicou a formação do bloco de oposição, formado por PSol, PT e PCdoB, o qual será liderado por ele, tendo como vice-líder o vereador Aldacir Oliboni (PT).

Após a eleição da Mesa, foi notificada a licença do vereador eleito Cézar Schirmer (MDB) e realizada de forma virtual a posse de seu suplente Pablo Melo, que recebeu teste positivo para a Covid-19. Ele é filho do prefeito Sebastião Melo. Já a poltrona do reeleito Cássio Trogildo (PTB) é ocupada por Giovane Byl (PTB). Tanto Schirmer quanto Trogildo abriram mão do mandato, neste momento, para atuarem como secretários municipais.

Na mesma cerimônia foram diplomados oficialmente quanto o prefeito Sebastião Melo (MDB) e o seu vice, Ricardo Gomes (DEM). Ambos ainda participaram de uma cerimônia especial no Largo Glênio Peres, a cerca de 100 metros do prédio do Executivo municipal, quando o já ex-prefeito Nelson Marchezan Júnior fez a transmissão do cargo.

Composição

A nova composição da Câmara Municipal tem 25 homens e 11 mulheres, de um total de 18 partidos. Desses 36 parlamentares, 16 estão em sua primeira legislatura, embora alguns já tenham exercido a vereança em oportunidades anteriores, como suplentes. Confira os vereadores da capital gaúcha para a legislatura 2021-2024:

– Airto Ferronato (PSB);

– Aldacir Oliboni (PT);

– Alexandre Bobadra (PSL);

– Alvoni Medina (Republicanos);

– Bruna Rodrigues (PCdoB);

– Cassiá Carpes (PP);

– Cláudia Araújo (PSD);

– Clàudio Janta (Solidariedade);

– Comandante Nadia (DEM);

– Daiana Santos (PCdoB);

– Felipe Camozzato (Novo);

– Fernanda Barth (PRTB);

– Gilson Padeiro (PSDB);

– Giovane Byl (PTB);

– Hamilton Sossmeier (PTB);

– Idenir Cecchim (MDB);

– Jesse Sangalli (Cidadania);

– Jonas Reis (PT);

– José Freitas (Republicanos);

– Kaka D’ávila (PSDB);

– Karen Santos (PSol);

– Laura Sito (PT);

– Leonel Radde (PT);

– Lourdes Sprenger (MDB);

– Márcio Bins Ely (PDT);

– Mariana Pimentel (Novo);

– Matheus Gomes (PSol);

– Mauro Pinheiro (PL);

– Mauro Zacher (PDT);

– Moisés Barboza (PSDB);

– Mônica Leal (PP);

– Pablo Melo (MDB);

– Pedro Ruas (PSol);

– Psicóloga Tanise Sabino (PTB);

– Ramiro Rosário (PSDB);

– Roberto Robaina (PSol).

Mesa Diretora

Na mesma oportunidade, foram eleitos os integrantes da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores, das comissões permanentes e da comissão representativa, que atua durante o recesso parlamentar. A sessão de instalação da nova Legislatura foi conduzida por Lourdes Sprenger (MDB), vice-presidente do Legislativo em 2020, já que o então presidente Reginaldo Pujol (DEM) não foi reeleito.

A definição do novo colegiado envolveu uma disputa em todos os cargos, com 26 votos para os vitoriosos e dez para os indicados pela oposição. Com o resultado, a Câmara será presidida em 2021 pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), tendo Idenir Cechim como 1º vice-presidente, Comandante Nádia (DEM) como 2ª vice-presidente, Hamilton Sossmeier (PTB) como 1º secretário, Mônica Leal (PP) como 2ª secretária e Claudio Janta (SD) como 3ª secretária.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Sebastião Melo foi empossado como prefeito de Porto Alegre até 2024
Vereadores são empossados no Legislativo de Passo Fundo
https://www.osul.com.br/vereadores-prefeito-e-vice-sao-empossados-em-porto-alegre/ Com renovação de quase 50%, a nova composição da Câmara de Vereadores assumiu nesta sexta-feira 2021-01-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar