Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente dos EUA, Donald Trump, culpa o Congresso pela piora nas relações com a Rússia

Compartilhe esta notícia:

Em sua conta no Twitter, o mandatário também criticou os parlamentares por terem barrado seus planos de reformar o sistema de saúde americano. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (03) que as relações entre Washington e Moscou estão em um nível perigoso por causa da lei de sanções aprovada pelo Congresso americano. “Nossa relação com a Rússia está em um nível histórico baixo muito perigoso”, tuitou o presidente.

“Podemos agradecer ao Congresso, as mesmas pessoas que sequer são capazes de nos dar saúde!”, acrescentou, em referência à recente derrota no Senado de seus planos de reforma do sistema de saúde Obamacare. As sanções contra a Rússia foram assinadas na quarta-feira (02) por Trump, após serem votadas de forma quase unânime pelas duas câmaras do Congresso dos Estados Unidos na semana passada.

A legislação tem o objetivo de punir Moscou por interferir nas eleições presidenciais de 2016 – a suposta interferência é investigada nos EUA – e por sua agressão militar na Ucrânia e na Síria, onde o Kremlin apoia o presidente Bashar al-Assad.

O projeto também sanciona cidadãos russos envolvidos em violações aos direitos humanos, responsáveis por ataques hackers e indivíduos que tenham fornecido armas ao governo da Síria. O projeto é a maior proposta de política externa aprovada pelo Congresso dos EUA sob o governo Trump, que tem enfrentado dificuldade para avançar em sua agenda doméstica, apesar de os republicanos controlarem tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado.

Legislação

O Senado dos Estados Unidos aprovou de forma esmagadora na quinta-feira (27) sanções contra a Rússia, Irã e Coreia do Norte, apesar de objeções do presidente Donald Trump. A lei, que teve o forte apoio de republicanos e de democratas, será agora enviada à Casa Branca para a sanção ou o veto do presidente. Sua aprovação no Senado irritou o presidente russo, Vladimir Putin, e gerou promessas de retaliação da parte dele.

O Senado aprovou a medida, que também impõe sanções a Irã e Coreia do Norte, de forma quase unânime, por 98 votos a 2, com forte apoio tanto dos correligionários de Trump quanto de democratas. A proposta foi enviada à Casa Branca para que Trump decida se a sanciona ou se a veta.

A legislação tem o objetivo de punir Moscou por interferir nas eleições presidenciais de 2016 – a suposta interferência é investigada nos EUA – e por sua agressão militar na Ucrânia e na Síria, onde o Kremlin apoia o presidente Bashar al-Assad. O projeto também propõe sancionar cidadãos russos envolvidos em violações aos direitos humanos, responsáveis por ataques hackers e indivíduos que tenham fornecido armas ao governo da Síria.

A lei de 184 páginas atinge Putin e os oligarcas próximos deles ao ter como alvo setores cruciais da economia russa, incluindo a venda de armas e exportações de energia, segundo a Associated Press.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Acidente com viatura da Brigada Militar deixa dois policiais feridos em Porto Alegre
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/o-presidente-dos-estados-unidos-donald-trump-culpa-o-congresso-por-piora-nas-relacoes-com-russia/ O presidente dos EUA, Donald Trump, culpa o Congresso pela piora nas relações com a Rússia 2017-08-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar