Sábado, 18 de Janeiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
28°
Fair

Acontece Pensador francês defende a democratização do conhecimento em Fórum do Parlamento gaúcho

Fórum dos Grandes Debates, Assembléia Legislativa do RS

Com as boas vindas da presidente Silvana Covatti (PP), aconteceu ontem à tarde,  no Teatro Dante Barone, a segunda edição do Fórum dos Grandes Debates, tendo como tema “Educação, Novas Tecnologias, Colaboração e Inteligência Coletiva”. O palestrante do evento foi o educador e filósofo francês Pierre Lévy, um dos maiores especialistas mundiais em internet e culturas tecnológicas digitais e um dos mais importantes defensores do uso do computador, em especial da internet, para a ampliação e a democratização do conhecimento humano.

Silvana destacou a importância do evento para o Parlamento, não apenas pela presença do renomado filósofo, mas também pelo tema central da conferência, a educação, “um tema sobremaneira apropriado para este momento em que a educação está em xeque e as relações no âmbito escolar exigem uma profunda reflexão, que aponte novos e melhores caminhos para as nossas crianças e os nossos jovens”.

Registrando sua formação como professora e o terceiro mandato como deputada, disse dedicar especial atenção ao assunto. “Acompanho com preocupação a situação que estamos enfrentando, tanto em nível nacional como localmente, de carências por um lado, de desestímulo dos educadores por outro e, de modo geral, de questionamentos das políticas públicas para essa importante área”, disse Silvana. “Por isso, estaremos atentos e receptivos às provocações do ilustre pensador francês”, afirmou.

A parlamentar observou que, embora não seja a primeira vinda de Pierre Levy ao Rio Grande do Sul, a intenção da Assembleia é torná-la diferenciada pela oportunidade de interação com “o púbico presente, na Casa do Povo, facilitando o compartilhamento e o diálogo, como na tarefa que assumiu, na sua atividade acadêmica no Canadá, de desenvolver uma linguagem artificial para traduzir textos teóricos em termos de programação”.

Com lotação esgotada já na semana passada, o evento, realizado em parceria com o projeto Fronteiras do Pensamento, foi transmitido ao vivo pela TV e pela Rádio Assembleia, com tradução simultânea.

D

Ao final do evento o músico Luiz Carlos Borges homenageou o filósofo francês que faz aniversário no dia 02 de julho. O artista tocou a música “La Vie En Rose”, seguido do tradicional “Parabéns a você”. Na sequência, a presidente do Parlamento realizou a entrega de uma gravura ao filósofo. A obra “A História que meu Avô Contava” é do artista plástico Voldinei Burkert Lucas, natural do Pelotas.

Voltar Todas de Acontece

Compartilhe esta notícia:

Número de mortes provocadas pelo vírus H1N1 no Brasil neste ano sobe para 1.121, segundo o Ministério da Saúde
Cooperativas comemoram resultados positivos: crescimento foi de 15,75% em 2015 e faturamento de 36,1 bilhões
Deixe seu comentário
Pode te interessar