Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Receita com turismo no Uruguai chega a 55 milhões de dólares, representando 7,5% de seu PIB

Compartilhe esta notícia:

No centro, o ministro Benjamim Liberoff, com Alexandre Gadrert (E) e Gustavo Vitorino (D), da Rede Pampa. (Foto: divulgação).

La Cumparsita é o hino dos tangos do Uruguai, cantado e cultuado pela população local, por turistas e até mesmo por simpatizantes da música e da dança que refletem as tradições do país. Pois a La Cumparsita está completando cem anos e para marcar a data, o ministro do Uruguai, Benjamin Liberoff esteve visitando o Rio Grande do Sul, pulverizando ainda mais este intercâmbio cultural entre ambas as localidades, que exibem familiaridade e integração.

O Uruguai é exemplo de excelência em turismo na América Latina. O crescimento no setor é traduzido por seus bons números, apresentados na Capital esta semana pelo ministro do Turismo do país, Benjamin Liberoff. Há 12 anos, o Uruguai recebia 130 mil brasileiros, hoje são 430 mil. Pela fronteira seca, onde o processo de imigração não se faz necessário, passam outros 300 mil, o que totaliza cerca de um milhão de visitantes somente do Brasil.Em termos de receita, os resultados também são expressivos. Considerando o mesmo período, o turismo gerava 12 milhões de dólares em 2005 e hoje gera 55 milhões de dólares, representando 7,5% do PIB uruguaio. Internamente, o setor responde por 110 mil vagas de empregos, por isso mesmo, traduz “a maior atividade econômica do Uruguai”, como avalia o ministro.

Em se tratando de turismo internacional, o Uruguai também se destaca entre os 10 países da América Latina que mais recebem visitantes de outros mercados. A gastronomia é um dos atrativos, regada a uma vitivinicultura que também ganha expressão a cada ano, regida pelo solo, tecnologia e expertise. Sem falar nas belezas naturais, onde as praias e as águas termais fazem a diferença neste contexto, apoiado em cultura e inúmeras outras opções de divertimento. Sob este guarda-chuva, a cordialidade e a educação dos uruguaios ancorados na indústria dos serviços revelam, acima de tudo, vontade política de buscar desenvolvimento através do viés turístico.

Os investimentos para dar suporte a toda a infraestrutura necessária para encantar o turista passam pela mudança da matriz energética. Se antes, o país dependia apenas do petróleo, hoje, os sistemas eólico e hidráulico contribuem para dar sustentação a novas opções no segmento. Os sistemas de fibra ótica sob as mais modernas concepções também impulsionam as comunicações, resultando em serviços de qualidade aos visitantes e até mesmo à sociedade local. Um exemplo citado pelo ministro reforça este cenário e revela o quanto o Uruguai vem ganhando espaço no campo educacional. “Todo o cidadão tem um computador pessoal. Todos os alunos também”. Isto coloca o Uruguai entre os países mais conectados da América Latina. “Queremos informação porque isto também é um fator de competitividade”. Os smartphones estão presentes na vida de cada cidadão, “como um instrumento muito importante para informação”. Não é à toa que as recentes disponibilidades de linhas aéreas também encerram atrativos para quem quer desfrutar de tudo o que o Uruguai oferta. Benjamin Liberoff define tudo isto em poucas palavras que reiteram este olhar que coloca o turismo num digno pedestal de crescimento: “queremos melhorar cada vez mais nossos serviços, aproveitar o que já aprendemos para ofertar sempre o melhor”. (Clarice Ledur)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Carlos Roberto Lofego Caníbal fala em Congresso médico sobre Seguro Médico X Medicina Segura
Vem aí o XXII Encontro Estadual de Psicopedagogos do RS, com ampla programação também paralela. Inscrições estão abertas
https://www.osul.com.br/receita-com-turismo-no-uruguai-chega-55-milhoes-de-dolares-representando-75-de-seu-pib/ Receita com turismo no Uruguai chega a 55 milhões de dólares, representando 7,5% de seu PIB 2017-09-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar