Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 22 de maio de 2021
Army of the Dead, o novo filme de Zack Snyder, já chegou na Netflix e mesmo com vários espectadores se divertindo bastante com o novo filme de zumbis, vários acabaram ficando bastante preocupados com os pixels mortos na tela da TV ou computador. Contudo, caso você também tenha os notado, não precisa se preocupar, o defeito parece ser do arquivo em si e não do aparelho que o está reproduzindo.
Nas redes sociais, principalmente twitter e reddit, vários espectadores falaram sobre a experiência: em algumas partes do filme é possível ver alguns pontos brancos na tela, que se assemelham a pixels mortos em aparelhos eletrônicos, porém, dessa vez, eles vêm diretamente do arquivo. Se isso foi um problema na pós-produção, compactação ou até mesmo direto da filmagem, ainda não sabemos. Mas é certo que em breve a Netflix deve arrumar o defeito.
“Parabéns para uma cena de Army od the Dead na qual a câmera tinha um pixel morto por me dar um ataque cardíaco achando que era minha TV” disse um usuário do twitter.
No twitter, vários fãs estão brincando sobre como os pixels mortos são a parte mais assustadora do filme, já que não há nada mais assustador em pensar que sua TV, celular ou computador está com um defeito irritante desses. Lembrando que por mais que a ficção seja assustadora, a realidade sempre consegue ser mais.
Também conhecido como dead pixel, ele é um defeito muito comum em monitores, TVs e celulares com telas LCD, e associado a um problema que não tem solução. Morto significa irrecuperável.
No entanto, há casos e casos e em alguns deles, é possível recuperar um pixel que não está funcionando como deveria mas não está “completamente morto” na tela.
O que é um pixel morto?
Um pixel morto nada mais é do que um pixel defeituoso, incapaz de reproduzir luz e que permanece totalmente apagado, se destacando dos demais. Mais comuns em monitores e telas LCD, o pixel morto pode se apresentar como um pontinho preto, se o painel for IPS, ou branco, se ele utilizar a tecnologia mais antiga TN.
Diferente do que acontece com um disco rígido, onde uma trilha defeituosa pode afetar toda a unidade de armazenamento, os pixels de uma tela de monitor ou de celular são independentes, e caso um dê defeito, apenas ele não acenderá.
No entanto, é preciso diferenciar um pixel morto de um pixel quente (hot pixel) e de um pixel preso (stuck pixel) que ainda funcionam e podem ser corrigidos.
Qual a diferença entre pixel morto, quente e preso?
Um pixel quente ocorre quando há algum problema na camada de cores do display, e é mais perceptível nos monitores LCD IPS. Ele fica permanentemente aceso na cor de fundo, no caso, ele se torna um pontinho branco sólido.
Já um pixel preso fica permanente aceso em uma das três cores básicas. Ou seja, ele se apresenta como um pontinho sólido vermelho, verde ou azul.
A boa notícia é que um pixel preso ou quente pode ser consertado em casa dependendo da extensão do defeito, principalmente se o monitor ou celular estiver fora da garantia.
Como consertar um pixel preso ou quente
Você pode consertar um pixel quente ou preso forçando o cristal líquido de uma tela LCD a fluir melhor, e é possível fazer isso de duas maneiras: com pressão ou calor.