Terça-feira, 29 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 7 de outubro de 2021
Além dos temporais, o feriado do dia 12 de outubro também será marcado por mar bastante agitado em toda a costa da Região Sul e Sudeste, assim como no litoral do Estado da Bahia, segundo a Climatempo. Com a circulação de ventos associada a um grande sistema de alta pressão atmosférica em alto mar, a previsão é de que os próximos dias sejam marcados por forte agitação marítima nas praias.
Nesta sexta-feira (8), o mar fica bastante agitado desde a costa da Região Sul até o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, com ondas que, no geral, variam entre 2,0 e 2,5 metros. Na Região dos Lagos fluminense, as ondas mais intensas podem alcançar 2,7 metros de altura.
No sábado e no domingo, dias 9 e 10 de outubro, o mar continua bastante agitado no litoral norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, e desde o Espírito Santo até o Sul do Estado da Bahia. Nessas áreas, em alto mar, as ondas podem variar de 4 a 5 metros. Já nas proximidades da costa, a altura das ondas pode chegar novamente a 2,5 metros.
Durante a segunda-feira (11), a circulação de ventos volta a deixar o mar bastante agitado na costa do Sul do Brasil e do estado de São Paulo, com ondas de 2,0 a 2,5 metros. Já na terça-feira, dia do feriado, as ondas se intensificam desde a Região Sul até o sul do estado da Bahia, com ondas que podem chegar a 3 metros nessas regiões.
O feriado prolongado do dia 12 de outubro será marcado por temporais em várias áreas do Brasil. Com a passagem de uma frente fria e a circulação dos ventos associada a um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, muitas áreas de instabilidade irão se formar pelo país. Há risco de chuva forte e volumosa especialmente em partes do Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Região Sul
Na Região Sul, a passagem de uma frente fria e a circulação de ventos vão colaborar para a formação de muitas áreas de instabilidade nos próximos dias. Já a partir de sexta-feira (8), a situação fica de alerta para muita chuva no Paraná e em Santa Catarina, com destaque para o interior destes Estados. Nas capitais, também pode chover forte ao longo do feriado.
No Rio Grande do Sul, o predomínio será de tempo instável e chuva nos próximos dias, mas que acontece intercalando períodos de melhoria. Na Grande Porto Alegre, a previsão é de chuva principalmente no fim de semana.
Além da chuva, a Região Sul do Brasil terá mar bastante agitado nos próximos dias, e as temperaturas também ficarão mais baixas. As informações são da Climatempo.