Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
11°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A aliados, Maia prevê quorum para votação e vitória de Temer no dia 2 de agosto

Compartilhe esta notícia:

Maia é o principal beneficiário em eventual queda de Temer. (Foto: Folhapress)

Principal beneficiário da eventual queda de Michel Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse a aliados que, mantidas as condições atuais, haverá quorum para votar a denúncia contra o peemedebista já no dia 2 de agosto. Maia prevê a vitória de Temer — e com relativa folga. Do lado da oposição também há o reconhecimento de que o peemedebista venceu o primeiro round da batalha. As apostas agora estão centradas na segunda denúncia a ser feita por Rodrigo Janot.

Sentido!

Temer encurtou as férias de seus ministros. Os que pediram ao menos dez dias de folga foram avisados de que deveriam retornar a Brasília em 1º de agosto. O presidente disse que quer todos a postos para a “luta” durante a votação da denúncia.

Precursora

Embora a volta do recesso esteja marcada só para terça (1º), a tropa de choque de Temer no Congresso desembarca na capital federal no fim de semana para fazer a última contagem de votos antes da sessão em que a denúncia será avaliada.

No azul

Aliados na Câmara falam em algo entre 230 e 250 votos pró-Temer, somando declarações de apoio ao peemedebista e abstenções — que, na prática, também serão favoráveis a ele.

Deixe seu recado

Na maratona de ligações para convencer deputados indecisos, Temer ouviu diversas vezes a mensagem “sua chamada está sendo encaminhado para a caixa postal”

Modo avião

Esta é última semana do recesso e muitos parlamentares ainda estão em viagem, longe dos celulares. Ao menos foi essa a justificativa de Laura Carneiro (PMDB-RJ) e Gilberto Nascimento (PSC-SP). Nos cálculos do Planalto, o maior número de deputados que ainda não definiram voto está no PSDB.

Auxiliares do presidente dizem que ele pode ter o apoio de 18 a 23 dos 46 tucanos. A ala anti-Temer da sigla diz contar 30 votos a favor da denúncia.

Sem predileção

Movidos pelos mais diversos interesses, integrantes da cúpula do PSDB avisam que, se Aécio Neves (MG) de fato renunciar à presidência da sigla, haverá disputa pelo cargo. Tasso Jereissati, visto como opção natural por uma ala do partido, não faria voo solo.

Entre os nomes citados como opção para o comando do tucanato estão Teotônio Vilela (AL), Marconi Perillo (GO) e Cássio Cunha Lima (PB).

O governador Geraldo Alckmin, por exemplo, disse a aliados que defende a permanência de Tasso no comando da sigla até março de 2018. Aécio, hoje licenciado, não deu nenhum sinal de que está com pressa em renunciar à presidência da sigla.

Joga duro

O juiz Renato Borelli, que barrou o reajuste de impostos que incidem sobre os combustíveis, determinou, em junho, que Rodrigo Rocha Loures — ex-assessor de Michel Temer flagrado com uma mala de propina — devolvesse os salários que recebeu da Câmara após ter sido afastado pelo STF.

Em paz

Os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Dyogo Oliveira (Planejamento) tomaram café da manhã nesta terça (25) para afinar o discurso sobre o PDV de servidores do Executivo.

Trilho para o futuro

Em um aceno ao DEM, partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), Temer liberou R$ 300 milhões para as obras de construção da segunda etapa do BRT de Salvador.

Todos juntos

O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), irá à capital baiana assinar o contrato com o prefeito ACM Neto (DEM). (Folhapress)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Michel Temer assina medida que institui Plano de Demissão Voluntária para servidores, informa Planalto
Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova indicação de Luiz Fachin para o STF
https://www.osul.com.br/aliados-maia-preve-quorum-para-votacao-e-vitoria-de-temer-no-dia-2-de-agosto/ A aliados, Maia prevê quorum para votação e vitória de Temer no dia 2 de agosto 2017-07-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar