Domingo, 26 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
10°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Amazônia volta a superar o Cerrado e se consolida como o maior bioma com área de pastagem do Brasil

Compartilhe esta notícia:

Na Amazônia, 45,3% das pastagens são áreas novas, com menos de 20 anos de existência

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Na Amazônia, 45,3% das pastagens são áreas novas, com menos de 20 anos de existência. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A Amazônia se consolidou, em 2022, como o bioma com a maior área de pastagem do Brasil, superando o Cerrado pelo segundo ano consecutivo, informou nesta sexta-feira (6) o MapBiomas, uma rede do Observatório do Clima composta por ONGs, universidades e empresas.

Em 2021 – primeira vez em que houve a mudança –, a Amazônia havia ultrapassado em 2,1 milhões de hectares a área de pastagem do Cerrado. Essa diferença triplicou de um ano para o outro e, atualmente, o bioma do Norte está 6,3 milhões de hectares à frente do Centro-Oeste.

Cada hectare de terra corresponde a um pouco mais de um campo de futebol, cerca de 10.000 m². Apesar de a Amazônia ter tido expansão da área de pastagem, nem sempre esses territórios estão sendo utilizados para criar gado, explicou a coordenadora científica do MapBiomas, Júlia Shimbo.

“Muitas delas não são produtivas, sendo convertidas para especulação imobiliária e, posteriormente, inclusive, para a agricultura”, explicou Júlia.

Na Amazônia, 45,3% das pastagens registradas em 2022 são áreas novas, com menos de 20 anos de existência. É o bioma brasileiro com maior área de pastagens recém-abertas. A soja, que era inexpressiva em 1985, chegou a mais de 5,7 milhões de hectares no ano passado. A área total de agricultura chegou a 7,2 milhões de hectares, praticamente o dobro de dez anos atrás.

O Cerrado corresponde a 48% de toda a área plantada com soja no Brasil e tem cerca de 3,3 vezes mais de área plantada com soja do que a Amazônia. Ainda assim, o Cerrado possui uma área de pastagem duas vezes maior do que a de agricultura.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Parlamento russo discutirá revogação de tratado que proíbe testes nucleares
Confira a previsão do tempo para os próximos dias no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/amazonia-volta-a-superar-o-cerrado-e-se-consolida-como-o-maior-bioma-com-area-de-pastagem-do-brasil/ Amazônia volta a superar o Cerrado e se consolida como o maior bioma com área de pastagem do Brasil 2023-10-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar