Domingo, 15 de setembro de 2024
Por Redação O Sul | 11 de agosto de 2024
Após a vitória por 3 a 1 sobre Cuiabá no sábado (10) e outros resultados da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio subiu para a 13ª posição da tabela, com 24 pontos. O próximo desafio do Tricolor será pela Copa Libertadores, nesta terça-feira (13), às 18h30min, no Couto Pereira, em Curitiba (PR). A equipe de Renato Portaluppi enfrentará o Fluminense no jogo de ida das oitavas de final da competição.
Na tarde desse domingo (11), Dia dos Pais, os atletas gremistas trabalharam no CT Ninho da Gralha, pertencente ao Paraná Clube. Os jogadores que atuaram a maior parte da partida vencida contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, efetuaram trabalhos regenerativos. Os demais foram ao campo para uma atividade junto ao grupo que ficou na capital paranaense focada nos ajustes para o jogo desta terça.
O jogo
O começo do jogo foi marcado por muito estudo das duas partes e poucos lances de real perigo foram criados. A partida só começou mesmo a ficar aberta a partir dos dez minutos. A primeira oportunidade foi quando André Luis recebeu, dominou e chutou forte, mas acabou mandando pra fora. O primeiro gol do jogo quase saiu quando o goleiro Caíque errou o domínio de uma bola recuada e salvou em cima da linha na sequência.
O Grêmio só foi dar o seu primeiro chute aos 13, em finalização sem muita direção de Pepê. Quem levou perigo foi Evenilson, que recebeu na entrada de grande área e chutou. A bola desviou na defesa e foi pra fora. Até que aos 23, Edenilson tocou para Braithwaite, que finalizou na trave. No rebote, Gustavo Nunes mandou para o gol: Grêmio 1 a 0.
Ainda no primeiro tempo, o Cuiabá teve oportunidade para empatar quando Max finalizou após passe de Pitta, mas acabou pegando errado.
Para a segunda etapa, Zé Guilherme foi a campo no lugar de Fábio, pela equipe do Grêmio. O Cuiabá não mexeu. Com seis minutos, Max teve a primeira chance e chutou de fora da área, mas a bola desviou na defesa e saiu. Logo depois, em cobrança de escanteio, a bola pegou em Braithwaite e entrou, gol contra do estreante: 1 a 1.
O Cuiabá fez então duas mexidas: Lucas Fernandes e Derik Lacerda nos lugares de Fernando Sobral e André Luis. Aos 16, Derik teve a chance, finalizou com força e rasteiro, mas a bola parou em grande defesa de Caíque. Até que aos 18, Monsalve fez grande jogada pela esquerda, passou por três defensores e tocou para Braithwaite chutar de primeira e marcar: Grêmio 2 a 1.
Atrás do placar, o Cuiabá tentou reagir na sequência, quando Pitta recebeu cruzamento e cabeceou por cima. As duas equipes foram fazendo mudanças e buscando novidades, mas os lances de perigo foram ficando cada vez mais raros. Até que aos 40, Braithwaite cabeceou e Walter defendeu, mas, no rebote, o atacante dinamarquês mandou para a rede: Grêmio 3 a 1 e placar final.
Ficha técnica
– Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Bruno Alves, Bruno Alves (Clayson) e Juan Tavares (Railan); Lucas Mineiro, Fernando Sobral (Lucas Fernandes) e Max (Eliel); André Luís (Derick Lacerda) e Isidro Pitta. Técnico: Petit.
– Grêmio: Caíque; João Pedro, Gustavo Martins, Natã e Fábio (Zé Guilherme); Pepê (Ronald), Villasanti, Edenílson (Cristaldo); Monsalve (Dodi), Braithwaite (Aravena) e Gustavo Nunes. Técnico: Renato Portaluppi
– Arbitragem: Bruno Pereira Vasconcelos (BA), com assistência de Luanderson Lima Dos Santos (BA) e Alessandro Alvaro Rocha De Matos (BA). VAR: Rafael Traci (SC).