Domingo, 06 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Os bancos e as empresas já podem consultar o Cadastro Positivo

Compartilhe esta notícia:

Nos próximos meses, o Cadastro Positivo será ampliado

Foto: Agência Brasil
O evento virtual prossegue até a próxima terça-feira. (Foto: EBC)

Desde este sábado (11), bancos, comerciantes e empresas já podem consultar o Cadastro Positivo (lista de bons pagadores) para decidir se concedem crédito ou parcelamentos aos consumidores. Administrado por empresas autorizadas pelo BC (Banco Central) a recolher os dados dos clientes, o cadastro vem sido abastecido desde novembro.

Uma das empresas que operam o Cadastro Positivo, a Serasa liberou os dados para consulta neste sábado. O SPC abrirá a consulta na quarta-feira (15).

Somente as empresas nas quais o cliente buscar crédito podem consultar os dados. Elas não podem levantar as informações preventivamente caso o consumidor não tenha pedido crédito.

No momento, podem ser consultados cinco tipos de informações sobre o cliente: nota de crédito (score), que representa a capacidade de pagar o empréstimo; índice de pontualidade de pagamento (número de contas quitadas, vencidas ou canceladas); índice de comprometimento de gastos (tipo de despesas, como consumo, empréstimos, cartão e financiamentos); quantidade de consultas do CPF por segmento de empresas; e histórico consolidado de compromissos assumidos (valores e datas de pagamento).

As empresas, no entanto, não podem acessar os bens comprados pelo consumidor nem o nome das instituições onde ele contraiu operações de crédito e o saldo em conta corrente ou de investimentos. O BC esclarece que os bancos de dados não são alimentados com essas informações.

A primeira etapa do Cadastro Positivo abrange as informações de crédito dos consumidores com conta em banco ou com operações em mais de cem empresas de crédito, como financeiras. Os clientes foram comunicados por e-mail, SMS ou carta sobre a inclusão no banco de dados.

Nos próximos meses, o Cadastro Positivo será ampliado e passará a receber dados de empresas de varejo, telefonia e concessionárias de água e luz. Dessa forma, pessoas sem conta em banco também serão incluídas na relação de bons pagadores.

Quem já está no Cadastro Positivo

Nesta primeira etapa, entraram no Cadastro Positivo 120 milhões de consumidores que têm crédito nos cinco principais bancos do país (Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa) e em outras 100 empresas, segundo o SPC.

Essas pessoas vêm sendo comunicadas de que foram incluídas automaticamente no banco de dados via e-mail, SMS ou carta.

Nos próximos meses, o banco de dados receberá também informações repassadas por empresas do varejo, telefonia e concessionárias de água e luz. Dessa forma, consumidores que não têm conta em banco também entrarão para o cadastro.

O consumidor que recebeu a notificação de inclusão já pode consultar sua nota e histórico financeiro nos sites dos birôs de crédito autorizados pelo Banco Central (Boa Vista, Quod, Serasa e SPC). Para isso, é preciso fazer um cadastro com e-mail e senha, e aceitar um termo de compromisso.

Quem não quiser ter os dados no cadastro pode pedir a retirada gratuitamente a qualquer momento em qualquer um dos birôs de créditos – os demais serão comunicados automaticamente. Também é possível solicitar a reinclusão no sistema caso o consumidor se arrependa de deixar a lista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Golpe no WhatsApp oferece ingressos gratuitos para shows; saiba como se proteger
Começa a 29ª Festa da Uva e da Ameixa em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/bancos-e-empresas-ja-podem-consultar-o-cadastro-positivo/ Os bancos e as empresas já podem consultar o Cadastro Positivo 2020-01-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar