Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bares e restaurantes em Brasília só podem funcionar até as 23 horas

Compartilhe esta notícia:

"Temos que manter a atenção e evitar o pior", disse Ibaneis. (Foto: Renato Alves/Agência Brasília)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou, nesta terça-feira (1°), um decreto que restringe o horário de funcionamento de bares e restaurantes do Distrito Federal. Agora, os estabelecimentos devem encerrar as atividades às 23h.

Após flexibilizar as medidas de prevenção do novo coronavírus, essa é a primeira ação do Executivo que retoma restrições. O anúncio foi feito um dia após a Secretaria de Saúde fazer alerta sobre uma possível segunda onda de covid-19.

“Temos que manter a atenção e evitar o pior”, disse Ibaneis.

Horas antes da publicação do novo decreto, o governador afirmou que as medidas restritivas são necessárias, principalmente, em bares, “onde temos visto uma aglomeração muito grande”. A declaração foi dada durante a assinatura do texto que aprova o projeto urbanístico de regularização da URB 5 do Setor Habitacional Arniqueira.

“Esse final de semana coloquei as equipes do DF Legal para visitarem vários locais e vimos um número elevado de autuações nesses locais [bares]”, disse Ibaneis.

“Ou eles [empresários] partem para nos ajudar nesse trabalho de conscientização, ou, infelizmente ou felizmente, porque tenho que cuidar da saúde da população, vou ter que encerrar o expediente desses locais mais cedo e implementar restrições à quantidade de pessoas.”

Alerta de segunda onda

Na segunda-feira (30), devido ao aumento da taxa de transmissão do novo coronavírus, o Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, informou que a pasta trabalha com a possibilidade de uma segunda onda da covid-19.

De acordo com o chefe da pasta, o nível de reprodução do novo coronavírus está em 1,3 no Distrito Federal, ou seja, 100 pessoas podem contaminar 130. Quando esse índice está acima de um, significa que a pandemia está em crescimento.

Okumoto atribui o aumento da taxa de reprodução, que estava abaixo de um, em outubro, ao descumprimento das medidas sanitárias por parte da população, “principalmente dos jovens”.

Casos no DF

O Distrito Federal registrou, nesta terça, 976 novos infectados pelo coronavírus. Este é o maior número de diagnósticos no intervalo de 24 horas desde 28 de setembro, quando houve 992 contaminados. O total de casos chega a 230.122. Os dados são da Secretaria de Saúde.

De acordo com a pasta, mais nove mortes por covid-19 foram confirmadas nesta terça. O número é quase o dobro que o registrado na segunda (30), quando houve cinco óbitos. Ao todo, são 3.939 vítimas.

Já o número de diagnósticos nas últimas 24 horas representa alta de 119% comparado ao dia anterior. Na segunda, a pasta confirmou 444 casos.

Segundo a Secretaria de Saúde, desde o início da pandemia, 219.081 pessoas que contraíram o vírus se recuperaram. O número equivale a 95,2% do total de infectados.

Entre as vítimas, 3.620 eram moradores do Distrito Federal. As 319 restantes vieram de outras unidades da federação para buscar atendimento, principalmente do Entorno do DF.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Queda de árvore mata mulher atingida dentro de carro em São Paulo
Seis milhões de pessoas pediram empréstimo na pandemia, diz IBGE
https://www.osul.com.br/bares-e-restaurantes-em-brasilia-so-podem-funcionar-ate-as-23-horas/ Bares e restaurantes em Brasília só podem funcionar até as 23 horas 2020-12-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar