Quarta-feira, 09 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 22 de junho de 2020
Motivo de diversas reivindicações e de até ações judiciais (como em Garibaldi), o recuo da bandeira vermelha (alto risco de contágio por coronavírus) para a laranja (médio risco) na Serra Gaúcha passou a valer nesta segunda-feira (22), conforme autorizado por meio de decreto estadual. Com isso, parte do comércio varejista já reabriu as portas na Região, embora o movimento deva ser sentido com mais força a partir desta terça.
Foi o caso do Sindilojas de Caxias do Sul. Para a entidade, a mudança de cor – e suas consequências – foram uma conquista obtida pelos líderes empresariais. “Ações de conscientização e combate ao coronavírus devem ser tomadas por todos para que se permaneça neste patamar”, ressalvou o comando entidade.
Na sétima rodada do sistema de distanciamento controlado, divulgada pelo governador Eduardo Leite no sábado (20), quatro regiões apresentaram melhora nos indicadores relativos à pandemia e da capacidade de atendimento à demanda pelo sistema de saúde, passando a bandeiras menos restritivas.
Palmeira das Missões
Depois de analisar 30 recursos apresentados por municípios e associações, o Gabinete de Crise do governo do Estado decidiu reverter uma das cinco bandeiras vermelhas anunciadas preliminarmente no último sábado (20), na sétima rodada do Distanciamento Controlado.
Em transmissão ao vivo nesta segunda-feira (22), o governador Eduardo Leite anunciou que o Gabinete de Crise analisou que somente a região de Palmeira das Missões, devido ao comportamento da Covid-19 nos últimos dias, pode retornar à classificação laranja (risco médio) a partir desta terça-feira. Com isso, Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas ficarão na cor vermelha (risco alto), o que determina protocolos mais restritivos às atividades econômicas.
As demais regiões, classificadas na maioria em laranja – 13 no total –, e apenas três em amarelo (risco baixo), permanecem com os níveis divulgados preliminarmente. O mapa pode ser consultado em distanciamentocontrolado.rs.gov.br.
A sétima semana de vigência do Distanciamento Controlado começa nesta terça-feira e prossegue segue até as 23h59min da segunda-feira que vem (29).
Uma novidade anunciada pelo governador durante a transmissão foi a possibilidade de que municípios sob bandeira vermelha sem registro de hospitalização e óbito por Covid-19 nos últimos 14 dias poderão adotar, por meio de regulamento próprio, protocolos para as atividades previstos na bandeira laranja, desde que mantenham atualizados os respectivos sistemas de informações.
Na sétima rodada, do total de 81 municípios que compõem as quatro regiões sob bandeira vermelha, há 37 sem registro de hospitalizações e óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias. Nesses locais, caso os prefeitos queiram, poderão adotar medidas estabelecidas na bandeira laranja.
Além disso, os demais municípios com classificação vermelha poderão adotar protocolos próprios para setores pré-determinados: administração pública, transporte coletivo urbano e bancos e lotéricas.
Também foram adotados novos protocolos de operação para missas e cultos; academias e clubes esportivos; serviços de higiene pessoal (cabeleireiro e barbearia); e serviços de contabilidade e indústrias. Os detalhes serão divulgados em decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul