Sábado, 17 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Contratos de estágios do governo gaúcho passam para a Renapsi

Compartilhe esta notícia:

(Foto: reprodução)

A partir do dia 1º de março, a Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração) será a empresa responsável pela gestão de estágios do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Com a extinção da FDRH (Fundação de Desenvolvimento para os Recursos Humanos), a RENAPSI assume a gestão de 6.500 contratos — nível médio, técnico e superior —, gerando uma economia de R$ 2,250 milhões anuais aos cofres públicos, já que durante a gestão da FDRH, o Estado repassava à instituição um percentual de 8% sobre o valor dos recursos aplicados nas bolsas de estágios. Agora, com o novo contrato, vai pagar um percentual de 1.58% à Rede, vencedora da licitação. Durante a tarde desta terça-feira (23), representantes dos órgãos do governo estadual receberam orientações sobre o novo serviço no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

“Os estágios estão de cara nova no RS”, disse o gerente regional da Renapsi, Franklin Ribeiro, Ele explicou que, entre alguns dos benefícios oferecidos pela Rede, está uma plataforma online, onde cada secretaria poderá fazer adesão e a contratação de forma mais simples e ágil, sem a necessidade de envio imediato de documentos em papel, como era realizado até então pela FDRH. O software de gestão também facilitará a realização dos procedimentos administrativos das instituições de ensino, das unidades concedentes e dos próprios estagiários. “Na plataforma, haverá um espaço na nuvem para o acompanhamento da evolução do estagiário, uma prerrogativa da Lei do Estágio”, detalhou. Ribeiro enfatizou ainda que a Rede atua há mais de 25 anos em prol dos jovens, sendo que há mais de quatro anos desenvolvem atividades no Estado diretamente.

No encontro, o diretor de desenvolvimento institucional da FDRH, Juarez Nunes, destacou que não haverá qualquer prejuízo para os estagiários e nem para os órgãos estaduais neste processo de transição. “O primeiro passo a ser tomado pelos órgãos do governo é o de se credenciar junto à Renapsi para que possam fazer a migração de agente integrador”, adiantou. Ele informou também que, a partir da próxima semana, os departamentos estaduais receberão treinamento sobre a utilização do novo sistema online oferecido pela Renapsi.

A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos e que está presente em 23 estados brasileiros atuando como executora e agente articuladora de entidades que têm como vocação atividades socioassistenciais voltadas a crianças, jovens e adultos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Escola da Cerveja promove curso Avançado em Tecnologia Cervejeira
Skol vai trazer o Nordestão para refrescar o Carnaval da Capital. Ventilador com cerca de 4 metros de altura será instalado ao lado dos blocos
https://www.osul.com.br/contratos-de-estagios-do-governo-gaucho-passam-para-renapsi/ Contratos de estágios do governo gaúcho passam para a Renapsi 2018-01-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar