Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Decretada a prisão preventiva de homem que ameaçou Lula e ministros do Supremo

Compartilhe esta notícia:

Ministro Alexandre de Moraes afirmou que há "fortes indícios" de que Ivan Rejane faça parte de uma associação criminosa

Foto: Rosinei Coutinho/STF
Militares defendem alterar procedimento realizado desde 2002 pela Justiça Eleitoral que certifica contagem correta de votos. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes ordenou a prisão preventiva de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, o homem que ameaçou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integrantes da Corte.

Ivan Rejane já estava preso em Belo Horizonte (MG) por divulgar vídeos na internet com ofensas e ameaças. A prisão era temporária, com prazo de cinco dias. A preventiva não tem prazo definido de duração. Ivan tem um canal no YouTube no qual se apresenta como “terapeuta” para dependentes químicos e critica políticos de esquerda.

A decisão de Moraes atendeu a um pedido da PF (Polícia Federal). Segundo a corporação, uma eventual soltura do homem teria impactos na ordem pública “tanto pelo potencial prosseguimento na prática delitiva (como já demonstrado), quanto pela recepção de uma mensagem equivocada de que as condutas praticadas por Ivan Rejane são toleradas pelo Estado”.

Em um dos vídeos que motivaram a prisão, Ivan disse que Lula deveria andar com seguranças porque ele iria “caçar” o ex-presidente, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ).

Na mesma gravação, o homem afirmou que iria “caçar principalmente” ministros do STF e citou os nomes de Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Luiz Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Em sua decisão, Moraes disse que há “fortes indícios” de que Ivan Rejane faça parte de uma associação criminosa. “A prisão preventiva se trata, portanto, de medida razoável, adequada e proporcional para garantia da ordem pública com a cessação da prática criminosa reiterada, havendo, neste caso, fortes indícios de que o investigado integre associação criminosa”, disse o ministro.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministro da Saúde diz que o Brasil receberá antiviral para combater a varíola dos macacos
Quatro pessoas morrem em acidente na BR-290, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/decretada-a-prisao-preventiva-de-homem-que-ameacou-lula-e-ministros-do-supremo/ Decretada a prisão preventiva de homem que ameaçou Lula e ministros do Supremo 2022-08-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar