Segunda-feira, 07 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 28 de junho de 2020
Um drive-thru ocorreu no Parque Farroupilha
Foto: DivulgaçãoA tradicional Parada LGBTQI+ teve um novo formato neste domingo (28), em Porto Alegre. Aliados às ações da prefeitura para a prevenção ao novo coronavírus, evitando aglomerações, os organizadores aceitaram a sugestão municipal para a realização de um ato solidário.
Um drive-thru ocorreu no Parque Farroupilha, das 10h às 17h, perto da avenida Setembrina, a fim de arrecadar agasalhos, cobertores e alimentos. As doações beneficiarão as famílias LGBTQI+ de Porto Alegre que se encontram em vulnerabilidade social neste momento.
“Se todos os anos nos reunimos para uma festa de comemoração, mais do que nunca é necessária uma união para ajudar esta comunidade que também passa por sérias dificuldades neste momento de pandemia”, observou o coordenador da Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, Daniel Boeira.
A ação contou com a parceria do governo do Estado.
Data
Desde 2019, o Dia Internacional o Orgulho LGBTQI+ está incluído no calendário de datas comemorativas e de conscientização de Porto Alegre. Em 28 de junho de 1969, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, entraram em confronto com policiais por três dias.
O conflito entre clientes e a polícia repercutiu em grande escala, tornando-se referência mundial na luta pela livre expressão sexual. O episódio resultou na organização da primeira parada do orgulho LGBTQI+. Atualmente as paradas são realizadas em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.