Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Foguete com dois astronautas chega à Estação Espacial Internacional

Compartilhe esta notícia:

A cápsula da SpaceX se foi lançada no último sábado de Cabo Canaveral. (Foto: Divulgação)

A cápsula Crew Dragon Endeavour, com dois astronautas da Nasa (agência espacial norte-americana) a bordo, chegou neste domingo (31) na Estação Espacial Internacional (ISS) após 19 horas de voo. O acoplamento da nave aconteceu às 11h16min (horário de Brasília-DF). Esta é a primeira viagem tripulada dos Estados Unidos em nove anos.

A SpaceX, do empresário Elon Musk, agora é a primeira empresa privada a entrar em órbita. O lançamento do foguete da SpaceX, aconteceu no sábado (30) do Cabo Canaveral, na Flórida.

A Endeavour, batizada pelos astronautas em homenagem ao ônibus espacial no qual ambos voaram, foi manobrada manualmente até uma distância de cerca de 2 metros da ISS, quando o sistema automático de atracação foi acionado. Você pode tentar repetir o feito em um simulador oficial da SpaceX.

Antes da chegada à ISS, durante a noite de sábado, os astronautas fizeram uma curta transmissão mostrando o interior da Crew Dragon.

Entre a primeira aproximação, a cerca de 230 metros da estação, até o contato foram cerca de 1h20min minutos. Na chegada, a tripulação da Expedição 63 a bordo da ISS tocou um sino para sinalizar a chegada da Endeavour e dar as boas vindas aos novos ocupantes da estação.

Os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken ficarão a bordo da ISS por um período ainda não definido, entre 30 e 120 dias, antes de retornar à Terra com a mesma cápsula.

O lançamento histórico da nave ocorreu graças a uma parceria entre a Nasa e a SpaceX, do bilionário Elon Musk.

Desde 2011, quando aposentaram a Space Shuttle, nenhuma nave tripulada havia partido do Kennedy Space Center, no cabo Canaveral, em direção ao espaço até este sábado.

Este é o primeiro voo espacial com humanos a decolar dos Estados Unidos rumo à ISS desde 2011, quando o Atlantis realizou a última missão dos ônibus espaciais.

Astronautas

Os astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken foram os escolhidos para tripular a missão e viajar até a ISS.

Behnken e Hurley são astronautas da Nasa desde 2000 e já foram ao espaço duas vezes em ônibus espaciais. Estão entre os membros mais experientes da equipe da agência, segundo a BBC, e foram treinados como pilotos de testes (o que tem sido crucial para preparar a nova aeronave).

Hurley, de 53 anos, já passou 28 dias e 11 horas no espaço, e Behnken, de 49, acumula 29 dias e 12 horas, incluindo 37 horas de caminhada espacial (fora do veículo ou da estação).

Ambos têm esposas astronautas: Behnken é casado com a oceanógrafa e engenheira aeroespacial Megan McArthur, que tem quase 13 dias de missões no espaço, segundo a Nasa. Já Hurley é casado com a ex-astronauta da agência Karen Nyberg, engenheira com 180 dias de missões espaciais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Cientistas criam plataforma para combater fake news sobre o coronavírus
Nave da SpaceX chega à Estação Espacial Internacional
https://www.osul.com.br/foguete-com-dois-astronautas-chega-a-estacao-espacial-internacional/ Foguete com dois astronautas chega à Estação Espacial Internacional 2020-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar