Sexta-feira, 29 de Maio de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
11°
Fair

Capa – Caderno 1 Google admite que escuta conversas de usuários com assistente virtual

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Para melhorar a inteligência artificial da Assistente, o Google utilizava funcionários terceirizados para transcrever clips de áudio capturados pelo software instalado em smartphones. Segundo reportagem da VRT NWS, esses funcionários transcreviam informações sensíveis como nomes, endereços e detalhes envolvendo vidas pessoais de usuários.

O Google admitiu na quinta-feira (11) que analistas contratados pela empresa escutam 0,2% das conversas entre os usuários e o “Assistant”, o assistente virtual da empresa.

A revelação foi feita por David Monsees, responsável de produtos de buscas, que escreveu uma postagem no blog oficial da empresa como resposta a uma matéria divulgada ontem pela emissora belga “VRT NWS”, que disse ter conseguido acesso a cerca de mil gravações de indivíduos anônimos que usaram o assistente virtual.
O Google ainda afirmou que o assistente virtual só envia gravações após detectar que o usuário utilizou um comando específico para ativá-lo, como o “Hey Google”. Além disso, a empresa assegura que o sistema dispõe de várias ferramentas para evitar “ativações falsas”.
Apesar disso, a “VRT NWS” publicou 153 conversas nas quais ninguém deu a ordem de ativação para o assistente virtual, que interpretou equivocadamente que os usuários haviam dado o comando para que houvesse interação entre eles.

As empresas que oferecem esse tipo de serviço, como Amazon, Samsung e Apple, além do próprio Google, garantem que os diálogos entre os usuários e seus assistentes virtuais são privados, sendo analisados exclusivamente por sistemas de inteligência artificial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Capa – Caderno 1

Mesmo em liberdade provisória, homem aplicava golpes online através de site de compras em Caxias do Sul
Campanha do Agasalho Esquenta pretende doar 270 mil peças nesse inverno
Deixe seu comentário
Pode te interessar