Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula foi infectado pelo coronavírus em Cuba

Compartilhe esta notícia:

O ex-presidente disse que já se recuperou da Covid-19

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
A defesa do petista alega que Moro agiu com parcialidade no caso do triplex em Guarujá. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na quinta-feira (21), que foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba e que fez quarentena no país, ao qual havia chegado em 21 de dezembro de 2020. Em nota, ele disse que não precisou ser internado e que já está recuperado da doença causada pelo coronavírus.

Em Cuba, Lula, de 75 anos, também foi submetido a um exame de tomografia, que mostrou lesões no pulmão – segundo o comunicado oficial, elas eram compatíveis com “broncopneumonia associada à Covid-19”.

A broncopneumonia é uma inflamação dos brônquios, ao passo que a pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões. Geralmente causada por bactérias mais comuns, a broncopneumonia costuma ser mais branda.

O ex-presidente viajou a Cuba com uma comitiva que tinha no total de nove pessoas, e apenas uma não teve resultado positivo para o coronavírus. O único a ser internado foi o escritor Fernando Morais, que teve complicações pulmonares.

No documento, Lula afirmou ainda “que decidiu comunicar a doença apenas na chegada ao Brasil para preservar sua família e a dos demais infectados”. Ele voltou a São Paulo na quarta-feira (20).

Diagnóstico

De acordo com o comunicado, Lula viajou para Cuba no final de dezembro para as gravações de um documentário sobre a América Latina, produzido e dirigido pelo cineasta norte-americano Oliver Stone. Ele viajou com sua esposa, a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja, e outras sete pessoas. Antes de embarcar, ainda no Brasil, todos haviam se submetido a exames do tipo RT-PCR.

Em 21 de dezembro, quando chegaram a Cuba, fizeram esse mesmo exame, que não apontou qualquer infecção. Porém, cinco dias depois, seguindo os protocolos cubanos de testagem de viajantes, todos tiveram de repetir o teste, que finalmente constatou os resultados positivos para Covid-19. Apenas a jornalista Nicole Briones, que acompanhava o grupo, não estava contaminada.

No comunicado, Lula agradeceu pela “dedicação dos profissionais de saúde e do sistema de saúde pública cubano”. Também disse que o médico e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha acompanhou a evolução da doença “em contato direto e diário com os médicos cubanos”.

O ex-presidente afirmou ainda que vai se vacinar contra a doença e parabenizou todos os trabalhadores do sistema de saúde brasileiro. “Estou preparado pra tomar a vacina, assim que tivermos vacina para todos. Sigo esperando minha vez na fila, com o braço à disposição para tomar assim que puder. E enquanto todos não se vacinam, vou continuar com máscara, evitando aglomerações e passando muito álcool em gel”, disse Lula.

“Parabéns a todos que trabalham no sistema de saúde brasileiro, que estão cuidando com muito sacrifício do nosso povo. E a todos os pesquisadores dos institutos Butantan e Fiocruz, que trabalharam no desenvolvimento destas vacinas. Elas representam nossa única saída nessa pandemia que vitimou milhares de brasileiros”, completou o petista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Líder republicano no Senado dos EUA propõe que o impeachment de Trump seja analisado em fevereiro
O governador gaúcho promete pagar em dia os salários de janeiro dos servidores estaduais
https://www.osul.com.br/lula-enfrentou-o-coronavirus-quando-esteve-em-cuba/ Lula foi infectado pelo coronavírus em Cuba 2021-01-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar