Terça-feira, 09 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Mais um empresário é preso em Porto Alegre por fraude em posto de combustível

Compartilhe esta notícia:

Bomba adulterada indicava maior volume de gasolina que o fornecido aos veículos. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Durante operação conjunta entre o Procon de Porto Alegre e a Polícia Civil, o dono de um posto de combustíveis foi autuado e preso nesta quinta-feira (18). A fiscalização constatou que o estabelecimento tinha bombas programadas para indicar um volume maior de gasolina que o fornecido aos veículos. Trata-se do segundo caso desse tipo em menos de 24 horas.

“A cada 20 litros registrados na bomba como vendidos, faltavam 120 mililitros”, detalhou a prefeitura da capital gaúcha. “Quatro bicos de uma ilha do posto estavam programados para isso, em uma prática que gerava ganhos de aproximadamente R$ 5 mil por mês.”

Além da fraude no fornecimento de combustíveis, a loja de conveniência estava comercializando alimentos com o prazo de validade vencido. O endereço do estabelecimento não foi informado. Um segundo posto visitado pela equipe teve uma bomba lacrada, devido a irregularidade semelhante.

Ao todo, foram cinco estabelecimentos vistoriados nos bairros Centro Histórico, Floresta, Azenha, Ipanema e Teresópolis, com a ajuda de agentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

No dia anterior, um outro empresário do ramo havia sido preso por esse tipo de adulteração. O flagrante foi registrado no bairro São João (Zona Norte). Em ambos os casos, a acusação é de crime contra as relações de consumo e contra a ordem econômica.

Defesa do consumidor

“Esse tipo de fiscalização é rotineiro, mas agora reunimos uma força-tarefa em razão da Semana do Consumidor, reforçando assim que a prefeitura de Porto Alegre está presente na ponta [do processo de consumo], defendendo a população”, ressaltou o ex-vereador Wambert Di Lorenzo, atual diretor do Procon Municipal. O órgão é vinculado à  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

(Marcello Campos)

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Nanossatélite brasileiro que será lançado no sábado tem participação da Universidade Federal de Santa Maria
Ministério da Saúde autoriza mais 1,6 mil leitos de UTI para Covid-19
https://www.osul.com.br/mais-um-empresario-e-preso-em-porto-alegre-por-fraude-em-posto-de-combustivel/ Mais um empresário é preso em Porto Alegre por fraude em posto de combustível 2021-03-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar