Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Na boca do povo

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Quem diria! Câncer, há pouco, figurava no rol das palavras mágicas. A simples referência à enfermidade seria capaz de atrair o mal. Daí por que as pessoas recorriam a subterfúgios. Falavam em C.A., doença ruim, aquela doença, etc. e tal. Agora a história muda de enredo.

Graças à informação, o vocábulo circula com a desenvoltura de quem anda pra frente. O Correio Braziliense vai promover debate sobre o assunto. Deu-lhe manchete: “Holofotes sobre o câncer”. Pintou, então, uma curiosidade na cabeça dos leitores: qual a origem da dissílaba que é a segunda causa de mortes no Brasil?

Origem

Por que câncer se chama câncer? Câncer chegou ao português via latim (cancer). Mas a palavra tem outra origem. O vocábulo nasceu grego. Na língua de Aristóteles e Platão, era karkinos. A trissílaba quer dizer caranguejo. O que a doença tem a ver com o crustáceo? A aparência: o desenho das veias da região afetada pela doença lembra … caranguejo.

Zodíaco

Você já deu uma olhadinha no céu à noite? Então viu o zodíaco. É uma faixa em que o sol parece mudar de lugar. Ali há 12 constelações. Sete têm nome de animais. Uma delas é Câncer. A história do grupo de estrelas tem tudo a ver com a mitologia grega. E, também, com os nascidos entre 21 de junho e 21 de julho.

Deusa e herói

Hércules enfrentou a Hidra de Lerna. Pra vencer o dragão com nove cabeças de serpente, tinha de cortar todas elas. Como? Mal decepava uma, a danada renascia. Ele, então, queimou com uma tocha os pescoços cortados. Oba! A deusa Hera, inimiga do valentão, mandou um caranguejo mordê-lo.

O herói o esmagou. Hera recolheu os pedaços espalhados pelo chão. Com eles, formou a constelação de Câncer, que quer dizer caranguejo.

Acento

Por que câncer tem acento? Pela mesma razão que revólver, cadáver, caráter, Tânger. São paroxítonas terminadas em er.

Lembrete

Para manter a memória esperta, lembre-se de pormenor pra lá de importante. As paroxítonas se opõem às oxítonas. O que acontece com umas não acontece com as outras. Se as paroxítonas terminadas em er são acentuadas, as oxítonas não são. Compare:

zíper — bater

líder — lazer

éter — ater

suéter — sequer

pulôver — Xavier

Leitor pergunta

Sei que a reforma ortográfica matou e enterrou o trema. Uma pena. Achava-o um charme só. Mas… agora pintou a dúvida. Como pronunciar a palavra quinquenal? — Saulo Silva, BH

Na dúvida, a alternativa é consultar o dicionário. Ele diz que os dois uu se pronunciam. É como se estivesse escrito à moda antiga — qüinqüenal.

 

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Sartori contrata dois mil PMs para atuarem no próximo governo
Baixo clero
https://www.osul.com.br/na-boca-do-povo/ Na boca do povo 2018-09-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar