Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política No último dia de depoimentos, CPI da Covid ouve ex-médico e paciente da Prevent Senior

Compartilhe esta notícia:

Ex-funcionário Walter Correa ajudou na construção de dossiê com denúncias contra plano de saúde

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Ex-funcionário Walter Correa ajudou na construção de dossiê com denúncias contra plano de saúde. (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid ouve nesta quinta-feira (07) o médico Walter Correa de Souza Neto, que trabalhou para a Prevent Senior, e o advogado Tadeu Frederico Andrade, paciente da operadora de plano de saúde.

A Prevent Senior é acusada de ocultar mortes de pacientes por Covid-19 e de pressionar médicos a prescreverem remédios ineficazes contra a doença. O plano de saúde também é suspeito de participar de um “gabinete paralelo” do Palácio do Planalto, que, para a CPI, orientava o presidente Jair Bolsonaro sobre condutas durante a pandemia.

A sessão desta quinta-feira deve ser a última reunião da comissão para tomada de depoimentos antes do encerramento dos trabalhos, previsto para o próximo dia 20. Walter Correa e Tadeu Frederico Andrade prestarão depoimentos na condição de testemunhas. O ex-médico da Prevent obteve nesta quarta-feira (06), no STF (Supremo Tribunal Federal), o direito a ficar em silêncio e não responder a perguntas que possam incriminá-lo ou interferir no sigilo profissional.

Dossiê

Walter Correa ajudou na construção de um dossiê entregue à CPI com denúncias contra a operadora de saúde Prevent Senior. Entre os assuntos tratados no documento, Walter e outros ex-funcionários do plano de saúde relataram pressão da empresa para a concessão de alta precoce de pacientes, com o objetivo de redução de custos e liberação de leitos nos hospitais da rede.

Tadeu Frederico Andrade, que também prestará depoimento nesta quinta-feira, teria sido um dos pacientes a quem a empresa teria tentado dar alta antecipada da UTI.

No dossiê, os denunciantes também afirmam que médicos contrários à prescrição do chamado “Kit da Covid” eram retaliados pela Prevent com a redução do número de plantões e, consequentemente, da remuneração; ou até com demissões. Os profissionais de saúde relatam sentir medo, apreensão e insegurança desde que as denúncias foram divulgadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Chegam a 34.976 as mortes causadas pelo coronavírus no Rio Grande do Sul
Câmara dos Deputados aprova que grávidas que optarem por não se vacinar voltem ao trabalho presencial
https://www.osul.com.br/no-ultimo-dia-de-depoimentos-cpi-da-covid-ouve-ex-medico-e-paciente-da-prevent-senior/ No último dia de depoimentos, CPI da Covid ouve ex-médico e paciente da Prevent Senior 2021-10-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar