Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte O Brasil não cai na primeira fase do Mundial desde 1966

Compartilhe esta notícia:

Cartões podem definir classificados para as oitavas de final desta edição do Mundial. (Foto: Reprodução)

A vitória sobre a Costa Rica por 2 a 0 fez com que a situação do Brasil ficasse melhor, mas a Seleção Brasileira ainda precisa ficar em alerta para evitar um vexame histórico no Mundial, realizado na Rússia. Na próxima quarta-feira (27), o time comandado por Tite volta a campo para enfrentar a Sérvia na busca pela classificação e também para evitar a eliminação na primeira fase, algo que aconteceu pela última vez há 52 anos.

No Mundial de 1966, na Inglaterra, a Seleção Brasileira chegou empolgada por ter sido a última campeã – venceu em 1962, mas fracassou ainda na primeira fase. Na estreia, chegou a vencer a Bulgária por 2 a 0, mas depois perdeu para Portugal e Hungria, ambos por 3 a 1, e deu adeus ao torneio mundial.

O Brasil ainda foi eliminado na primeira fase em uma outra oportunidade. O fato ocorreu em 1930, quando bateu a Bolívia, mas caiu diante da Iugoslávia. Em 1934, a competição foi disputada em mata-mata e o time brasileiro foi eliminado na primeira fase diante da Espanha.

Critérios de desempate

Os classificados para as oitavas de final do Mundial deste ano podem ser definidos através da quantidade e da forma com que foram tomados cartões amarelos e cartões vermelhos durante os três primeiros jogos da primeira fase da competição. Pela primeira vez, a entidade máxima do futebol usa o fair play como critério de desempate em caso de igualdade de pontos entre as seleções e tal artifício pode ser usado para definir, por exemplo, os classificados do grupo B, que conta com Espanha, Portugal, Irã e Marrocos.

Se duas ou mais seleções empatarem, o primeiro critério é saldo de gols. Quem fez mais gols do que sofreu avança. O segundo critério é o número de gols marcados nos três jogos. A terceira é o confronto direto. O quarto critério é a quantidade de cartões recebidos durante as partidas. E o quinto é sorteio.

Fair play

Cartões amarelos e vermelhos e a forma com que foram levados terão pesos distintos. Se o jogador levar um cartão amarelo, é como se perdesse um ponto. Cartão vermelho, depois do segundo amarelo, contam três pontos a menos. Se o atleta leva o vermelho direto são quatro pontos a menos. E se o jogador leva um vermelho direto e já tinha amarelo, são cinco pontos a menos para a equipe.

Se mesmo assim as seleções permanecerem empatadas, a entidade máxima do futebol fará um sorteio para definir o classificado.

Grupo B

Neste momento, a Espanha é a primeira colocada por um cartão amarelo. Portugal e Espanha empatam em pontos, saldo de gols, gols marcados e confronto direto. No número de cartões, Portugal recebeu dois (Bruno Fernandes e Adrien) e a Espanha apenas um (Sergio).

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Euforia e alívio: saiba como a vitória sobre a Costa Rica no Mundial mudou o astral da Seleção Brasileira
Fifa proíbe Chile de jogar no estádio Nacional por gritos homofóbicos
https://www.osul.com.br/o-brasil-nao-cai-na-primeira-fase-do-mundial-desde-1966/ O Brasil não cai na primeira fase do Mundial desde 1966 2018-06-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar