Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O papa e a filósofa: “mais do que amigos, menos do que amantes”

Compartilhe esta notícia:

Fotos se tornaram mais íntimas à medida que a amizade crescia. (Foto: Reprodução)

Mais de 350 cartas e fotografias encontradas pela BBC mostram que o papa João Paulo II cultivou, por mais de 30 anos, uma amizade intensa com uma filósofa casada. A primeira carta para a americana de origem polonesa Anna Teresa Tymieniecka foi escrita em 1973, quando ela e Karol Wojtyla se conheceram. A última data de 2 de abril de 2005, meses antes da morte de João Paulo II.

Formais no início, as cartas se tornam mais íntimas à medida que a amizade entre os dois crescia, e revelam um lado nunca antes visto do religioso conservador. A correspondência mostra que o cardeal Wojtyla deu à Anna Teresa um escapulário, considerado um de seus bens mais preciosos. “Finalmente, antes de deixar a Polônia, encontrei um meio: um escapulário. A dimensão na qual eu te aceito e sinto em todos os lugares, em todo o tipo de situação, quando estás perto e quando estas longe”, escreveu Wojtyla ao presenteá-la.

Em 1974, ele escreveu que relia cartas da filósofa porque “significavam muito e eram profundamente pessoais”. Segundo a “BBC”, é provável que Anna Teresa tenha aberto seu coração ao papa, cujas cartas em resposta sugerem um homem em luta consigo mesmo para adequar a amizade aos termos cristãos.

“Ainda ano passado eu procurava uma resposta para estas palavras, ‘Eu pertenço a você’. Finalmente, antes de deixar a Polônia, encontrei um meio: um escapulário. A dimensão na qual eu te aceito e sinto em todos os lugares, em todo o tipo de situação, quando estás perto e quando estás longe”, escreveu João Paulo II, em setembro de 1976, para Anna Teresa, a quem descrevia como “um presente de Deus”. Depois de se tornar Papa, ele pediu a Anna Teresa que a correspondência continuasse.

O jornalista Edward Stourton descobriu a correspondência na Biblioteca Nacional da Polônia, em Varsóvia, doada à instituição pela própria filósofa em 2008, seis anos antes de sua morte. Para Stourton, as cartas mostram um embate para conter o que era “certamente uma relação muito intensa”. O jornalista, no entanto, não encontrou evidências de que o papa tenha rompido o voto de castidade. “Eram mais que amigos, mas menos que amantes”, ressaltou. “Estas cartas são a janela mais extraordinária sobre a vida privada de uma das pessoas mais famosas da História.”

“Querida Teresa, recebi as três cartas. Escreves que estás desamparada, mas não pude encontrar nenhuma resposta a tuas palavras”, escreveu em 1976 o cardeal, exaltando a Anna Teresa que a considera “um presente dos céus”.

Tanto a biblioteca quanto o Vaticano reagiram aos comentários sobre as cartas. “Não há nada de extraordinário no fato de que João Paulo II tivesse estreitas amizades com diferentes pessoas, sejam homens, sejam mulheres. Ninguém está surpreso por esta informação”, informou a assessoria de imprensa da Santa Sé, em comunicado. Para o cardeal Stanislaw Dziwis, secretário de João Paulo II, o papa tinha o dom de fazer todos aqueles de quem gostava se sentirem em um relacionamento especial com ele.

A Biblioteca Nacional da Polônia minimiza a relação do pontífice com a filósofa ao ponderar que o papa teria tido muitas amizades próximas durante a vida. Também em nota, a instituição afirmou que a relação “não era nem confidencial, nem excepcional”. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O Supremo deve restringir o alcance do auxílio-moradia pago hoje a juízes de todo o País
Os Estados Unidos podem estar vendo com melhores olhos um entendimento diplomático com a Coreia do Norte
https://www.osul.com.br/o-papa-e-a-filosofa-mais-do-que-amigos-menos-do-que-amantes/ O papa e a filósofa: “mais do que amigos, menos do que amantes” 2016-02-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar