Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves “estão provando o próprio veneno”, diz Lula

Compartilhe esta notícia:

O senador Aécio Neves conversa com o presidente Michel Temer. (Foto: Reuters)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (5) que o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) estão provando do próprio veneno e colhem “ódio” e “tempestade”. “Estão colhendo tempestade porque plantaram vento. (…) Plantaram ódio e estão colhendo isso”, disse em entrevista concedida por telefone à rádio Arapuan, da Paraíba. Lula afirmou que o país está vivendo um clima de “ódio e intolerância”, fomentado pelo PSDB e PMDB.

Em meio a críticas a seus adversários políticos, disse que não foi só Temer e o PMDB que “apunhalaram” a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e reclamou da traição de partidos que participaram do governo petista, como PSD, PRB e PP. Lula apontou o caso de Gilberto Kassab (PSD) e Aguinaldo Ribeiro (PP), que foram ministros de Dilma, mas que agora apoiam o governo Temer.

“Essas pessoas se acovardaram. Quando você chama eles para participar do governo, eles falam assim: ‘Olha, gratidão é uma coisa que a gente não esquece’. [Mas] a primeira coisa que eles fazem é esquecer a gratidão. Viraram traidores”, disse o ex-presidente. “O que fizeram com Dilma é uma vergonha”. Na sequência, Lula afirmou que “caráter não está à venda em supermercado, bodega ou bar”.

Ao falar sobre uma possível candidatura em 2018, Lula disse que será difícil construir uma ampla aliança e criticou a traição de antigos aliados.

Ele afirmou que tem disposição para candidatar-se novamente à Presidência e que se prepara para isso. O ex-presidente disse que tem feito duas horas de exercícios físicos todos os dias, com corrida e sete quilômetros de caminhada. “Quem quiser disputar vai ter que ter muito preparo físico, muito preparo mental e compromisso com o povo.” O petista disse também que se reuniu com 12 economistas para debater o ajuste fiscal do governo Temer e propostas para o Brasil.

Lula defende que o Estado seja o indutor dos investimentos em infraestrutura, ainda que o país se endivide, e que os bancos públicos sejam fortalecidos. Ao ser questionado se pretende anular projetos apresentados pelo governo atual, como as reformas trabalhista e da Previdência, Lula desconversou. “Seria falso dizer que vou anular tudo”, disse. Segundo o ex-presidente, é preciso medir a correlação de forças que sairá da disputa presidencial. “[O candidato] não vai ser eleito para ficar brigando com o ex-governo”, declarou.

Lula disse ainda que Temer “vendeu facilidades” e culpou o PT pelos problemas enfrentados pelo país no governo Dilma. Segundo ele, o presidente agora mostra que “não tem competência” para comandar o Brasil, “não sabe o que fazer com o país” e “não conhece o povo”. De acordo com ele, só quem for eleito democraticamente pelo voto poderá fazer reformas e tirar o país das crises política e econômica.

Alvo de denúncias de corrupção, assim como Temer e Aécio, Lula disse que é preciso cautela com as acusações sem provas e afirmou que muitos delatores estão mentindo. “É preciso que as pessoas que fazem as acusações tenham provas materiais. Não pode culpar apenas por conta da delação”, afirmou durante a entrevista. “No meu caso, já provei a minha inocência. Quero que provem a minha culpa. E se tem acusação contra o Temer, tem que ser investigada. Se for investigada, tem que ser julgada e se for culpado, tem que ser condenado”, disse o ex-presidente.

Lula declarou que é preciso “garantir que nem o Ministério Público nem a Polícia Federal se subordinem ao desejo de um meio de comunicação para fazer denúncia”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária terá túnel com alimentos da Reforma Agrária
Sem novos passaportes, as companhias aéreas permitem trocar sem multa as datas dos voos
https://www.osul.com.br/o-presidente-michel-temer-e-o-senador-aecio-neves-estao-provando-o-proprio-veneno-diz-lula/ O presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves “estão provando o próprio veneno”, diz Lula 2017-07-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar