Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Supremo nega o pedido do PT e garante que Michel Temer nomeie ministros

Compartilhe esta notícia:

(Foto: ABr)

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou nessa quarta-feira o pedido do PT para que o vice-presidente Michel Temer fosse impedido de nomear ministros, caso assuma a Presidência da República após o eventual afastamento da titular do cargo, Dilma Rousseff.

“O País ficaria virtualmente acéfalo se o vice-presidente fosse impedido de exercer as funções privativas de presidente”, argumentou o magistrado. “Isso compreende não só a nomeação e exoneração de ministros, mas todas as demais atribuições, dentre elas a direção superior da administração federal, a sanção e o veto de leis, a celebração de tratados, o comando das Forças Armadas e a edição de medidas provisórias.”

Interferência

Na decisão, Barroso condenou a ingerência do Judiciário na política, em especial sobre a nomeação de ministros – ainda está pendente no STF, por exemplo, o julgamento de uma ação sobre a legalidade da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil.

“A interferência excessiva do Direito e do Poder Judiciário na política, ainda que iniciada ou fomentada pela atuação dos próprios partidos, pode acarretar prejuízo à separação dos poderes e ao próprio funcionamento da democracia”, alertou. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A comissão do impeachment consultará o Supremo para anexar delações da Operação Lava-Jato em processo contra Dilma
Michel Temer afirma já ter fechado “praticamente” toda a equipe do seu governo
https://www.osul.com.br/o-supremo-nega-o-pedido-do-pt-e-garante-que-michel-temer-nomeie-ministros/ O Supremo nega o pedido do PT e garante que Michel Temer nomeie ministros 2016-05-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar