Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “O TSE chamou para si responsabilidade ao centralizar totalização”, diz o ministro Edson Fachin

Compartilhe esta notícia:

Segundo ele, apesar da lentidão enfrentada por uma falha técnica, a Corte está de “alguma maneira pagando um preço por ter feito uma opção por segurança”

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Ministro Fachin negou pedido da OAB. (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, afirmou neste domingo (15) que a Corte “chamou para si a responsabilidade” da totalização dos votos ao concentrar esse medida no sistema do TSE.

Segundo ele, apesar da lentidão enfrentada por uma falha técnica, a Corte está de “alguma maneira pagando um preço por ter feito uma opção por segurança”. “Dados chegaram íntegros, se mantêm íntegros e assim serão divulgados”, disse Fachin.

Neste ano, o pleito conta com uma novidade no processo de totalização dos votos. Agora, essa etapa está concentrada no data center do TSE, enquanto que nos últimos pleitos o processamento era feito nesses sistemas dos TREs. Ou seja, houve uma redução de 27 pontos de totalização para um.

“Nesse momento, a opção que foi feita é extremamente positiva porque nós estamos tranquilos do ponto de vista da integridade dos dados”, afirmou Fachin. Mais cedo, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso havia afirmado que desde o primeiro momento não teve simpatia com essa opção, decidida antes que ele ocupasse a cadeira chefe da Justiça Eleitoral, o que ocorreu em maio.

Barroso disse também que possivelmente, por ser uma novidade, o modelo poderia estar na origem da instabilidade sofrida pelo TSE. Logo depois, no entanto, destacou que a justificativa que dispõe neste momento sobre a lentidão foi uma falha de hardware e que, portanto, não teria necessariamente a ver com a totalização dos votos centralizada.

Questionado se a medida foi tomada como forma de baixar custos, o presidente do TSE disse ser possível. Segundo ele, a concentração desse processo no TSE foi escolhida porque os Estados precisavam renovar seus equipamentos de totalização. “Portanto em vez de ter o custo de aquisição desses materiais em muitos Estados, era melhor um único para que isso ficasse centralizado no TSE”, comentou Barroso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, diz que está com “boa saúde” em sua quarentena por contato com o coronavírus
Auxílio Emergencial: nascidos em outubro recebem nova parcela nesta segunda-feira
https://www.osul.com.br/o-tse-chamou-para-si-responsabilidade-ao-centralizar-totalizacao-diz-o-ministro-edson-fachin/ “O TSE chamou para si responsabilidade ao centralizar totalização”, diz o ministro Edson Fachin 2020-11-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar