Terça-feira, 09 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de julho de 2023
Adaptações de quadrinhos se tornaram tão populares nas últimas décadas que, quando um filme não rende tão bem, parece algo absurdo. Confira a lista dos 10 piores filmes de super-herói de todos os tempos:
10. Quarteto Fantástico – Lançado em 2015, Quarteto Fantástico tinha um elenco de qualidade, só que a produção já nasceu errada, pois existia apenas para a Fox não perder os direitos do Quarteto Fantástico, que voltariam para a Marvel caso um novo filme não fosse feito até uma data específica.
9. Mulher-Gato – Mulher-Gato é um exemplar de uma época bastante esquisita em que os estúdios perceberam que filmes de super-heróis poderiam render muito dinheiro, mas não sabiam exatamente como adaptá-los para o cinema. Alguém dentro da Warner achou que seria uma ideia maravilhosa criar um filme da Mulher-Gato, estrelado pela Halle Berry (John Wick 3). À primeira vista, não é uma ideia ruim, mas o fato de ele não ter absolutamente nada a ver com a personagem dos quadrinhos complica um pouco as coisas.
8. Capitão América – Os anos 1990 começaram bem esquisitos, com estúdios vendo o sucesso de Batman nos cinemas e pensando que também poderiam faturar pesado com filmes baseados em super-heróis. Foi assim que nasceu essa adaptação equivocada de Capitão América. Com um orçamento equivalente a um pacote de jujubas e duas caixas de maria mole, o filme não consegue fazer muita coisa com efeitos ou um elenco decente e é absolutamente sofrível.
7. Elektra – Após o sucesso de Homem-Aranha e X-Men no começo dos anos 2000, estúdios de Hollywood tentaram emular a fórmula desses filmes para criar novas adaptações de quadrinhos. Em 2003, Demolidor – O Homem Sem Medo, estrelado por Ben Affleck (Liga da Justiça) e Jennifer Garner (Alias) chegou aos cinemas.
Existem bons argumentos para chamar Demolidor de “um filme ruim”, mas também existem ótimos argumentos para chamá-lo de “apenas um filme meio cretino, mas com uma trilha sonora excelente”. O segundo tipo de argumento sempre ganha.
6. O Juiz – O Juiz é a prova de que, às vezes, ter um ator muito famoso no papel principal de uma adaptação de quadrinhos relativamente obscuros pode ser uma má ideia. O filme é baseado em Judge Dredd, quadrinhos britânicos publicados na revista 2000 AD e que mostram uma realidade distópica em que agentes que são juiz, júri e carrasco enfrentam a criminalidade em uma megalópole.
Estrelado por Sylvester Stallone (Tulsa King) e sua boquinha torta, o filme se perde rapidamente ao ter Dredd removendo seu capacete para mostrar a cara do ator, algo que nunca foi feito nos quadrinhos. Parece bobo, mas é uma mudança considerável na maneira como o personagem era retratado, e mostra que o filme seria apenas mais um veículo de ação ruim estrelado pelo Stallone.
5. X-Men Origens: Wolverine – Inicialmente seria o início de uma nova linha de spin-offs baseados em personagens da franquia dos mutantes na Fox. Começando com Wolverine, a ideia era que o próximo filme fosse centrado no Magneto, mostrando sua caçada a nazistas. Só que o primeiro spin-off foi tão ruim que a ideia do segundo foi incorporada em X-Men: Primeira Classe.
É um filme que não funciona e, por anos, foi o maior desperdício do mundo ao colocar Ryan Reynolds (Deadpool 3) como Wade Wilson, mas que depois se torna um Deadpool com a boca costurada “porque ele não parava de falar”. Que filme errado. A adaptação dele para os games é infinitamente melhor.
4. Mulher-Maravilha 1984 – Mulher-Maravilha é um dos melhores filmes do Universo Cinematográfico Estendido da DC (DCEU, na sigla em inglês) e realmente uma das melhores adaptações da personagem, ainda que seu terceiro ato sofra de alguns problemas presentes em vários outros longas de quadrinhos. Porém, sua sequência, Mulher-Maravilha 1984, é um filme que não faz sentido algum.
É possível colocar parte dos problemas do filme na antiga liderança do DCEU, aliado à pandemia, mas os efeitos especiais dignos dos Trapalhões e a atuação de Gal Gadot que parece de algum episódio de Hermes & Renato são imperdoáveis.
3. Morbius – Em algum momento, executivos da Sony viram o sucesso de Homem-Aranha no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) e pensaram “Nós temos todos esses personagens ligados ao Aranha. Vamos criar o nosso próprio universo”. Deu certo com Venom, mas os outros personagens não faziam muito sentido como estrelas de seus próprios filmes.
2. Batman & Robin – O filme que quase matou a franquia do Batman e ainda colocou o gênero de super-heróis no cinema em xeque, Batman & Robin é um enorme comercial para brinquedos. Não existe outro motivo para olhar para ele de outra forma.
1. Batman vs Superman – A Origem da Justiça – Sim, um dos filmes mais polêmicos do gênero “filme de hominho”, Batman vs Superman – A Origem da Justiça pode ser considerado um dos piores filmes de super-herói independente do que você considera “um bom filme.”. É um filme com escolhas altamente questionáveis.