Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Mostly Cloudy

Brasil Os bancos vão abrir a partir das 12h na Quarta-Feira de Cinzas. Programe-se para pagas as suas contas

Compartilhe esta notícia:

Agências não funcionarão nesta segunda e nesta terça. (Foto: ABr)

As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público nesta segunda-feira (4) e na terça-feira (5), segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Já na Quarta-feira de Cinzas (6), os bancos estarão abertos a partir do meio-dia.

Quem tiver contas para pagar ou precisar fazer saques, precisa se programar. Mas a federação lembra que a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos também via DDA (Débito Direto Autorizado).

As contas e carnês com vencimento em 4 ou 5 de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (6). Segundo a Febraban, os tributos normalmente já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento.

Já para aquelas pessoas que irão passar a semana viajando e precisarão ir até uma agência durante esse período, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco, da Febraban.

Lei é suspensa no Rio

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, os efeitos da lei que determinava ser feriado bancário no Estado do Rio na Quarta-feira de Cinzas. A decisão atende a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin 6083) proposta pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras e não é definitiva. O mérito da questão, porém, não será julgado antes do feriadão de carnaval. Por isso, é preciso se programar para pagar as contas.

As concessionárias de energia Light e Ampla afirmaram que, com o fim do feriado, as contas irão vencer no dia 6 de março, quarta-feira. Quem pagar com atraso, está sujeito a multa e juros. Já a companhia de gás Naturgy afirma que a empresa não se programou para antecipar os pagamentos, que poderão ser feitos até o dia 7.

Em todo o território nacional os bancos funcionam a partir das 12h da quarta-feira pós-carnaval. Em dezembro de 2018, no entanto, foi aprovada uma lei, de autoria do deputado estadual André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Rio, que determinava que a Quarta-feira de Cinzas fosse feriado no estado. E isso estava atrapalhando algumas transações financeiras no país.

Com a decisão de suspensão da lei pelo STF, a Febraban recomendou a abertura e o funcionamento de todas as agências bancárias do estado a partir das 12h. Mas a entidade ressaltou que há a possibilidade de algumas agências não conseguirem fornecer todos os serviços na quarta-feira, principalmente os de transação em dinheiro.

Isso porque os sistemas de abertura dos cofres das agências são automatizados, e algumas agências programaram a abertura apenas para o dia 7 de março, quinta-feira. Também há casos de agências que podem não conseguir mobilizar vigilantes para realizar esse tipo de operação.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Apesar do discurso de renovação, partidos ainda ignoram denúncias envolvendo seus integrantes
Para aprovar a reforma da Previdência, o governo de Bolsonaro precisa dos votos de 308 deputados federais e 49 senadores. Para isso, promete verbas e diálogo com os parlamentares
Deixe seu comentário
Pode te interessar