Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Prefeitura anuncia que as pessoas que moram com infectados pelo coronavírus serão testadas em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Marchezan fez anúncio em live no Facebook.

Foto: Reprodução/Facebook
Marchezan fez anúncio em live no Facebook. (Foto: Reprodução/Facebook)

A testagem e o rastreamento do coronavírus na Capital serão ampliadas para pessoas que moram com outras pessoas já infectadas pelo coronavírus, anunciou o prefeito Nelson Marchezan Júnior em live nesta quarta-feira (15) junto com o secretário da Saúde, Pablo Stürmer, e o adjunto Natan Katz. Depois dos casos de pessoas que compartilham o mesmo domicílio, a próxima etapa de testagem, que ocorrerá ainda em julho, será feita com pessoas que trabalham com outras que já foram infectadas. O modelo de testes é do tipo PCR com objetivo de quebrar a cadeia de transmissão.

“Vamos avançar no rastreamento de contatos familiares, mesmo que não tenham sintomas. Já havíamos ampliado a testagem para profissionais da linha de frente, idosos em casas geriátricas e toda a população com sintomas gripais. São medidas para mitigar a cadeia de transmissão”, disse o prefeito.

O último boletim da SMS (Secretaria Municipal da Saúde) informa que Porto Alegre tem confirmados 5104 casos de coronavírus. Estão em análise 6881 ocorrências e foram negativados 18.867 suspeitos. Os óbitos são 185, o último deles registrado e ocorrido nesta quarta. Há 2.830 pacientes recuperados.

A ocupação de UTIs (unidades de terapia intensiva) em Porto Alegre, até o final da noite desta quinta, contava com 241 casos confirmados de Covid-19 e 38 suspeitos, totalizando 279 pacientes com coronavírus entre os 756 leitos disponíveis. A taxa de lotação está em 84,66%.

Isolamento domiciliar dos contactantes domiciliares

Todo paciente com caso suspeito ou confirmado de Covid-19 deve ser orientado, em cada contato com o serviço de saúde, a se manter em isolamento domiciliar – ou seja, não sair de casa para nenhuma atividade – junto às pessoas que residem no mesmo domicílio, como estratégia essencial para a contenção da circulação viral.

Assim, ainda no primeiro atendimento do paciente suspeito deverá ser questionado com quem o paciente reside, fornecendo atestado/declaração da necessidade de isolamento domiciliar para todos os contactantes domiciliares (pessoas que moram no mesmo domicílio), também pelo período mínimo de 14 dias, o qual poderá ser estendido no caso de surgimento de sintomas – o afastamento é válido para todas as categorias profissionais, incluindo da área da saúde.

#PoaContraOCorona

O prefeito Nelson Marchezan Júnior atualiza a população sobre a situação da pandemia em Porto Alegre.

Publicado por Prefeitura de Porto Alegre em Quarta-feira, 15 de julho de 2020

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

LDO 2021 do RS é aprovada com congelamento de orçamento em todos os Poderes
Câmara aprova projeto que impede bloqueio do auxílio emergencial
https://www.osul.com.br/pessoas-que-moram-com-infectados-pelo-coronavirus-serao-testadas-diz-prefeitura/ Prefeitura anuncia que as pessoas que moram com infectados pelo coronavírus serão testadas em Porto Alegre 2020-07-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar