Terça-feira, 01 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre e cidades vizinhas podem registrar temperaturas abaixo de zero nesta semana

Compartilhe esta notícia:

Aumento do frio é causado por ingresso de massa de ar polar procedente da Argentina. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

Em meio a um início de semana marcado pelo frio intenso, as temperaturas devem cair ainda mais em Porto Alegre e Região Metropolitana nesta terça (1º) e quarta-feira (2), devido ao ingresso de uma massa de ar polar procedente da Argentina. As madrugadas podem ter mínimas de -1°C a 2°C, projeta a empresa Metsul Meteorologia.

“O frio não se limitará ao período noturno, ocorrendo o dia todo”, ressalta o site metsul.com. “Até a quarta, mesmo com sol e tempo aberto, as máximas não sobem muito.”

A Defesa Civil Municipal emitiu alerta preventivo que inclui o nível do Guaíba ainda oscilante e com tendência de elevação. Em áreas vulneráveis, especialmente nas regiões das Ilhas, Centro-Sul, Extremo Sul e ribeirinhas, mantém-se a condição de inundação. O prognóstico tem por base o monitoramento climático realizado pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil da Capital (Cemadec), com suporte técnico da agência Catavento Meteorologia e Meio Ambiente.

“Diante do cenário, a Comissão Permanente de Atuação em Emergências [Copae, que reúne órgãos públicos e instituições parceiras[ já está mobilizada para garantir ações de resposta rápida, assistência à população e restabelecimento da normalidade nas áreas afetadas, se necessário”, acrescenta a prefeitura.

Orientações

A Defesa Civil orienta que a população adote medidas preventivas tanto em relação ao frio intenso, quanto ao risco de alagamentos. Durante os dias mais gelados, é importante redobrar a atenção com pessoas mais vulneráveis, como crianças, idosos, população em situação de rua e animais. A hidratação da pele com cremes específicos ajuda a evitar ressecamentos, e o uso de calçados impermeáveis contribui para proteger os pés da umidade e do frio.

Ambientes fechados devem ser mantidos aquecidos com ventilação adequada, para evitar riscos de incêndio. Manter-se em movimento também ajuda na regulação da temperatura corporal.

Em relação às inundações, a recomendação é evitar a circulação por áreas alagadas, especialmente em vias com água parada ou correnteza, e não tentar atravessar pontes ou passagens submersas. Caso haja risco de alagamento no imóvel, recomenda-se desligar o disjuntor de energia elétrica, para evitar choques. Se for possível, objetos de valor devem ser elevados para locais mais altos da casa, a fim de reduzir danos.

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato por meio do telefone 199. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193, e os serviços da prefeitura estão disponíveis pelo 156. Todos são gratuitos.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Policiais civis gaúchos conquistam cinco medalhas no maior evento esportivo das forças de segurança do mundo
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
https://www.osul.com.br/porto-alegre-e-cidades-vizinhas-podem-registrar-temperaturas-abaixo-de-zero-nesta-semana/ Porto Alegre e cidades vizinhas podem registrar temperaturas abaixo de zero nesta semana 2025-06-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar