Domingo, 26 de julho de 2026
Por Redação O Sul | 21 de outubro de 2024
Para o presidente da autoridade monetária, uma reforma desse tipo sinaliza comprometimento com a política fiscal
Foto: Pedro França/Agência SenadoO presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, disse nesta segunda-feira (21) que uma reforma administrativa pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é importante para a redução da taxa de juros.
Segundo Campos Neto, uma reforma administrativa sinaliza comprometimento com a política fiscal, com ajustes no lado das despesas do governo. “Acabei de ler a notícia, não sei se é oficial ou não, [mas] estão falando de reformas administrativas. Há uma expectativa de que depois das eleições veremos algumas medidas. Isso é muito importante para que nós no Banco Central sejamos capazes de reduzir as taxas [de juros] de forma sustentável”, declarou.
“Nossa missão é atingir a meta de inflação. E é muito difícil fazer isso quando há a percepção de que o fiscal não está ancorado”, acrescentou o presidente do BC em evento promovido pela 20-20 Investment Association, em São Paulo.
O governo prepara medidas para ajustar as contas, depois de focar no equilíbrio fiscal por meio do aumento das receitas. Na última semana, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que “chegou a hora” de levar a sério a revisão de gastos públicos no país.
“Chegou a hora para levar a sério a revisão de gastos. Não é possível mais apenas pelo lado da receita resolver o fiscal. Arcabouço está de pé. Sem perspectiva de alteração”, afirmou a ministra.
A ministra não deu detalhes sobre quais gastos serão revisados pela equipe econômica, mas citou os supersalários do funcionalismo, que classificou como algo “imoral”.
Taxa de juros
Atualmente, a taxa básica de juros da economia, a Selic, está em 10,75%. Em setembro, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC elevou a taxa em 0,25 ponto percentual – o primeiro aumento do governo Lula.
O órgão justificou a elevação afirmando que vem percebendo, no cenário interno, risco para alta da inflação. O Comitê também disse que o aumento da Selic é o início de um “ciclo”. Os economistas do mercado financeiro estimam que os juros cheguem a 11,75% ao fim de 2024. A próxima reunião do Copom será realizada no início de novembro.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Este tranca rua não saiu ainda
Em 25, eject bolsonarista…
Baita novidade, reduzir o custo da máquina pública com 39 ministérios nas gastanças! Um dia a conta chega e se o Patrão (Sociedade pagadorade impostos) não tomar uma providência, por parte deles é que não virá!
Equilibrado & coerente… pena que pessoas como essas nunca dão certo na política PODRE do nosso país…
Espera sentado ou deitado pela tal reforma.
Olha o PIBÃO, invejoso
Tem uma reportagem sobre o aumento de perspectiva da taxa de inflação. A dupla de VANDECAS da EXTREMA ESQUERDA apaixonada por bolsa família e por abóbora não se pronunciou. Mas estão aqui. É como o Painho dele disse: A Democracia Relativa. Petezada obediente é isto. O bom e velho GADO socialista indo pro abate.
Tu só pode ser um pobre de direita, que sonha que é um milionário kkkkkkkk
A ciumeira do lulopetismo é que o Campos Neto foi eleito por mais de uma ocasião o MELHOR PRESIDENTE DOS BACENS MUNDIAIS.
Os jumentos piram com isso…
Bolsonarista raiz , eject