Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Seleção e evolução caminham juntas no passaporte para a Expointer em Pato Branco

Compartilhe esta notícia:

Fotos: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação
No total 61 exemplares vindos de criatórios paranaenses, catarinenses e gaúchos disputaram, em Pato Branco, no Paraná, mais oito vagas na tão sonhada Morfologia da Expointer. E em um plantel de altíssima qualidade, a zaina bragada rabicana JA Muchas Gracias conseguiu seu segundo passaporte para o Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). Quem também entrou para o seleto grupo – já considerado a elite do cavalo multifuncional – foi o lobuno Último Trago da Boa Vista, escolhido como o melhor entre os garanhões da seletiva no feriado de 26 de maio.
Para a proprietária da Melhor Exemplar da Raça, Elizabeth Lemanski, da Fazenda Paraíso, a nova confirmação da presença de Muchas Gracias na ordenação nas fileiras na Expointer, é uma alegria. Tão logo a roseta foi entregue, já se escutava a comemoração da selecionadora que comprou comprou a mãe JA Herança com Muchas Gracias como cria ao pé. Desde então se apostava em um futuro promissor que parece ter encontrado agora ao seu melhor momento. “É um trabalho de longa data. É uma grande satisfação, pois já percebemos a evolução dela do ano passado para cá. Ela está mais madura e com mais corpo. É uma égua competitiva e esperamos que ela caminhe bem em Esteio. Só de ir para lá já é uma vitória”, afirma.
Já na ponta da fila dos machos, a linhagem de nomes importantes trouxe mais um descendente de peso. Filho do Registro de Mérito, Chicão de Santa Odessa – e neto de ninguém menos do que o lendário La Invernada Hornero – Último Trago deixa claro a que veio. Para o integrante do Condomínio que leva o nome do garanhão, Luciano Ghisleri, a conquista também é sinônimo de evolução, tanto para o reprodutor em si, quanto para a raça. “Cada vez mais buscamos nos aprimorar e o resultado acaba coroando isso em pista. Saímos daqui com o sentimento de dever cumprido e com o de estarmos no caminho certo”, enfatiza.
Promovida pelo Núcleo do Sudoeste do Paraná, a avaliação na Região Cinco teve o criador João Arísio na formação das filas que encaminharam mais quatro garanhões e quatro fêmeas direto para a pista da Casa do Cavalo Crioulo, no momento mais esperado da temporada.nConforme o jurado, é uma grande honra se deparar com animais de tanta qualidade, o que tornou, inclusive, o julgamento mais árduo. “Entre o eventos que participei neste ciclo este passaporte teve o nível mais elevado. Por várias vezes considerei oito machos com potencial para passaportear. Foi difícil, pois ficou muito bicho bom de fora”, argumenta.
A seletiva paranaense contou com a supervisão técnica de Jorge Aginelo do Nascimento, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. Organizado pela ABCCC, o circuito da Morfologia conta com o patrocínio de Vetnil e o apoio de Supra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Cursos auxiliam no controle da Brucelose e Tuberculose no Rio Grande do Sul
Organização e união contribuem para melhores resultados no campo
https://www.osul.com.br/selecao-e-evolucao-caminham-juntas-no-passaporte-para-a-expointer-em-pato-branco/ Seleção e evolução caminham juntas no passaporte para a Expointer em Pato Branco 2016-05-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar