Domingo, 06 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 26 de julho de 2020
Divulgado neste domingo (26), o mais recente relatório da SES (Secretaria Estadual da Saúde) informou 664 novos testes positivos de coronavírus no Rio Grande do Sul, que totaliza agora 59.779 casos confirmados da doença em menos de cinco meses de pandemia. Já o número de mortes por Covid-19 subiu para 1.571, com a inclusão de 17 perdas humanas listadas pelo relatório.
No que se refere à abrangência geográfica, 461 dos 497 municípios gaúchos têm ou já tiveram indivíduos infectados, o que representa 93% do total. Se excluídos os pacientes já recuperados (ou seja, sem manifestar sintomas após um prazo mínimo de 14 dias após o diagnóstico de contágio), o Estado tem oficialmente 9.218 habitantes com o coronavírus.
Porto Alegre encabeça o ranking de casos publicado pelo governo do Estado, com 7.652 notificações, mais que o dobro da segunda colocada nesse quesito, Passo Fundo (Região Central), que totaliza 3.212 ocorrências de Covid-19. A Capital gaúcha também está no topo da lista em número de falecimentos pela doença, com 266 vítimas – mais de três vezes acima dos casos fatais de Canoas (Região Metropolitana), vice-líder com 78 mortos.
As vítimas mais recentes da pandemia no Rio Grande do Sul foram registradas em diversas cidades. Confira a seguir os perfis básicos, detalhada por município de residência, gênero (feminino ou masculino) e idade, em uma lista que mantém o predomínio dos idosos como segmento mais vulnerável à Covid-19 (os mais velhos são um homem de 97 anos, residente em Bagé, e outro com 96, de Viamão):
– Bagé (homem, 97 anos);
– Canoas (mulher, 78 anos);
– Canoas (homem, 79 anos);
– Caxias do Sul (mulher, 89 anos);
– Charqueadas (homem, 77 anos);
– Guaíba (homem, 61 anos);
– Porto Alegre (homem, 76 anos);
– Porto Alegre (mulher, 79 anos);
– Quaraí (homem, 50 anos);
– Rio Grande (mulher, 69 anos);
– Rio Grande (homem, 72 anos);
– Rio Grande (mulher, 69 anos);
– Roca Sales (mulher, 94 anos);
– Sapucaia do Sul (homem, 87 anos);
– Viamão (mulher, 86 anos);
– Viamão (homem, 96 anos);
– Viamão (homem, 74 anos).
Enfermeiros temporários
A convocação dos profissionais de Enfermagem selecionados para contratação temporária no âmbito do concurso público 597 já está publicada no Diário Oficial de Porto Alegre. Eles atuarão na “Operação Inverno” desenvolvida pela prefeitura, a fim de reforçar as equipes de saúde no atendimento à população neste período que é mais frio do ano.
Os convocados devem confirmar até a próxima quinta-feira (30) o seu interesse no cargo, com o envio do envio de versões digitalizadas (em arquivo tipo “pdf”) do termo de responsabilidade preenchido e do documento de identidade atual com foto. Quem perder o prazo será eliminado do processo seletivo e substituído. O endereço é smpgsei@portoalegre.rs.gov.br.
Na resposta ao candidato, a Coordenação de Seleção e Ingresso da Seplag (Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão) detalhará aspectos como forma de contratação, documentação e exames necessários, carga horária e remuneração. A contratação tem prazo máximo de 120 dias, prorrogável se houver necessidade.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul