Quarta-feira, 08 de maio de 2024
Por Redação O Sul | 4 de agosto de 2021
O ticket médio de vendas esperado para a data comemorativa pela maior parte dos entrevistados deve ficar acima de R$ 150.
Foto: ReproduçãoA fim de rastrear os movimentos das atividades econômicas na Capital gaúcha neste Dia dos Pais, a CDL Porto Alegre realizou, durante o mês de julho, uma pesquisa online com empresários dos setores de varejo, comércio e serviços para a data comemorativa. O levantamento pretendeu avaliar os avanços decorrentes da imunização contra a Covid-19 e os sinais de retomada econômica e social já presentes no cotidiano da cidade a partir da perspectiva dos lojistas.
A palavra que representa o momento atual do varejo é recuperação. “Para a maior parcela dos lojistas da Capital consultados pela CDL POA, a Retomada é o que marca o cenário das atividades comerciais. Sentimos isso no nosso dia a dia. Realmente, já podemos dizer que estamos vivendo dias melhores e esperamos um momento ainda mais significativo com as datas de fim de ano”, detalha o presidente da CDL POA, Irio Piva. Na pesquisa, os empresários também citaram apreensão, situação delicada, dificuldade, incerteza, foco no online e esperança para definir suas percepções frente ao cenário.
Parte da consulta, a entidade aferiu o sentimento dos empresários em relação às possibilidades de vendas para o Dia dos Pais. Assim, o Termômetro do Otimismo da CDL POA registrou que 32% dos lojistas estão otimistas, 11% estão muito otimistas, 26% estão razoavelmente otimistas, 26% estão pouco otimistas e 5% estão nada otimistas.
Ainda, a pesquisa buscou compreender, passados mais de 15 meses após o início da disseminação do vírus no Brasil, em especial, na cidade de Porto Alegre, quais seriam as áreas que as empresas ainda gostariam de desenvolver melhorias. A maioria dos entrevistados mencionou Marketing como foco principal para aprimoramento (63%). Seguido de Atendimento (42%), Gestão de Caixa (37%), Gestão de Pessoas e Digitalização (ambas com 21%), Espaço Físico e Vendas pelo Facebook (ambas com 5%).
Para a realização do levantamento, foram consultados os associados da CDL POA pertencentes aos segmentos de vestuário, ótica e joalheria, calçados e acessórios, livraria e papelaria, mercados, artigos para casa e decoração, eletroeletrônicos, material esportivo, beleza, bebidas, alimentação, colchões, materiais para construção e moveleiro. A consulta foi realizada durante o mês de julho com microempresas (21%) – faturamento menor ou igual a R$360 mil/ano; pequenas empresas (63%) – faturamento superior a R$360 mil/ano e menor ou igual a R$4,8 milhões/ano; e empresas de médio porte (16%) – faturamento superior a R$4,8 milhões/ano e menor ou igual a R$300 milhões/ano.
Na avaliação do economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, a resolução do problema sanitário relacionado à Covid-19 e a recuperação gradativa das atividades econômicas devem puxar a retomada no segundo semestre. “Esses vetores favorecerão a recuperação do mercado de trabalho, a geração de renda e a confiança dos consumidores, beneficiando, principalmente, aqueles segmentos mais prejudicados com o distanciamento social.”
Saiba o que dizem os empresários de Porto Alegre para o Dia dos Pais deste ano:
O ticket médio de vendas esperado para a data comemorativa deve ficar acima de R$ 150 para 52% dos entrevistados; entre R$ 100 e R$ 150 para 26%; entre R$ 50 e R$ 100 para 11%; e entre R$ 10 e R$ 50 também para 11%.
Quanto à preparação das lojas, 63% farão ofertas especiais; 47% estão apostando em vendas online; 42% estão investindo em redes sociais; 32% estão preparando kits ou combos de presentes; e 21% estão apostando na decoração. Nenhum dos lojistas consultados fará contratações temporárias de funcionários ou firmará parcerias comerciais com outras empresas.
Para a divulgação de produtos, as ações estarão voltadas predominantemente para produção de conteúdo em redes sociais (74%), além da decoração de vitrine e loja (58%), do conteúdo para WhatsApp (47%), do uso de e-mail marketing e de publicidade paga em meios digitais (ambos com 10%), e da impressão de flyers e panfletos (5%).
Pensando em estratégias digitais para vendas, os empresários usarão o WhatsApp (84%), as redes sociais (58%), sites e marketplaces (ambos 21%), outros aplicativos (10%).
Quanto à disponibilidade de meios de pagamento, os cartões de crédito e débito são unanimidade entre os lojistas, ou seja, 100% dos entrevistados terão estas modalidades disponíveis na hora de o consumidor pagar a conta. Cerca de 84% aceitarão compras com dinheiro ou PIX, 63% receberão pagamento digitais, 21% trabalharão com cheque e 16% terão a oferta de crediário próprio.
Os profissionais dos setores do comércio, varejo e de serviços também percebem uma mudança significativa no estilo dos presentes escolhidos pelos consumidores desde o início da pandemia. Mais de 74% disseram que o tipo de presente e o comportamento de compra estão diferentes, enquanto que 26% não notaram diferenças.
Por fim, os empreendedores da Capital gaúcha disseram o que esperam para o desempenho das vendas neste Dia dos Pais, em comparação a 2020. Cerca de 5% dos entrevistados acreditam em vendas superiores a 30%; 21% acreditam em vendas superiores entre 20% e 30%; 10% aguardam uma comercialização superior entre 11% e 20%; outros 21% apostam em vendas superiores entre 1% e 10%; já 32% esperaram o mesmo desempenho do último ano; e 10% imaginam um desempenho inferior, se comparado a 2020.