Quarta-feira, 16 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Tribunal de Contas da União vai auditar mais de 4 mil urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições

Compartilhe esta notícia:

Segundo a Corte, essas auditorias não são apurações paralelas. (Foto: Senado Federal)

O TCU (Tribunal de Contas da União) informou que fará auditoria de mais de 4 mil urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições de 2022. A corte afirma “que tem realizado auditorias em todo o processo de votação brasileiro, seguindo rigorosamente os padrões internacionais expedidos pela Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai). Os auditores federais de controle externo que compõem as equipes são todos servidores concursados, estáveis e independentes. Essas auditorias não são apurações paralelas. Todas as etapas do trabalho têm ocorrido com total cooperação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma delas consiste em realizar testes amostrais em 4.161 urnas eletrônicas, em operação no dia da votação, para aferir a integridade dos boletins de urna (BUs). A integridade dos BUs é indispensável para a correta apuração dos votos depositados e a viabilização de recontagem e auditagem posterior”.

Vias impressas

A ação funcionará assim: vias impressas dos BUs serão recolhidas nas seções eleitorais pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que as encaminharão ao TSE. A Corte Eleitoral, por sua vez, as entregará ao TCU, para que seus auditores possam comparar a informação do documento físico com a disponibilizada pelo TSE na rede.

Resultado final

O TCU dará ciência ao TSE da amostra selecionada após a conclusão dos procedimentos de totalização e recebimento dos respectivos dados. Com essa ação, a Corte de Contas atestará que a informação exposta ao público na seção eleitoral é a mesma totalizada pelo TSE e que compõe o resultado final da eleição.

Prestação de contas

A Corte de Contas acompanhará o trabalho do TSE até a divulgação do resultado das eleições deste ano. A auditoria do trabalho da Justiça Eleitoral será feita com foco na transparência e na prestação de contas à sociedade.

Conferência

Veja o que diz o TSE sobre o Boletim de Urna: “O Boletim de Urna (BU) é um dos principais instrumentos de transparência das eleições, colocado à disposição da sociedade. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incentiva a conferência dos BUs por eleitoras e eleitores, candidatas e candidatos, federações e partidos políticos, e entidades fiscalizadoras, demonstrando a integridade do sistema e o absoluto compromisso com a decisão soberana do eleitorado. Com o BU, conferir o resultado é instantâneo, rápido e simples. Tradicionalmente afixado na porta da seção eleitoral, nas Eleições 2022, ele também estará ao alcance de todo e qualquer interessado na internet, podendo ser acessado via aplicativo. O Tribunal irá fornecer esse serviço logo após o fechamento das urnas. Em anos anteriores, os boletins eram publicados na internet em até três dias depois do pleito.

A urna imprime, em cinco vias, o BU, que contém a quantidade de votos registrados na urna para cada candidato e partido. Uma das vias impressas é afixada imediatamente no local de votação, visível a todos, para que o resultado da urna se torne público e definitivo imediatamente após o encerramento da votação. O Tribunal está orientando inclusive que presidentes de mesa e mesários levem uma cópia do BU para conferência com a imagem do mesmo BU que será colocada à disposição na internet.” As informações são do TCU e do TSE.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Após seis meses, governo federal segue sem previsão de distribuir absorventes a mulheres
Procuradoria-Geral da República defende arquivamento de inquérito sobre interferência de Bolsonaro na Polícia Federal
https://www.osul.com.br/tribunal-de-contas-da-uniao-vai-auditar-mais-de-4-mil-urnas-eletronicas-no-primeiro-turno-das-eleicoes/ Tribunal de Contas da União vai auditar mais de 4 mil urnas eletrônicas no primeiro turno das eleições 2022-09-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar