Sábado, 12 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fair

Economia Warner e Discovery se unem para criar gigante de streaming maior do que a Netflix

Compartilhe esta notícia:

O filme Harry Potter, produção do estúdio Warner Bros é um dos produtos alvo da fusão entre a Warner e o Discovery. (Foto: Reprodução)

A gigante de telecomunicações norte-americana AT&T selou o acordo para fundir sua marca WarnerMedia – que detém o estúdio Warner Bros e os canais HBO e CNN – com a rival Discovery, que reúne as marcas Discovery Kids, TCL, Food Network, Oprah Winfrey’s OWN, entre outras. O anúncio da fusão foi feito nesta segunda-feira, mas a informação circulou na imprensa americana já no domingo.

Se confirmada por autoridades que regulam a concorrência, o que é esperado pelas empresas para 2022, a união criará uma empresa de mídia maior que a Netflix e a NBCUniversal em termos de faturamento, ficando apenas atrás da Disney.

O negócio vai unir um dos estúdios mais poderosos de Hollywood, lar das franquias Harry Potter e Batman, com os programas de casa, culinária, natureza e ciência do Discovery.

Um dos objetivos é ajudar ambos os grupos a se reafirmarem no mercado de streaming. O valor avaliado para criação deste novo grupo de mídia é de US$ 150 bilhões (quase R$ 800 bilhões).

No portfólio da Discovery estão ainda o Animal Planet e o Discovery Channel. A empresa atualmente tem um valor de mercado, incluindo dívidas, de cerca de US$ 30 bilhões.

A fusão também seria uma reviravolta significativa para a AT&T, gigante das telecomunicações mais conhecida pelas linhas de fibra e torres de celular do que por produzir entretenimento e cortejar Hollywood.

Especialistas do setor questionaram a ousada compra da Time Warner pela AT&T em um momento em que o cancelamento das assinaturas de serviços de televisão a cabo estava começando a se acelerar. Agora o grupo reforça os investimentos no streaming.

A nova empresa será maior do que a Netflix ou a NBCUniversal. Juntas, WarnerMedia e Discovery geraram mais de US$ 41 bilhões em vendas no ano passado, com um lucro operacional de US$ 10 bilhões.

Essa soma colocaria a nova empresa à frente da Netflix e da NBCUniversal, mas ainda atrás da Walt Disney Company. Será então a segunda maior empresa de mídia dos Estados Unidos.

Para competir com a Netflix e com a Disney, a AT&T e a Discovery investiram pesadamente em streaming.

A AT&T gastou bilhões na construção do HBO Max, que agora tem cerca de 20 milhões de clientes. A Discovery tem 15 milhões de assinantes de streaming global, a maioria deles para seu aplicativo Discovery +. A Netflix tem mais de 270 milhões de assinantes.

A WarnerMedia é dirigida por Jason Kilar, 50 anos, um dos pioneiros do streaming e o primeiro executivo-chefe do Hulu. O Discovery é liderado há 14 anos por David Zaslav, 60 anos, que o ajudou a se tornar um gigante da realidade.

Zaslav vai assumir a liderança da nova empresa, fruto da fusão. As informações são do jornal The New York Times.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O agronegócio e a mineração, setores da economia considerados primários, ganham força no País em meio à crise econômica provocada pela pandemia
Governo federal prevê alta em índice de correção, e valor do salário mínimo pode subir mais em 2022
Deixe seu comentário
Pode te interessar