Últimas Notícias > Colunistas > Desembargador Thompson Flores confirmado na 8ª Turma do TRF4, que cuida da Lava-Jato

Ação solidária da Ulbra auxilia alunos do Quilombo Areal da Baronesa

Campanha envolve doação de material escolar e projetos pedagógicos. (Fotos: divulgação)

Aumentar a corrente solidária e promover a proteção e inclusão de estudantes do Quilombo Areal da Baronesa. Esse é o objetivo de campanha promovida pela Ulbra, que faz um convite à comunidade para doação de material escolar para alunos quilombolas do 1º ao 9º ano. A iniciativa já está ocorrendo e o posto de coleta do material é a Capela Universitária no campus Canoas.

As ações de educação da Ulbra, por meio da Diretoria de Extensão, vão além da ajuda com material escolar às crianças e adolescentes do quilombo, que fica no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Também são desenvolvidos projetos, como o de apoio psicopedagógico com alunos que possuem dificuldade de aprendizagem, alfabetização de adultos, geração de renda e promoção da saúde, que é uma ação realizada também em outros quilombos, que trata de doenças específicas dos afrodescendentes, conforme explica a diretora de Extensão da Ulbra, Simone Imperatore.

Os projetos da Ulbra no território quilombola estão focados nas diferentes fases do desenvolvimento dos estudantes nas etapas e modalidades da educação básica. Também promove o diálogo entre a comunidade e outros grupos sociais sobre conhecimentos, valores, modo de vida e orientações políticas e religiosas próprias da cultura local, acrescenta a diretora Simone.

Conforme a representante da quarta geração de moradores do território quilombola, Fabiana Xavier, a Ulbra tem um olhar diferente e transformador para a realidade da comunidade, sabendo ouvir as necessidades e percebendo quais trabalhos precisam ser desenvolvidos, onde os participantes são instigados a se sentir capazes de romper seus limites, em todas as idades.