Home > Colunistas > Carlos Alberto Chiarelli

O rabo do gato

Congresso Nacional (Foto: Banco de Dados)

1. Era um grupo grande, de gente pequena. Estávamos na última década do século. E do milênio: a dos noventa, no calendário gregoriano. Vivia-se um tempo agitado. Os jornais e a própria mídia eletrônica – um tanto encabulada – descobriram que a imprensa não existia só para publicar notas oficiais: A maior parte do noticiário, se não era igual, lembrava bastante a chatice – que até hoje mantêm o mesmo padrão – da “Voz do Brasil”.

2. Nesse clima, criou-se a CPI, na Câmara dos Deputados. Seus integrantes foram batizados de “Anões do Orçamento”. Surgira, em função de múltiplas manchetes que denunciavam a ocorrência de uma grossa “farra” promovida por vários deputados (a maioria do PMDB) que, integrando a bancada majoritária na Casa, apossaram-se da poderosa e sedutora Comissão de Orçamento.

3. O grupo, a maioria de baixa estatura, originário de vários Estados (até gaúcho tinha) organizou em princípio silenciosamente, uma verdadeira máfia, passando a manipular sem atenção as regras legais do Orçamento.

4. Os integrantes da quadrilha passaram a fazer uso de argumentos monetários e de fácil entendimento logo assimilados pelos prefeitos. Boa parte dos burgomestres gostam da iniciativa: o parlamentar que os procurava parecia ser o próprio Rei Midas. Passaram os proponentes congressistas a, na prática, oferecer um cesto surtido de bens (ao gosto dos Prefeitos), liderado pelo atendimento a área de saúde – por ex.: cirurgias, construções de hospitais, medicamentos e até equipamento tecnológico moderno.

5. Não esqueciam, no entanto, em segundo lugar de valorizar a área de transporte: que sempre ensejou grande retorno eleitoral, principalmente quando se prometia a pavimentação de pequenas estradas ligando a sede do município à BR mais próxima. Tal perspectiva era recebida pelo prefeito com alegria, pela esperança, e com frieza – por ser uma história já repetida as vésperas de eleições. Verbas para educação não eram esquecida, especialmente para a construção de escolas e, volta e meia, para o erguimento de um ginásio municipal. O prefeito com outras prioridades logo ficava pensando (ah! Com que inveja ficariam os prefeitos vizinhos quando ele, o “João do sétimo distrito”, orgulhoso Intendente de Laranja Amarela, inaugurasse o novíssimo Paço Municipal. Claro que o deputado “padrinho” cortaria a fita inaugural fazendo um “emocionante discurso oficial”.

6. Até aí, sem “maracutaias”; sem superfaturamento e sem sobre preços. Os mais generosos poderiam achar que seriam paradoxais “pecados virtuosos”? Num pensamento inocente, acreditar que era tudo um festival de ingenuidade. Nessa postura de bondade derramada, julgavam que poderia criticar-se o fato de a escola ser construída em Limonada do Norte, quando Carvão Duro estava mais necessitada; ou, por vaidade, fazer um edifício, possivelmente voluptuário para a prefeitura, quando, com o mesmo dinheiro, poderiam ser implantadas duas escolas em bairros carentes. Daí em diante, vem o pior. Alucinados com o “facilitário”, alguns (não muitos, mas bastante) – os verdadeiros “anões do Orçamento” – montaram a criminosa e lucrativa “empresa” que distribuía verbas para, preferencialmente sua região eleitoral. Em função da obra não realizada, simplesmente inacabada, todas ilicitamente majoradas, estava aberto o caminho para exorbitância no preço. É dela que saia a “coima” do parlamentar. No mínimo com a concordância remunerada do prefeito.

7. A criação da CPI pôs em alvoroço as ratazanas parlamentares. A investigação mostrou a milionária quantidade de recursos públicos desonestamente, desviados, e, logo, identificou o destino dos milhões “roubados”: o bolso grande dos ladrões (anões)pequenos.

8. Para a época, macro fortuna; para os tempos de “Lava-Jato”, uma gorjeta que não absolve, mas minimiza a gravidade do delito dos homens pequenos.

9. Na prática, além da saudável cassação dos parlamentares envolvidos (houve casos de injustiça) praticou-se uma limpeza higienizante. Restou a imagem de um deputado baiano – João Alves – que era, na prática, o relator, mais ou menos permanente, a figura que encarnava a Comissão de Orçamento. O tipo padrão do Deputado investigado pela CPI.

10. Com a maior cara de pau, ao ser interrogado sobre a origem de sua grande e recente fortuna, explicou sem pestanejar: “Eu sempre fui um homem de sorte porque acertei, no mínimo 25 vezes, os números da Mega-Sena. E, na quase totalidade desses acertos, o fiz sozinho.

11. Indiscutivelmente, era mesmo um “homem de sorte”. Fico imaginando se os larápios daquele tempo tivessem de enfrentar a sofisticação investigativa empregada exitosamente tanto no “mensalão” (verdadeiro mestrado) como na Lava-Jato (autêntica batalha tipo doutorado na investigação criminal), não haveria prêmios da Mega-Sena para ilustrar a figura “símbolo” do processo: “um gato escondido com o rabo de fora”.

Pessimismo?

(Foto: Reprodução)

1.Os homens e mulheres “livres” vivem em casa com a proteção de cercas elétricas e tem medo da convivência pública das ruas. Parece que se chegou a um paradoxo: desfrutar da liberdade é mais que uma ousadia. É um perigo.

2. A manchete de hoje, seguramente, é menos alarmante do que a de amanhã. Se hoje se noticia que delinqüentes mataram bebês no berço, amanhã – corre-se o risco? – de que uma nova manchete (será possível?) levante-se a suspeita de que bebês estariam matando.

3. A civilização, que é a vitória da educação sobre a barbárie, construída e reconstruída pelo e para o homem, dia após dia, causal ou causalmente, das cavernas de pedra bruta de neandertal às sala atapetadas da ONU foi inventando e sendo reinventada por estadistas, magos, ditadores, religiosos, demagogos, mártires, crentes que exercitaram o delírio, quase orgástico, incontrolável do poder ou por ele foram perseguidos.

4. De repente, como simples cidadão, a gente se apercebe que cadeia não é mais prisão. Transformou-se em Fórum de presos que se reúnem para deliberar sobre a vida e a morte dos que ainda não foram sentenciados, a partir de o processos se iniciam pela sentença final, despreocupados com a prova, um detalhe, “sem importância”, em mãos de um poder que se amplia criminosa e continuadamente.

5. Os presos travam batalhas sangrentas em que não há empates e só um sobrevive. Disputa-se espaço físico para o poder que vem da ignomínia do traficar onde não se aceita arrependimento, fazendo-nos depender de quem a distância nos deixa viver. O verdadeiro poder esta nas mãos de quem decide quem e quando alguém deverá morrer. Subverte-se a organização jurídica e política da sociedade, que é o Estado, sitiado pela força que, encurralada, o encurrala; força que deve defendê-lo, mas, caso a caso, até por interesse e pretensa legítima defesa chega a atacá-lo e a própria sociedade.

6. Há destruição constante dos valores reais, que embargaram a construção e a reconstrução dos alicerces da sociedade. Existe uma triste depreciação da ética que se vai afundando na lama e com ela conceitos, valores e condutas.

7. A divulgação dos escândalos de hoje já traz o indicio do escândalo seguinte. Ocorrem em tal quantidade que não permitem mais que se saiba quem é e quem não é, se foi ou se não foi. São tais e tantas aversões que ao se generalizar-se o delito e sua redundância clamorosa, faz do parecido diferente um igual.

8. E passa a valer em nome da corrupção o nivelar por baixo, e forçando-se por
incluir a todos, estimulando a adoção de lema amoral e imoral:
“Se todos são e fazem, porque não serei e não farei também?” Bandeira hasteada pela corrupção, chega a nos abater com a condenação a desesperança.

9. Não imaginaria o bom cidadão de qualquer nacionalidade e/ou naturalidade ter de defrontar-se, no agora, com uma sociedade soberba pelos seus prosaicos avanços materiais, que não conseguem esconder a criminosa anarquia institucional e o caos, feito de insegurança e medo deste mundo dos que são – se passam por – loucos como Donald Trump e Putin de outros menos votados.

Mal agradecido

Supremo Tribunal Federal (Foto: Divulgação)

1. O nosso STF (Supremo Tribunal Federal), diferente de modelos, como o italiano e o francês – e, de certa maneira, do norte-americano – também é guardião e intérprete da Constituição. No entanto, em situações especiais, acolhe, para dirimir, como se fosse quarta instância, conflitos ordinários, isto é, não decorrentes de exegese suscitada por divergência de interpretação e/ou da aplicação do texto constitucional.

2. Tão alargada competência fez (e faz) com que os ministros tenham milhares de processos para relatar (ministro Teori Zavascki tinha mais de 8 mil) e, por isso, mesmo com dedicação organizada, acabam “soterrados” pelos números avassaladores de ações que repassam, empoeiradas, por anos, formando um volumoso passivo de Justiça inerte.

3. Talvez o Supremo ao não julgar, crie na sociedade, uma doentia desesperança, efeito da imagem refletida de uma Justiça omissa, perdidas – até mesmo – as referências implantadas e a descrença na certeza.

4. Não são números inúmeros e estratagemas bastante discutíveis para decidir por meio de sumulas, efeitos vinculantes etc, trazem à cena a sentença por analogia ou, na voz do povo, por parecença, buscando o “perfeito desejado” mas nunca alcançado. Fazer do Supremo uma Corte de cassação (como na Itália) seria uma provável garantia – o que é uma quase exigência de uma democracia – dando-lhe um direito e um dever de não descuidar da Constituição, pilar mestre de sustentação do Estado de Direito.

5. O nosso Supremo tem estado no olho do furacão. Nestes últimos – e não poucos – anos deu-se-lhe (ou se lhe cobrou) a possibilidade de decidir sobre questões de natureza e formas diversificadas. Muitas vezes, teve de assumir a tarefa decisória, não tanto por que estivesse claramente no espaço de sua competência mas porque ou o Executivo, ou o Legislativo, ou ambos, em cuja área se instalara o conflito, por não querer, por não poder, ou ainda por não saber resolve-lo batiam (ou batem) às portas da Justiça.
Há quem diga que Poder realmente, no Brasil, é o Judiciário, exercitado, dia-a-dia, pelo Supremo, através de decisões que, mantendo o conteúdo jurídico, cada vez mais não perdem a chance de não quererem que neles se descubra a opção ideológica do julgador.
Isso é o que permite (dentro do panorama de varias situações) dizer-se que – infelizmente o mal é endêmico e contagioso – o placar político na Corte Suprema dos Estados Unidos é 4×4 (conservadores e progressistas), tão carimbados os julgadores a nível público.
A gente gostaria que fosse diferente, mas não é.

6. Por isso, ao observador, tão isento quanto possível, não surpreende que Temer tenha indicado Alexandre de Moraes, seu ministro da Justiça, doutor em Direito, Jurista de valor reconhecido, professor na USP, para a vaga existente.

7. Ninguém indicará um inimigo. Importante é que, na sabatina no Senado, ele mostre – talvez uma quimera – que preenche os requisitos e que, nomeado ministro, esquecerá suas ligações e preferências passadas, agindo com independência.
Para evitar desconfianças, aceita-se que seja mais realista que o Rei e até um pouco mal agradecido com seu padrinho.

8. O que nunca ocorreu é de ter alegado que um ministro tenha sido fruto do “Espírito Santo”. Em toda a parte, a “novela” da indicação é consequência da busca de indispensável apoio, até mais do que político: ATÉ PARTIDÁRIO.

9. O ideal – sejamos honestos – teria o jurista, quando empossado, fazer (ou sofrer: parece impossível …) um ato de fé de comprometido ouvido. Enfim, uma virtuosa e seletiva perda de memória, nunca mais lembrando quem fora seu padrinho.

10 . Diga-se o que se disser, todo ministro do STF ou é uma figura jurídico-política ou político-jurídica.
E, aproveitando a sabedoria popular, confirma-la: “quem tem padrinho (vira ministro) além de não morrer pagão”.

  • Armando Burd

    últimas notícias

    • Bisturi afiadíssimo 24/02/2017 Plenário do Congresso aprovaráO projeto enviado ontem pelo governo federal ao Congresso para socorrer estados falidos é um divisor de águas na gestão pública brasileira. Impõe condições para uma cirurgia profunda, que obrigará a um período longo na Unidade de Tratamento Intensivo com tubo de oxigênio ao lado do leito. Depois, a sala de recuperação até ganhar alta. É ...
    • Chance não deve ser perdida 22/02/2017 Alexandre de MoraesA escolha de Alexandre de Moraes não se esgota em si. Caso o Congresso queira romper com a condição de submisso, sairá logo em busca de outra forma que impeça a existência de um único eleitor no País, o chefe do Executivo, para definir cada novo ministro do Supremo Tribunal Federal. O indicado, eventualmente, julgará ...
    • Não sai do lugar 21/02/2017 Deputado Elton WeberCompletam-se hoje dois anos do registro no protocolo da Assembleia Legislativa do projeto de lei do deputado Elton Weber. Tem apenas dois artigos e o primeiro resume: “Fica garantido, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, que as terras dos agricultores e empreendedores familiares detentores de propriedades de até 4 módulos fiscais e ...
    • Remédio amargo 21/02/2017 PROJETO1O governo federal envia hoje ao Congresso Nacional novo projeto de recuperação fiscal para os Estados em dificuldades. O texto anterior foi descaracterizado na Câmara dos Deputados porque rejeitou as contrapartidas. Se os Estados não apertarem o cinto, adequando a receita às despesas, suas dívidas aumentarão e, dentro de dois anos, baterão mais uma vez ...
    • 30 anos de um lance errado 19/02/2017 GLOBO2A cada começo de campanha presidencial, ressurgem propostas para solução de males. Uma delas é com relação ao que o governo federal deve aos bancos. A fórmula da moratória foi posta em prática a 20 de fevereiro de 1987, sob alegação da falta de dinheiro para honrar as parcelas. Em rede nacional de rádio e TV, ...
    • Dilma vem aí 19/02/2017 DILMA2Após entrevista à Agência France Presse em que a ex-presidente Dilma Rousseff admite concorrer às eleições de 2018, surgem especulações. Uma é que disputará vaga ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Militantes do PT de todo o País viriam para a campanha, tornando a corrida empolgante e fato político de repercussão internacional. BOTOU A CORRER De ...
    • Chegando ao extremo 17/02/2017 Governador PezãoO artigo 34 da Constituição Federal prevê os casos em que a União intervirá nos Estados. Um deles é a necessidade de reorganizar as finanças da unidade da Federação. Alguns governadores, que não veem mais saída, começam a cogitar a hipótese. Luiz Fernando Pezão, do Rio de Janeiro, não faz segredo sobre o assunto. Com ...
    • Com ou sem pluralismo 15/02/2017 QUADRO1A comissão especial da Câmara dos Deputados, que analisa o projeto de lei da Escola sem Partido, ouve esta semana convidados favoráveis e contrários à proposta. A meta é coibir a propaganda político-partidária em sala de aula. Foram mostrados aos parlamentares vídeos de professores, fazendo doutrinação política e desequilibrando o aprendizado que deve se basear ...
    • Não falta dinheiro 15/02/2017 (Foto: Banco de Dados)Nos últimos anos, os balanços de grandes bancos trazem, invariavelmente, lucros de mais de 20 por cento. Alguns chegam a 30 por cento, mesmo quando a economia está abaixo de zero. Na maior parte, resulta do pagamento de juros pelo governo federal que precisa rolar suas dívidas. Herança do tempo em que governantes faziam empréstimos ...
    • Rápido e objetivo 14/02/2017 TemerO pronunciamento-relâmpago de ontem foi mais do constitucionalista do que do presidente da República. Michel Temer enfatizou que, se houver denúncia, a partir de um conjunto de provas que possam conduzir ao acolhimento, o ministro envolvido será afastado provisoriamente. Se virar réu, o afastamento se tornará definitivo. É a saída ética e legal. Outra hipótese ...
    • Pedir não custa 13/02/2017 COFRE12Na renegociação da dívida, existe a possibilidade de o governo do Estado solicitar aval da União para empréstimo bancário de 25 bilhões de reais. Teria destinação exclusiva de saldar os precatórios, em torno de 12 bilhões, e o piso salarial do magistério em atraso, que atinge 13 bilhões. Se o objetivo for alcançado, o governo ...
    • Qualquer desperdício eliminará dialogo 12/02/2017 FAZENDA12Após o encaminhamento das renegociações do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, governadores de outros Estados começarão a romaria a Brasília. Para orientar, técnicos do Ministério da Fazenda têm cartilha pronta aos pedintes. Inclui extremo rigor para evitar desperdícios com compras desnecessárias e inadequadas, por onde o dinheiro escorre. Será sem precedentes o ...
  • Flávio Pereira

    últimas notícias

    • PP diz que Previdência não é deficitária, e cobra posição da bancada federal 22/02/2017 (Foto: Reprodução)O tema Reforma da Previdência mereceu uma análise da bancada estadual do PP. Ontem, o líder da bancada, deputado João Fischer, o Fixinha, informou à coluna que depois de analisar o tema os deputados do bloco decidiram enviar correspondência para os deputados federais do partido solicitando uma posição em relação à Reforma da Previdência, especialmente ...
    • PDT pode adiar para 2018 desembarque do governo Sartori 21/02/2017 Sartori (Foto: Divulgação)A saída do PDT da base de apoio do governador José Ivo Sartori (PMDB) já não teria o apoio da maioria do partido. A saída, prevista para ser anunciada no início de março, poderá ocorrer apenas em 2018, e apenas para os detentores de cargos que precisem cumprir com os prazos da lei eleitoral para ...
    • Líder do Governo sugere que deputado Lara usou “informações falsas” sobre Lei Kandir 20/02/2017 Luis Augusto Lara (Foto: AL/Divulgação)A repercussão da informação trazida pelo deputado Luis Augusto Lara (PTB) ao programa Pampa Debates comandado por Paulo Sergio Pinto, na TV Pampa, dando conta de créditos originários de benefícios da Lei Kandir, que num encontro de contas apresentaria superávit em favor dos gaúchos, levou o governo a um movimento forte de contra-informação. O comentário de ...
    • Perondi diz que reforma da Previdência “não tira direito de ninguém” 17/02/2017 Darcísio Perondi (Foto: Divulgação)Vice-líder do governo, o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB) tem sido um dos mais ferrenhos defensores da proposta de reforma da Previdência que tramita no Congresso. Esta semana, Perondi reiterou que “tem duas razões básicas para fazer essa reforma da Previdência. A primeira é uma causa da natureza humana: hoje no Brasil as famílias, mulheres e ...
    • Marchezan vai ao TCE pedir investigação em órgãos da prefeitura 16/02/2017 (Foto: Reprodução)O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, fez um movimento ousado ontem, ao pedir que o Tribunal de Contas do Estado realize inspeções rigorosas no Departamento de Esgotos Pluviais, Fundação de Assistência Social e Cidadania, Carris e Departamento Municipal de Limpeza Urbana. Marchezan e seu vice, Gustavo Paim estiveram pessoalmente no TCE, e conversaram com ...
    • Governo do Estado quer duplicação da RS-118 em um ano 15/02/2017 (Foto: Reprodução)O governo do Estado fez um movimento importante ontem, ao publicar no Diário Oficial, autorização para que o Daer, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, retome a concorrência para escolher a empresa que assumirá as obras de retomada da duplicação da RS-118, que foram abandonadas pela construtora Triunfo. O gargalo da obra está entre os ...
    • Câmara pode votar projeto que permite a caça de animais 14/02/2017 (Foto: Reprodução)Enquanto o grosso do noticiário está voltado para os grandes escândalos, silenciosamente a Câmara dos Deputados poderá votar um projeto no mínimo polêmico: o Projeto de Lei 6268/16, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que prevê a caça de animais, mas formalmente autoriza “a regulamentação de manejo, controle e exercício de caça de animais silvestres”. “Evitaremos ...
    • Contra o crime organizado, polícia organizada 13/02/2017 (Foto: Polícia Civil/Divulgação)Ao integrar os serviços de inteligência das polícias, e destinar recursos às atividades-fim de cada corporação, o Plano Nacional de Segurança assinado na última sexta-feira pelos ministros da Casa Civil, da Justiça e Segurança, e o governador José Ivo Sartori, marca um início promissor. Soma-se a isso a injeção de recursos na atividade-fim de cada ...
    • Em pauta, a Segurança Pública do RS 10/02/2017 Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (Foto: Eduardo Aiache/Palácio do Planalto)O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, não só confirmou o encontro do ministro da Justiça nesta sexta-feira em Porto Alegre para tratar da segurança pública, como confirmou presença. Ontem, no final da tarde, Padilha confirmou que estará “com o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e o ministro-interino da Justiça, José ...
    • Governo Sartori herdou rombo de R$ 25 bilhões 09/02/2017 Governador José Ivo Sartori (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)Os números que começam a surgir na auditoria das contas do Estado são realmente impressionantes. O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, ao apresentar os números para os técnicos do governo federal que examinam as contas gaúchas, revelou que ao tomar posse, o atual governo encontrou um rombo financeiro estimado em R$ 25,2 bilhões para os ...
    • Currículo de Alexandre de Moraes é imbatível 08/02/2017 Temer indicou Alexandre de Moraes (foto) para o Supremo (Foto: AE)Antipatias pessoais à parte, o currículo de Alexandre de Moraes, indicado para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, é imbatível, até mesmo se comparado aos atuais ministros da Corte. Alexandre de Moraes foi o primeiro colocado no concurso para promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Doutor em Direito do Estado e ...
    • Aposentadoria rural estará na pauta da próxima Expodireto 07/02/2017 Mauro VieiraA polêmica criada em torno da proposta de a reforma da Previdência e os impactos na Aposentadoria Rural levaram a Fetag, Federação dos Trabalhadores na Agricultura, a promover ontem em Porto Alegre, um debate que reuniu vários integrantes da bancada gaúcha. A senadora Ana Amélia (PP) que participou do encontro, renovou seu compromisso de não ...
  • Efemérides

    últimas notícias

    • Fatos históricos do dia 24 de fevereiro 24/02/2017 (Foto: Banco de Dados/O Sul)Eventos  303 — O imperador romano Galério publica o édito para o início da perseguição aos cristãos numa parte do império. 1777 — Morre D. José, 25 rei de Portugal, subindo ao trono a sua filha Maria. 1891 — Promulgada a primeira Constituição republicana do Brasil. 1917 — Primeira Guerra Mundial: O embaixador americano em Londres é informado sobre ...
    • Fatos históricos do dia 23 de fevereiro 23/02/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1525 — Morte do Marechal francês Jacques de la Palice, na Batalha de Pavia. 1797 — Todos os detentores de bens da Coroa portuguesa e os herdeiros de morgados ou capelas passam a ter que servir no Exército ou na Marinha, sob pena de devolução dos bens. 1812 — Invasões Francesas: Napoleão Bonaparte renega a Concordata com ...
    • Fatos históricos do dia 22 de fevereiro 22/02/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1775 – Pio VI se torna o 250 papa. 1819 – Tratado de Adams-Onís entre Estados Unidos e Espanha, em que a Flórida é cedida pela Espanha aos Estados Unidos. 1836 – Criação da cidade de Uberaba (MG). 1939 – Petróleo jorra pela primeira vez no Brasil, no poço de Lobato (Salvador, Bahia). 1974 – O Paquistão reconhece a ...
    • Fatos históricos do dia 21 de fevereiro 21/02/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1431 – Começa o julgamento de Joana D’Arc. 1848 – Publicação do Manifesto Comunista. 1885 – Conclusão da construção do Monumento a Washington. 1895 – Alfred Dreyfus, oficial francês acusado injustamente de traição, é deportado para a Ilha do Diabo. 1916 – Primeira Guerra Mundial: na França, começa a Batalha de Verdun. 1925 – A revista The New Yorker é ...
    • Fatos históricos do dia 20 de fevereiro 20/02/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1255 — O rei Afonso III de Portugal doa os castelos de Ayamonte e Cacela para o Mestre da Ordem de Santiago, D. Paio Peres Correia. 1464 — Bragança é elevada à categoria de cidade. 1547 — Eduardo VI é coroado Rei da Inglaterra. 1653 — Termina a Batalha de Portland na Primeira Guerra Anglo-Holandesa. 1725 — O primeiro ...
    • Fatos históricos do dia 19 de fevereiro 19/02/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 197 — Inicia-se a Batalha de Lugduno, entre os exércitos do imperador romano Septímio Severo e do usurpador romano Clódio Albino. 607 — É eleito o Papa Bonifácio III. 1649 — 2 Batalha dos Guararapes (término das Invasões holandesas do Brasil). 1737 — Fundação da cidade de Rio Grande pelo brigadeiro José da Silva Pais. 1766 — Em Portugal, ...
    • Fatos históricos do dia 18 de fevereiro 18/02/2017 (Foto: Reprodução)Eventos 1808 – Dom João VI cria a Escola de Cirurgia da Bahia, primeira escola de medicina do Brasil. 1861 – O Alabama se junta aos Estados Confederados da América. 1885 – Primeira edição de As Aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain. 1924 – Provável data em que se vinculou Nova York à expressão Grande Maçã (Big Apple). 1930 ...
    • Fatos históricos do dia 17 de fevereiro 17/02/2017 Eventos 1600 – O filósofo Giordano Bruno é condenado à morte na fogueira pelo papa Clemente VIII. 1800 – Desempatado o resultado das eleições norte-americanas: a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América decide que Thomas Jefferson será o presidente, e seu concorrente, Aaron Burr, vice. 1867 – O primeiro navio atravessa o Canal de Suez. 1941 – ...
    • Fatos históricos do dia 16 de fevereiro 16/02/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos  1630 – Invasão holandesa do Brasil: Tropas holandesas entram em Olinda (PE). 1773 – As distinções entre cristãos velhos e cristãos-novos são abolidas em Portugal. É igualmente decretada a destruição dos registros cadastrais dos judeus. 1808 – Invasões Francesas: França invade a Espanha. 1832 – Charles Darwin em sua volta pelo mundo a bordo do HMS Beagle visita ...
    • Fatos históricos do dia 15 de fevereiro 15/02/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1145 — Eleito o papa Eugênio III. 1786 — William Herschel descobre a Nebulosa Olho de gato. 1775 — É eleito o papa Pio VI. 1804 — Publicado em Nova Jérsei um ato que liberava inicialmente todos os filhos de escravos da escravidão. 1878 — Fundação do Theatro da Paz em Belém do Pará. 1917 — Fundação do Instituto de ...
    • Fatos históricos do dia 14 de fevereiro 14/02/2017 efeEventos 842 – Pronunciamentos do Juramentos de Estrasburgo: o primeiro documento em que se identifica indícios de haver uma língua francesa dissociada do latim. 1130 – Começa o pontificado do papa Inocêncio II. 1630 – Dá-se início à fase de resistência às Invasões holandesas do Brasil. 1663 – Canadá se torna uma província da França. 1793 – França anexa Mônaco; ...
    • Fatos históricos do dia 13 de fevereiro 13/02/2017 efeEventos 1130 – Papa Inocêncio II é eleito. 1542 – Gonzalo Pizarro e Francisco de Orellana descobrem o rio Amazonas; e a rainha da Inglaterra, Catherine Howard, é executada por ordem do marido, Henrique VIII. 1633 – Galileu Galilei é detido pela Inquisição da Igreja Católica. 1668 – Fim da Guerra da Restauração, com a assinatura do tratado de ...
  • Carlos Alberto Chiarelli

    últimas notícias

    • Na porta de casa 24/01/2017 (Foto: Reprodução)Há uma hostilidade. Não, não é exatamente isso. Há um desencanto. Não, também não é isso. Há um desapreço – talvez seja bem isso – de grande parte da sociedade mais informada com relação aos partidos políticos. Somem-se os que depreciam aos que se empenham em não aceitar a existência dos partidos políticos, qual a necessidade ...
    • A mudança 14/01/2017 (Foto: Banco de Dados)Há uma pergunta que, apesar do ano ter mudado, não mudou. A gente faz e se faz perguntas. E a toda a hora fazem para a gente: como é que vai ficar este país? E objetivamente: quem é o homem (ou mulher) para botar em ordem o Brasil, depois da catástrofe “lulista”, dos “malfeitos” dilmistas ...
    • ENCONTROS COM O CAMARADA FIDEL II 09/12/2016 (Foto: Reprodução)Convidado, formalmente, via México, viajei a Havana num Ilyushin (avião Russo mal tratado) operado pelas Linhas Aéreas Cubanas. Colocaram-me na primeira fila, separado dos demais passageiros por uma cortina escura. Recebido pelo Ministro da Educação, fui conduzido a um palacete que fora residência de um mega produtor açucareiro, desapropriada sem pagamento de indenização, por “la Revolucion”. Nesse ...
    • ENCONTROS COM O CAMARADA FIDEL 02/12/2016 Fidel Castro morreu aos 90 anos em Cuba (Foto: AP)Era um almoço oficial no Itamarati. Dia de posse do novo Presidente: o primeiro eleito pelo voto direto nos últimos trinta anos. À mesa, vários chefes de Estado (o Bush, pai, que na época vice, representando os Estados Unidos). A figura mais carismática deixara para confirmar sua presença na noite da véspera, enviando as informações ...
    • VALOR DO VOTO 26/11/2016 (Foto: Reprodução)Não havendo outro melhor, adotou-se, como fundamento operacional da democracia, o principio de prevalência da maioria. Para identifica-la, criou-se o voto, instrumento de manifestação de vontade e aferição de escolhas, que se passou a entender como capaz de traduzir, na vontade coletiva, qual a versão dominante, se mais de uma houver. Ultimamente, tem ocorrido episódios que ...
    • TRUMP NÃO FOI ELEITO 15/11/2016 (Foto: Reprodução)Que se diz que Donald Trump foi eleito Presidente dos Estados Unidos todo mundo sabe. Que foi uma surpresa, também é matéria repetida. Que ele começou como azarão e Hillary como favorita foi a linha assumida por jornalistas metidos a especialistas e que acabaram pagando um mico vexatório. Não querendo ser mais “um sabido fajuto” ...
    • O menino migrante 05/11/2016 Carlos Alberto Chiarelli (Foto: Banco de Dados)A região montanhosa, com rochedos amarelados, oferecia uma paisagem em que se sucediam escarpas e planuras. A estrada, ziguezagueando, via tudo, do alto, dominadora, e se deixava ver, como se modelo fosse, acompanhada, la e acolá, de pequenos casarios geralmente brancos, que pareciam pendurados na moldura da natureza. Ali estavam, na zona da Basilicata, em plena ...
    • DOENÇA INCURÁVEL 29/10/2016 (Foto: Banco de Dados)Na cidade, há alguns anos, foi criada uma associação que congrega um grupo de moradores que sofrem até hoje de doenças incuráveis. Não sei porque era masculina a parceria. Acusa-la, por isso, de machista seria uma inverdade verdadeira, já que nenhuma mulher foi impedida de participar. Também é verdade de que não há registro de ...
    • A ameaça atômica do cacareco 22/10/2016 (Foto: Divulgação)Com o propósito de dar um marco que regrasse a vida de um país que saía, ferido da cruenta Guerra Civil entre sulistas e nortistas, souberam os norte-americanos encontrar George Washington, primeiro presidente, com diretrizes amparando um modelo centralizador (ainda assim muito menos que o nosso atual em que Brasília manda e não pede). Tiveram a ...
    • CÍCERO e os uniformes 06/10/2016 (Foto: Reprodução)Fazemos de conta que não sabemos que existem, neste momento, em nosso país, um pouco mais do que doze milhões de desempregados, numa situação que medeia entre a angustia e a desesperança. As vezes, há quem também aleguem desconhecer (e nem alega) os índices corrosivos, fruto de estatísticas imperiosas, mostrando que somos integrantes (que tristeza!) do ...
    • A PIZZA MARGUERITA 30/09/2016 (Foto: Reprodução)1. Uma dúvida para iniciar. No processo de extinção (ou minimização radical) por que passa o PT (ou o lusopetismo) será que sobrarão só os minguados “sebastianistas”, além de remanescentes do “partido de boquinha”, cujo comprovante de “filiação” é a copia do contracheque da folha do ultimo mês vencido? 2. Fala-se que o tão cobrado “selo ...
    • BRASIL: UM PAÍS E SEUS(?) IMPEACHMENTS 17/09/2016 Collor (Foto: Renato Costa Frame/AE)O caso Collor Cometeu um erro primário: desconsiderou os políticos, especialmente os parlamentares. Alertado seguidas vezes de que existiam Três Poderes e, como ensinavam, há tanto tempo, os enciclopedistas franceses, eram interdependentes. No mínimo, mostrou-se desatento, para não dizer soberbo. Vindo de uma sequência de vitórias pelo voto, julgou-se (isso acontece muitas vezes com muita gente) senhor ...
  • Leandro Mazzini

    últimas notícias

    • Mutirão supremo pela mulher 24/02/2017 A presidente do STF, Cármen Lúcia (Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ)Março, considerado no calendário do Poder o mês das mulheres, não passará batido no cronograma da mulher que preside o Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia. Há uma força-tarefa nos gabinetes dos ministros, a seu pedido, para uma agenda de julgamentos de casos que envolvam os direitos femininos e em defesa da mulher. Só, somente só Não ...
    • Bolsonaro & Bolsokids 23/02/2017 Bolsonaro (Foto: Janine Moraes/Agência Câmara)“Dona” de bom quinhão eleitoral no Rio, a família Bolsonaro vai se desfiliar do PSC em março de 2018. O patriarca Jair, deputado federal, estuda convites de outros partidos que querem lançá-lo ao Planalto. Segundo Bolsonaro, o trato com Pastor Everaldo, presidente do PSC, era lançá-lo se alcançasse 10% das pesquisas – o que já ...
    • Serraglio x Bonifácio 22/02/2017 (Foto: Folhapress)O escolhido do presidente Michel Temer para o Ministério da Justiça é o vice-procurador-geral da República José Bonifácio Borges de Andrada, mas a bancada do PMDB na Câmara aliada a deputados de outros partidos pressiona Temer para indicar o advogado e deputado Osmar Serraglio (PR). Temer faz contas e equação: como não desagradar parte da base ...
    • UNE centro-direita 21/02/2017 (Foto: Reprodução)O PSDB articula com o Palácio do Planalto tirar a UNE (União Nacional dos Estudantes) das mãos do PT, PCdoB e da União Juventude Socialista. O cotado para o comando é o presidente da Juventude Nacional do PSDB, Henrique Vale (PR). O projeto é mudar o perfil ideológico dos estudantes a médio prazo. Inclui o ...
    • Autofagia 20/02/2017 Para economizar R$ 3,6 milhões por ano, o Ministério do Planejamento incluiu cargos comissionados de agências no corte (Foto: Reprodução)Que credibilidade passa ao mercado uma empresa, estatal ou privada, cujo presidente foi alvo da Polícia Federal com busca e apreensão de documentos na própria sede? Essa é a pergunta lançada por deputados do PMDB ao presidente Michel Temer. Eles cobram a demissão de Márcio Lobão, presidente da BrasilCap, do Banco do Brasil. O que conota ...
    • Os “puros” 19/02/2017 Tarso Genro (Foto: Dida Sampaio/AE)A ideia do ex-governador gaúcho Tarso Genro de lançar um partido com os “puros” do PT tem ganhado força com a ponte para pular etapas. Como ficou claro para ele que seu grupo político quer disputar eleições em 2018, vislumbra ajudar a deputada Luiza Erundina (PSOL, ex-petista) a concretizar o Partido Raiz, já registrado e ...
    • Bala na agulha 18/02/2017 (Foto: Reprodução)Diante da iminente reforma da Previdência e a cobrança da sociedade, entidades classistas do setor de segurança pública criaram a UPB – União dos Policiais do Brasil. São civis, militares, guardas municipais, agentes penitenciários e legislativos. Querem fortalecer a demanda pela manutenção em “lei da atividade de risco” na carreira. Não apenas pela periculosidade – ...
    • Moraes articulou com Alckmin candidatura ao governo 17/02/2017 Geraldo Alckmin (Foto: Reprodução)Foi numa segunda-feira do fim de dezembro, na pizzaria Nico Pasta & Basta, no Ipiranga, em São Paulo. Numa mesa em ala restrita capitaneada pelo governador Geraldo Alckmin e o então ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, sentaram-se sete delegados da cúpula da Polícia Civil. Alckmin contou que o ministro Moraes seria o candidato do ...
    • Fim do sigilo & mistério 16/02/2017 O procurador-geral da República, Rodrigo Janot (Foto: Fellipe Sampaio/STF)O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vai pedir ao Supremo Tribunal Federal nos próximos dias a quebra do sigilo do conteúdo de parte das delações da Odebrecht. O clima em Brasília começou a turvar ontem, com a confirmação dada por fontes aos parlamentares, pois trechos do depoimento do ex-presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht virão à ...
    • Paulistas lideram regularização de ativos 15/02/2017 (Foto: Banco de Dados)Os moradores do Estado de São Paulo lideram a regularização de dinheiro não declarado e depositado no exterior, seguindo a Lei 13.254. Segundo levantamento da Receita Federal para a Coluna, eles são mais de 60% das 24.850 pessoas que aderiram ao programa, que prevê 30% de arrecadação para a União – 15% de Imposto de ...
    • Apagão hermano 14/02/2017 (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)Os moradores de Boa Vista (RR) e cidades da fronteira têm sofrido com apagões da Eletrobras Distribuidora Roraima há dois anos. Porque boa parte da energia distribuída no Estado, acredite, é importada do país vizinho, que já vive racionamento. O governo brasileiro busca uma solução rápida para atender a demanda. O Planalto e o TCU ...
    • Além do salário 13/02/2017 (Foto: Reprodução)Os policiais militares grevistas do Espírito Santo exigiram a inclusão de um parágrafo – e conseguiram – na carta de acordo com o governo do Estado, na reunião de sexta-feira à noite, que pode abrir um precedente perigoso para embate entre as forças policiais. O conteúdo indica que há algo mais sério na demanda além ...
  • Sociedade – Gasparotto

    últimas notícias

    • Agenda 27/02/2017 Bia Diamante estreia novo trabalho no dia 11 de março. (Foto: Reprodução)Gasparotto Bia Diamante , carioca que vive em Porto Alegre há 18 anos, descobriu seu entusiasmo com a dança ao assistir um espetáculo, chamado Cravos, da coreógrafa alemã Pina Bausch. Agora, vai estrear o novo trabalho, “Composições Existenciais”, dia 11 de março, inaugurando seu estúdio, a Sala Cênica. Em cena, Mara Nunes , 53 anos, ...
    • Foliões em dois tempos 26/02/2017 As jovens Luana Gomes e Helena Cunha acompanharam a passeata do Bloco Maria do Bairro. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto     “Paz, carnaval, futebol, não mata, não engorda e não faz mal.” Ivete Sangalo, homenageada na Sapucaí pela Escola Grande Rio.   Os desfiles de carnaval foram adiados para 23,24 e 25 de março no Porto Seco, e depois da apuração, será realizada a premiação numa ocasião festiva no Auditório Araujo Vianna, na semana de comemoração dos 245 ...
    • Caleidoscópio de La Musique 26/02/2017 Annelise Nunes e Natália Sell, com maquiagem especial, aproveitaram a festa na ilha. (Foto: Tiago Mynt/divulgação)Gasparotto   O Cirque Party foi a motivação dos festejos de Momo neste domingo no Café de La Musique em Florianópolis. Muito ao gosto dos carnavais da França, a alegria estimulada pelos motivos circenses teve as escolhas da DJ Marina Diniz, entre outros especialmente selecionados. A programação segue na noite desta segunda-feira com o baile de carnaval ...
    • Agenda 26/02/2017 O cantor Luan Santana conferiu a folia em Salvador. (Foto: Caio Duran e Charles Naseh/divulgação)Gasparotto Uma das mais tradicionais festas de carnaval acontece na Bahia. Na quinta-feira (23), muitas celebridades passaram pelo Camarote Salvador, entre elas o cantor Luan Santana, o casal Mirella Santos e Ceará, a atriz Cleo Pires e muitos outros.   Na primeira noite de carnaval, na sexta-feira (24), a cidade já estava às moscas e a maioria ...
    • À procura de Clarice 25/02/2017 Laura Fett e Fernanda Carvalho Leite com Luiz Coronel: encontro cultural com o Recital Clarice Lispector na SABA. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)Gasparotto   “Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.” Clarice Lispector   Luiz Coronel e Fernanda Carvalho Leite, acompanhados pelo músico Victor Culanys, proporcionaram um encontro especial com o Recital Clarice Lispector, encerrando a 2ª edição do Evento Literário coordenado por Laura Becker Fett, na sede da SABA. Laura e o marido, Eduardo Fett, estão ...
    • Primeiros acordes de Momo 25/02/2017 Estilo heroico: com a temática super-herói, o público pode se vestir à vontade para curtir a festa na ilha. (Foto: Divulgação)Gasparotto    O Café de La Musique abriu a temporada do carnaval convocando os Super Heroes para o animado sunset na noite de sexta-feira (24) no badalado beach club de Florianópolis. Os DJs convidados, e foram vários, tiveram intensa atividade, motivando um grupo jovem e bonito que manteve o ritmo por longo tempo. Neste sábado (25), o ...
    • Agenda 25/02/2017 O cantor Michel Teló foi a atração principal do camarote da rede de supermercados Guanabara, na primeira noite de carnaval. (Foto: Reprodução)Gasparotto  A rede de supermercados Guanabara é um dos patrocinadores oficiais do sambódromo, e para agitar o Carnaval preparou uma programação especial em seu camarote. Trata-se das apresentações realizadas na sexta-feira pelo cantor Michel Teló, mais a banda Capital Inicial e os Djs Alle e Tartaruga, que caíram na folia… mas a trabalho. Ao longo dos ...
    • Personagens fascinantes 24/02/2017 O hairstylist Maurício Pina celebra “30 anos de samba”, participando dos desfiles na Sapucaí e no sambódromo paulista. (Foto: Junior Lago/reprodução)Gasparotto  O hair stylist Maurício Pina, um dos responsáveis pelo altamente qualificado salão Jacques Janine de São Paulo, coleciona prêmios pela atuação internacional no setor da beleza, igualmente tem o reconhecimento pelas três décadas de participação nos desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo. Neste carnaval comemora sua aplaudida atuação vestindo a fantasia “O triunfo do ...
    • Emoção no carnaval 24/02/2017 A cantora Alinne Rosa, que estará na edição de outono da revista Playboy, escolheu o carnaval da Bahia para soltar a voz. (Foto: Vitor Pickersgill/divulgação)Gasparotto  A cantora Alinne Rosa estará na edição de outono da revista Playboy, que chega às bancas no final de março. Ela será entrevistada na seção 20P e estrela o primeiro ensaio sensual de sua carreira. Neste Carnaval, a musa poderá ser vista na Bahia e em Minas Gerais. Alinne falou da carreira, carnaval e … sexo ...
    • Visual do Copacabana Palace 24/02/2017 As borboletas são tendência no Baile do Belmont Copacabana Palace deste ano. (Foto: Reprodução)Gasparotto  “Antes solteiro no dia dos namorados, que namorando no carnaval.” Matheus Peixoto Philippi   A noite deste sábado terá uma das festas tradicionais do carnaval carioca nos salões Belmont Copacabana Palace – a nova designação do mais emblemático hotel do Rio de Janeiro. Os preparativos incluíram uma exposição de máscaras e adereços de elegância e bom gosto  com ...
    • Sabor brasileiro 24/02/2017 Maria Luisa Amodeo Daiello e Mirele Alves junto a Jayme de Souza Filho, Sérgio Guimarães, Guilherme Rosa e Carlos Benitz. (Foto: Divulgação)Gasparotto   A charmosa Mirele Alves finalizou as modificações em seu novo address e reuniu um pequeno grupo para a primeira apresentação do apartamento. Foi com um almoço, de culinária bem brasileira, que recebeu Maria Luisa Amodeo Daiello, Jayme de Souza Filho, Sérgio Guimarães, Guilherme Rosa, Carlos Benitz e Jones  Santos. A tarde estendeu-se com muitos assuntos. ...
    • Imagens indefinidas 24/02/2017 O artista Emanuel Monteiro: sua exposição “Atrás da nossa passagem” está recebendo muitas visitas no Paço Municipal. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto    O paranaense Emanuel Monteiro trouxe a Porto Alegre a exposição “Atrás da nossa passagem”. Com o intuito de apresentar resultados das suas investigações em relação à ideia da marca, da mancha, do rastro e da manipulação de elementos aquosos na elaboração de imagens sem formas definidas e precisas, o jovem artista proporciona reações interessantes de ...