Home > Colunistas > Carlos Alberto Chiarelli

De avô para neto: cada vez pior

Na semana passada li, num dos editoriais do NY Times (não me lembro exatamente o dia) uma espécie de alerta. Dizia mais ou menos o seguinte: estaríamos no “olho do furacão” da inesperada ressurreição de uma crescente “Guerra Fria”, protagonizada pela ânsia de afirmação política internacional, de Putin, ex-espião da KGB, hibrida figura “DITADOCRATA” , corpo e vestimenta de democrata e mente e propósitos ditatoriais. Do outro lado, o reinventor de teses e procedimentos arquivados , Donald Trump, talvez a inconsequência mais irresponsável – e perigosa – em que a cidadania americana resolveu acreditar(?) viabilizando a eleição desse “clown”, autorizado a brincar com armas nucleares.

O jornalista dizia que, por tudo isso, não se podia subestimar o risco que a cada minuto põe em perigo nossa civilização, sabendo que Putin e Trump tem a senha de seus arsenais nucleares onde – espero que para sempre – “dormem” as bombas que fazem as de Hiroshima e Nagasaki parecerem um “Busca Pé”.

Há perigo, via Putin e/ou via Trump mas, penso, que limitado. Como dizia Millor, “são loucos mas não rasgam dinheiro”. Alguns de seus gestos mais contundentes são freados quando chegam ao limite da insensatez. O editorial enfatiza que não acredita que, mesmo sendo figuras aparentemente surpreendentes, ambos sabem que podem ameaçar, atacar, via palavrório, promover eventos com lengalenga de patriotada. Da farta ostentação (só ostentação) bélica. Entende-se que “daí, em diante , são totalmente “imexíveis” (como diria o ex-Ministro Magri).

Nem um passo adiante que será o caos. Nem um passo atrás que seria a humilhação do recuo. São demagogos populistas mas não embarcarão nessa aventura suicida, na qual todos perderão.

Nesse ponto é que o editorial assume a sua própria tese. Afirma, sem subterfúgios, que – mesmo a lógica ensinando diferente – o perigo está “no rato que ruge”. Insiste que se deve dar atenção prioritária a Coreia do Norte. Lá está um Marechal cheio de condecorações por batalhas não enfrentadas, com poderes satânicos de vida e morte sobre uma infeliz população escravizada. Figura balofa que, de seus ascendentes familiares, recebeu, como legado, um país. Ou melhor, um pedaço, cortado e recortado, do que teria sido o solo de um projeto de nacionalidade.

Foi o DITADOR – AVÔ que, há mais de um século, fundou a dinastia que, segundo tudo indica, adotou o poderio militar como único objetivo relevante. As verbas para educação, saúde, etc, enfim para atenuar a miséria do país foram substituídas pelo investimento bélico, em detrimento do povo, usadas para comprar (especialmente da China) equipamento bélico de ultima geração.

Com a morte do Ditador-Avô, assumiu o Ditador-Pai , outro herói da farsa gloriosa. E o governo jogou-se inteiro no projeto nuclear. Para o povo, mais carência. Para as pesquisas armadas, todo o apoio. E daí, as grandes potências aperceberam-se que a Coreia do Norte avançara demais para seu gosto. Procuram cortar-lhe o passo, com sanções econômicas (Russia e até a China, parcialmente, mudando de lado, tentam convencer os coreanos que tinham ido longe demais). No final da época do Ditador-Filho, os mísseis, os foguetes, o anúncio de testes nucleares já aparecem no noticiário.

Morre o Ditador-Filho e surge o Ditador-Neto. Adotou a linha da decisão sumária. Alguns generais, não concordando com que se lhe entregasse o poder, estariam planejando um golpe. Demoraram, articulando. O Ditador-Neto descobriu e os conspiradores foram presos e executados. O déspota, que faz lembrar a cara de um porquinho colorido de desenho animado, passou a desafiar assumidamente a Coreia do Sul, o Japão e quem mais atravesse no seu caminho . Em especial, os Estados Unidos.

Daí, olhando a figura grotesca do atual ditador norte-coreano, recordei de uma fábula em que sendo ele neto de um ditador e filho de um ditador-pai, lhe é muito aplicável.

Como manda a tradição, passemos à fábula: era uma vez, em algum lugar do mundo, existiria um ditador, como todos, um autoritário sanguinolento, feroz e corrupto a quem o povo odiava mas não tinha força para destitui-lo.

Um dia, porém, um de seus assessores – múltiplos e inúteis – lhe diz que havia sido descoberta uma senhora, de mais de 80 anos, que todas as manhãs, cedinho, ia à Igreja para rezar, com fervor, pela saúde e pela vida do soberano odiado.

O próprio, consciente da sua malignidade, não acreditou e quis conhecer a velha admiradora.

Garantiu-se-lhe que ela poderia falar tudo que desejasse. Foi então que a crente explicou ao Rei: “seu avô era mau e incompetente. O seu pai também era mau e incompetente mas, além disso, era corrupto. O senhor é mau, incompetente e corrupto mas, além disso, implantou a tortura.

Tudo indica que, quando o senhor morrer, seu filho irá assumir, sucedendo-o. Será mais um delinquente, perseguidor, ladrão e cruel, mais que o senhor.

Por isso rezo pelo senhor e pela sua saúde.

O atual “Marechal-Presidente”, dono da Coreia do Norte, é neto (como o da fábula) do fundador (o poder da família dura mais de cem anos) .

É provável que, na madrugada norte coreana, bem cedinho, camufladamente, haja muita gente rezando pela saúde do atual ditador-neto.

Há uma incógnita em tão macro problema. O povo, se correr, o bicho pega e, se ficar o bicho come.

Que dilema! Como diz o poeta francês por essa e por outras situações similares: “o futuro não é mais o que costumava ser”.

Inseguros, lamentamos pelo risco do nosso porvir, mas, realistas (tanto quanto possível) sentimos que o próprio presente é alvo imediato mais ameaçado que nunca; na dependência de um neto alucinado, filho de um pai alucinado.

Dono de um arsenal nuclear arrasador, que só nos deixa sobreviver pelo temor que a todos (especialmente aos fazedores de guerra) inspira, preserva, paradoxalmente, de maneira muito (até quando?) insegura a própria civilização que o criou.

Papa Chico: Um a zero

Papa Francisco (Foto: Reprodução)

Eleição é uma das coisas mais emocionantes que conheço, até porque, ganhando ou perdendo, vivi e sobrevivi a várias. Mais misteriosas no que diz respeito ao seu resultado quanto mais retrocedamos no tempo. Falo no voto universal. Aqui, entre nós, além de tudo obrigatório. As expectativas prorrogavam-se até o final das apurações que chegavam a durar mais de uma semana. E que sofrida semana. Pesquisas não eram feitas porque, na década de quarenta, por ex., poucos sabiam e a maioria desacreditava do valor científico de Estatística.

A “boca de urna” demorou ainda mais (perguntavam, críticos, os líderes de antes: como é que esses “caras” vão dar o resultado sem ter sequer um voto apurado? Parecia um corpo estranho entre o milagre e o palpite. O tempo passou, as técnicas de busca de informação foram aperfeiçoadas (houve também alguns erros clamorosos, deixando a dúvida entre a falha técnica e a fraude induzida). Agora, no momento pré-eleitoral, são tantas que perderam o charme de mistério revelado. A quantidade repetitiva banalizou o processo e, com ele, minimizou o valor informativo, descendo da manchete do alto da página para a coluna do rodapé do jornal.

O certo é que, na atualidade, pesquisa que acerta não tem maior repercussão. É rotina. A que anima (ou desanima), que é comentada (pelos vitoriosos, destacando a sua credibilidade; pelos em queda (levantando traços de suspeições) é surpreendente: a exceção à regra.

Mas a eleição, com ou sem pesquisa e mesmo, apesar dela, de vez em quando, prega peças que parecem querer dizer: “vocês, com suas estatísticas complexas, vão acertar o resultado enquanto eu, o imponderável, deixar”. Repete o que a Natureza (ou, especificamente, o clima), divertindo-se, faz, de vez em quando, com o meteorologista orgulhoso: ante uma previsão de chuvarada, a realidade de um Sol escaldante.

No entanto, a que eu queria e, “a vol d’óiseau” embora, vou referir são certas derrotas que, pela opinião publicada, não podiam acontecer (remember o Fernando Henrique sentado na cadeira de Prefeito, na capa da Veja, publicada na véspera da eleição, anunciando projetos de Prefeito eleito e, na urna, voto a voto. Jânio Quadros venceu fácil).

E há também fatos e situações que em atribuindo-nos poder e sabedoria de julgadores iluminados, decidimos que não podiam ocorrer: por ex. o Presidente norte-americano Wilson, que liderou a participação vitoriosa dos Estados Unidos na guerra de 1914/18 inclusive deixando, como legado, sua valiosa influência para que se celebrasse o histórico Tratado de Versalhes e, nele, o compromisso internacional (respeitado) de criação da OIT. Com toda essa bagagem, Wilson, ao regressar ao seu país, candidatou-se (”pule de dez”, diria um antigo turfista, anunciando a barbada). Nada disso aconteceu. Wilson perdeu para um obscuro candidato, que nunca teve méritos efetivos nem notoriedade além do município.

Para que não se pense que fatos similares não aconteceram na Europa, onde uma tradição cultural asseguraria a “perpetuidade” dos antigos líderes, Winston Churchill (a voz rouquenta, as tiradas de estilo, falando na BBC, como Primeiro-Ministro, conclamando o seu povo a resistência heroica, mesmo que custasse sangue, suor e lágrimas, fez com que, ao final, todas as democracias considerassem-no o grande vencedor da 2ª Guerra Mundial. Voltando a Inglaterra, candidatou-se à reeleição, e no seu Distrito foi derrotado por um “zé ninguém”.

E para não ficar no que alguns, mesmo dando-se conta do que as pesquisas, às vezes, não se dão conta, lembro-me da eleição vaticana. Havia Cardeais italianos, tidos como imbatíveis. Falou-se num brasileiro mas os experts puseram em destaque a força dos americanos e dos alemães. Dando a entender que o poderio dos seus países teria influência. Os mais arrojados palpitavam “talvez um Cardeal negro africano”.

Todos quebraram a cara. Vindo do cinturão operário de Buenos Aires, convivendo com as “villas miséria”, de Bíblia e chimarrão nas mãos, surgiu Chico, o Papa que tem a cara do povo.

Eu sei que vão dizer: “ah, Papa não vale”. Sim, mas eu vi aparecerem tantos palpites furados nos céus e na terra, e a eleição se complicou. Só que a opinião de Deus (a Igreja Católica garante que ELE de um jeito ou de outro participa), não da bola para pesquisa. E com um cabo ELEITORAL desse nível, o Papa Chico deu uma goleada de UM a ZERO.

NÃO HÁ IBOPE QUE AGUENTE!

A união renascida

(Foto: Reprodução)

Há alguns anos, a frase foi introduzida no conhecimento popular. Lia-se na camiseta que o Presidente usava, a cada domingo, nas suas corridas cercado da grande imprensa. E la estava escrito: “O tempo é senhor da razão”.

Não sei se é mesmo. Tenho dúvidas. O que eu sei é que o mundo virou de cabeça para baixo nesses 70 anos (1047-2017), desde que se criou e, nem por isso, mais ideal do que concretude com exceção dos otimistas – poucos – e dos iluminados – muito poucos, o Mercado Comum Europeu.

Eram seis os países parceiros (Itália, Alemanha, França, Holanda, Bélgica e Luxemburgo) que ainda não haviam tratado todos os feridos, sepultado o luto pelos mortos, nem reconstruído o que os canhões de 2 Guerra Mundial fizeram ruínas.

Havia vestígios da guerra de 6 milhões de mortos por toda parte. A sombra das paredes da ARENA-MÃE de todas as Arenas, o Coliseu, assinaram o Tratado de Roma, indiscutivelmente a certidão de batismo do primeiro processo a instituir-se rumo à Integração que teóricos explicavam, poucos entendiam e muitos desejavam.

A 2 Grande Guerra Mundial terminara (?) logo ali no virar a esquina do tempo passado que deixava a sua imagem no olhar perdido de quem não vê. No presente de então “o ritmo trôpego das muletas” anunciava, com suas pancadas, a chegada de um vencido. Não importa se o seu país era tido como vencedor. Na guerra, ninguém ganha. Todos perdem. Alguns, um pouco mais.

Outros, um pouco menos. Ela é cruel porque, na irracionalidade da sua justificativa, deixa como herança maldita a desumanização. Apesar de dramático, o armistício fez-se de luzes muito brancas, iluminando até gente que nas estatísticas da desesperança já morrera. Foi o esforço de aproximação dos que, no medo da morte, mataram, não sabem a quem, nem a quantos e, até mesmo, nem porque, muitas vezes, vingando-se e retalhando quem mal não lhes fizera.

Por isso, quando homens como Konrad Adenauer (alemão) , Alcides de Gasperi (italiano), Robert Schuman (francês) decidiram lutar pacificamente, sem “armistício”, pela União, fruto da compreensão de tantos – a um tempo só – feridos e sangrentos guerreiros – dispostos a pedir, se não perdão, pelo menos desculpas – a quantos – “caminhando” sem destino, na direção de si mesmo, também mataram, e arrependidos, converteram-se com a morte.

Se soubessem, certamente declamariam com Drummond de Andrade:
“ E agora José?
A luz apagou
A festa acabou
E agora José?”

Foi a genialidade e a liderança política – particularmente dos primeiros ministros da Itália, Alemanha, França etc – que transformaram em realidade o sonho de Monnet, que conceituou a Integração como o “esforço pacífico, harmônico e simultâneo de países democráticos para ganhar, no espaço simbólico do bem comum, um pouco mais e perder um pouco menos com o cimento da decência postura vertical de líderes respeitados.

Completou 70 anos o simples, nunca simplório, Mercado Comum. Virou na complexa, as vezes burocrática, mas sempre poderosa União Europeia. Não são só os seis fundadores. Hoje a integram, sediada em Bruxelas, 27 países, tentando, todos eles, fazer-se nela um só. Vieram vitaminar-se na fonte da sua criação: Roma, a cidade eterna. Agora, ao lado do Tratado renascido, com mais dez anos de compromissos formais, mostrou-se que ela é adulta e jovem a um tempo só.

A Europa acaba de responder aos que, precipitados, propagavam que, pela saída da Ilha Britânica (que nunca entrou totalmente), corria o risco de fragmentar-se; reforçou sua unidade, estando pronta até para receber de volta os que, enganando ou enganados, descarrilharam, na estrada larga da Integração.
Surpreso com o tempo que passou (tanto aconteceu e não me apercebi), não sei se é o senhor da razão, mas sei que ainda tenho muito a aprender para – quem sabe – entendê-lo.

Atrevo-me a planejar a ousada empreitada, mais confiante porque usarei a arma que não fere, a da experiência, sem esquecer (nem a ela me submeter) da ironia injuriosa de Bertrand Russel, segundo a qual “a experiência só serve para provar que para nada serve a experiência”. Será?

  • Armando Burd

    últimas notícias

    • Resta vestir a roupa anti-incêndio 22/04/2017 Faltam 10 dias para o depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro. (Fotos: Reprodução)Contagem regressiva: faltam 10 dias para o depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro. Até lá, muita lenha seca continuará sendo jogada na fogueira. A transformação da Braskem em líder da indústria petroquímica do País, envolvendo negociações entre o grupo Odebrecht e o governo Lula, revelada ontem, faz elevar as chamas. É o que consta ...
    • Entre tímidos e ousados 21/04/2017 temerAssessores do Palácio do Planalto se dividem em dois grupos. O primeiro concorda com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que pede paciência, acreditando na aprovação da reforma da Previdência Social em três semanas. O segundo grupo tenta convencer o presidente Michel Temer a recuar. Alegam que, faltando um ano e sete meses para terminar ...
    • Não vai sobrar pedra sobre pedra 21/04/2017 O ex-ministro Antonio Palocci. (Foto: Reprodução)A delação do fim do mundo era aguardada há meses. Entre temores dos possíveis envolvidos e expectativa da opinião pública, as revelações foram liberadas na semana passada, após longa negociação com empresários. Parecia um capítulo encerrado. Ontem, surgiu o que passará a se chamar delação além do fim do mundo. Indo no sentido contrário de José ...
    • Briga vem de longe 19/04/2017 O deputado Marcel van Hattem muitas vezes não consegue falar da tribuna. (Foto: Reprodução)Nas discussões sobre o projeto de recuperação dos Estados quebrados, muitos deputados federais cobraram o ressarcimento da Lei Kandir. Aprovada em setembro de 1996, representou enorme avanço na racionalidade fiscal. Ao eliminar a carga do ICMS sobre exportações, reduziu o custo Brasil e dinamizou investimentos. Em três trimestres após a vigência da lei, o volume ...
    • Votação tira o Estado da UTI 19/04/2017 O plenário da Câmara, durante a sessão desta terça (18). (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)O governo do Rio Grande do Sul, desde ontem à noite, respira auxiliado por tubo de oxigênio que terá duração de três anos. É o prazo durante o qual o Estado deixará de pagar a prestação mensal de 290 milhões por conta da dívida com a União. Resultado da votação do projeto de recuperação fiscal ...
    • Abriu a porta para saída 18/04/2017 PORTA1O constrangimento ficou muito grande depois que oito ministros tornaram-se alvos de inquéritos autorizados pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal. Ontem, o presidente Michel Temer transferiu o problema que era só seu. Disse que “é muito provável que alguns ministros fiquem desconfortáveis e peçam para sair do cargo”. Não poderia ser mais direto. ...
    • No olho do furacão 17/04/2017 Palácio da AlvoradaO presidente Michel Temer recebeu ontem, no Palácio da Alvorada, os líderes dos partidos da bancada governista no Congresso Nacional. O principal tema foi a reforma da Previdência. Chegaram ao consenso de que a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados não pode parar, evitando demonstrar intimidação diante das recentes denúncias. Sobre os desdobramentos ...
    • O futuro depende da Câmara 16/04/2017 Plenário da Câmara dos DeputadosO governador José Sartori começará a semana com a dúvida sobre o rumo que tomarão os deputados federais. A primeira hipótese é de que aprovem logo o projeto que suspenderá o pagamento da dívida do Estado com a União por três anos. O gesto mostraria que a Câmara consegue superar os problemas provocados pelas delações. ...
    • Chance de novo partido 15/04/2017 SUPERO pós-apocalipse provoca o sentimento antipolítico e a perda de confiança na gestão pública. Com as denúncias não será surpresa a tentativa de fazer surgir pelo menos um novo partido que disputaria governos estaduais e a Presidência da República. Bastará um líder contestador e uma corrida contra o tempo na busca de assinaturas de apoio ...
    • No reino das fraudes 14/04/2017 DOLARES1A chuva torrencial de denúncias de corrupção, provocando ondas avassaladoras, coincide com os quatro anos de aprovação da Lei Anticorrupção, criada para punir corruptores e agentes de governos que atentassem contra o patrimônio público. Esperava-se que a partir de abril de 2013 mudasse o comportamento com as punições mais rigorosas, mas pouco adiantou. Os dois ...
    • Portas fechadas 13/04/2017 PORTASNa campanha eleitoral do ano passado, a prática do “dá cá” ficou mais difícil. Candidatos e arrecadadores de dinheiro bateram com a cara na porta da maioria dos antigos financiadores. Mesmo assim, alguns se arriscaram, liberando dinheiro como pessoas físicas e vendo seus nomes serem publicados. Agora, com as investigações autorizadas pelo ministro Edson Fachin, ...
    • A lista é ainda maior 12/04/2017 Procurador-geral da República, Rodrigo Janot (Foto: Reprodução)Há 15 dias foi divulgada a denúncia de Marcelo Odebrecht, duvidando da existência de um político no Brasil que se elegeu sem caixa 2. Acrescentou que “se alguém diz que ficou fora é mentira, porque recebeu do partido”. Seguiu-se um silêncio, evidenciando culpa no cartório. Os citados ontem constituem parte de uma imensa relação que será ...
  • Flávio Pereira

    últimas notícias

    • Com aval do presidente Temer, Padilha busca saídas para crise no Polo Naval 21/04/2017 O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. (Foto: Reprodução)Com o aval do presidente da República Michel Temer, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, confirma que vai coordenar a criação de um grupo de trabalho interministerial para discutir a crise da indústria naval, com foco no problema que hoje ocorre em Rio Grande. Padilha anunciou a decisão, depois de receber em seu gabinete, ...
    • Com Fabiano Pereira, Sartori fortalece presença do PSB no governo 19/04/2017 O ex-deputado estadual Fabiano Pereira foi indicado para a Secretaria de Obras. (Foto: Reprodução)O governador José Ivo Sartori decidiu valorizar os partidos que permanecem na base do governo. Um deles, o PSB, que vinha reclamando de esquecimento nos últimos meses, retoma uma presença forte, a partir da indicação do ex-deputado Fabiano Pereira para a Secretaria de Obras. A pasta já pertenceu ao PDT, até o deputado Gerson Burmann ...
    • Governo do Estado estuda o que fazer com CCs do PDT 19/04/2017 zzz pdt 2O núcleo central do governo do Estado ainda está às voltas com a surpreendente decisão do PDT de, ao mesmo tempo em que a anunciou a saída do governo, até agora não devolveu nenhum dos quase 300 cargos de confiança que ocupa na administração pública. O acervo de cargos do partido inclui desde o primeiro escalão ...
    • Caso Badesul no governo Tarso: roubalheira ou distração? 18/04/2017 Foto: Banco de DadosSão estarrecedores os detalhes contidos no documento elaborado pela Comissão de Sindicância, que averiguou irregularidades na liberação de recursos pelo Badesul, sob a presidência da Procuradoria-Geral do Estado. A Comissão foi instaurada no final do mês de setembro de 2016. Não se trata de um, mas de vários casos onde houve muita distração na liberação ...
    • Projeto da dívida com a União pode ser votado amanhã em Brasília 17/04/2017 (Foto: Reprodução)O governo gaúcho começa mais uma semana de olho no plenário da Câmara dos Deputados. A última informação indica que a Câmara fará nova tentativa de votar o projeto de lei complementar sobre a recuperação de estados em calamidade fiscal (PLP 343/17), em sessão extraordinária marcada para terça-feira, dia 18. Semana decisiva para votação das reformas O ...
    • Lava-Jato acaba com dinastias políticas do “rouba, mas faz” 14/04/2017 Lava-Jato (Foto: AG)Ao tornar pública a autorização para que sejam investigados integrantes de praticamente todos os grandes partidos do Brasil, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, elaborou esta semana uma lista inédita, onde figuram, entre os 108 alvos dos pedidos de abertura de inquérito da Procuradoria-Geral da República, ministros, governadores e caciques de vários partidos. ...
    • Turra diz que PP gaúcho é contra o voto em lista 13/04/2017 O deputado estadual Sérgio Turra (Foto: Reprodução)O alerta foi feito ontem pelo deputado estadual Sérgio Turra, do PP, ao analisar o atual momento político, onde há desconfiança e descrença nas instituições partidárias: “É preciso valorizar os partidos, sem exceção, buscando retomar a confiança da população porque só se melhora a política fazendo política”. Como líder da bancada do PP, disse que “não ...
    • Luciano Pinto: “Voto em lista fechada serve para proteger os envolvidos na Lava-Jato” 12/04/2017 Luciano Pinto (Foto: Banco de Dados)“O voto em lista fechada é um artifício antidemocrático, e a sua aprovação vai impedir o processo de renovação da política que a sociedade vem exigindo”, afirma o presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS), Luciano Pinto. O dirigente municipalista conversou ontem com este colunista, avaliando o cenário político, a partir da nova ...
    • Doria em Porto Alegre: “Ainda vou levar chocolates ao Lula em Curitiba” 11/04/2017 Doria (Foto: Reprodução)“Lula, você não é salvador de nada”, afirmou ontem, em Porto Alegre, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), ao participar da mais aguardada palestra na abertura da programação do 30 Fórum da Liberdade, que se realiza no salão de eventos da PUC. Sob intensos aplausos, Doria afirmou, referindo-se ao ex-presidente Lula: “você quase destruiu ...
    • PDT decide hoje se deixa o governo e entrega 214 CCs 10/04/2017 (Foto: Reprodução)O PDT reúne hoje seu diretório estadual para decidir se desembarca do governo Sartori, onde até poucos dias detinha as secretarias de Obras e da Educação. Atualmente, o partido ocupa apenas a Educação e um número de cargos de confiança que, segundo fontes, estaria em torno de 214, distribuídos entre a Capital e o interior. ...
    • Com mudanças, reforma da Previdência passa no dia 8 pela Câmara 07/04/2017 Darcísio Perondi (Foto: Divulgação)Depois dos ajustes feitos ontem pelo governo na proposta inicial da reforma da Previdência, agora está praticamente garantida a maioria para aprovação na Câmara dos Deputados. O vice-líder do governo Darcísio Perondi teve participação ativa ontem nas negociações. Perondi conversou com o relator da reforma da Previdência Social (PEC 287/16), deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), que ...
    • Discurso oportunista de Renan incomoda peemedebistas gaúchos 06/04/2017 Renan Calheiros  (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)No PMDB gaúcho, hoje provavelmente dentro da sigla o grupo de maior prestígio que apoia o projeto do presidente Michel Temer, tem causado desconforto a posição do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), que admitiu esta semana “convergência” no discurso com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pensando em Alagoas Quem conhece a caminhada ...
  • Efemérides

    últimas notícias

    • Fatos históricos do dia 23 de abril 22/04/2017 efeméridesEventos 1815 — Segunda Revolta Sérvia: a segunda fase da revolução nacional dos sérvios contra o Império Otomano, tem início logo após a anexação do país ao Império Otomano. 1920 — A Grande Assembleia Nacional da Turquia é fundada em Ancara, Turquia. Ela condena o governo do sultão Mehmed VI e anuncia a elaboração de uma constituição ...
    • Fatos históricos do dia 22 de abril 21/04/2017 efeméridesEventos 1500 — O navegador português Pedro Álvares Cabral torna-se oficialmente o primeiro europeu a desembarcar na costa do atual Brasil. 1519 — O conquistador espanhol Hernán Cortés estabelece um assentamento em Veracruz, atual México. 1906 — Tem início em Atenas, na Grécia, os Jogos Olímpicos de Verão, atualmente não reconhecidos como parte dos Jogos Olímpicos oficiais. 1915 — O uso de gás venenoso na Primeira Guerra Mundial se intensifica quando o gás clorídrico é lançado como ...
    • Fatos históricos do dia 21 de abril. 20/04/2017 efeEventos 753 a.C. – Data tradicional da fundação de Roma (Itália) por Rômulo. 1506 – O Massacre de Lisboa, que durou três dias, termina com a morte de 2 mil pessoas, lançadas em fogueiras, acusadas por “suspeita de praticar o judaísmo”. 1791 – A primeira das 40 pedras delimitadoras do novo Distrito de Columbia é colocado no Jones ...
    • Fatos históricos do dia 20 de abril 19/04/2017 efeméridesEventos 1657 — A liberdade de religião é concedida aos judeus de Nova Amsterdã (mais tarde Nova York). 1910 — Fundação da Congregação Cristã no Brasil. 1946 — A Sociedade das Nações é oficialmente dissolvida, transferindo a maior parte de seu poder para a Organização das Nações Unidas. 1963 — Início dos IV Jogos Pan-Americanos em São Paulo. 1972 — ...
    • Fatos históricos do dia 19 de abril 18/04/2017 efeméridesEventos 1770 — O capitão James Cook avista a Austrália pela primeira vez. 1782 — John Adams assegura o reconhecimento pela República Unida dos Países Baixos dos Estados Unidos como um governo independente. A casa que tinha comprado em Haia, torna-se a primeira embaixada americana. 1839 — O Tratado de Londres estabelece a Bélgica como um reino e ...
    • Fatos históricos do dia 18 de abril 18/04/2017 efeEventos 1791 — Revolução Francesa: tentativa de fuga do rei Luis XVI, de Paris. 1857 — Lançamento de “O Livro dos Espíritos” por Allan Kardec, marcando o nascimento do Espiritismo na França. 1909 — Joana d’Arc é beatificada em Roma. 1912 — O RMS Carpathia leva 705 sobreviventes do RMS Titanic para Nova York (EUA). 1924 — Simon & Schuster ...
    • Fatos históricos do dia 17 de abril 17/04/2017 (Foto: Banco de dados)Eventos 1492 — Espanha e Cristóvão Colombo assinam as Capitulações de Santa Fé para sua viagem à Ásia para adquirir especiarias. 1521 — Começa o julgamento de Martinho Lutero sobre seus ensinamentos durante a Dieta de Worms. Inicialmente intimidado, ele pede tempo para refletir antes de responder e é lhe concedido um dia. 1524 — Giovanni da Verrazano ...
    • Fatos históricos do dia 16 de abril 16/04/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1521 — Reforma Protestante: a primeira apresentação de Martinho Lutero perante a Dieta de Worms para ser examinado pelo sacro imperador romano Carlos V e outras autoridades do império. 1912 — Harriet Quimby se torna a primeira mulher a pilotar um avião através do canal da Mancha. 1917 — Vladimir Lenin retorna a Petrogrado, Rússia, depois de ...
    • Fatos históricos do dia 15 de abril 15/04/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1865 — O presidente Abraham Lincoln morre após ser baleado na noite anterior pelo ator John Wilkes Booth. O vice-presidente Andrew Johnson, torna-se presidente após a morte de Lincoln. 1892 — A General Electric Company é criada com a fusão da Edison General Electric Company e a Thomson-Houston Company. 1896 — Cerimônia de encerramento dos Jogos da ...
    • Fatos históricos do dia 14 de abril 14/04/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1865 — Abraham Lincoln, 16 presidente dos Estados Unidos, sofre um atentado no Teatro Ford cometido por John Wilkes Booth. Lincoln viria a falecer no dia seguinte. 1912 — O navio de passageiros britânico RMS Titanic colide com um iceberg no Atlântico Norte na sua viagem inaugural. 1927 — O primeiro carro da Volvo é lançado na ...
    • Fatos históricos do dia 13 de abril 13/04/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1849 — Hungria se torna uma república. 1861 — Guerra de Secessão: Forte Sumter se rende às forças confederadas. 1919 –– Formação do Governo Provisório da República da Coreia. 1943 — Segunda Guerra Mundial: é anunciada a descoberta de valas comuns de prisioneiros de guerra poloneses mortos por forças soviéticas no Massacre da Floresta de Katyn, resultando em ...
    • Fatos históricos do dia 12 de abril 12/04/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1861 — Guerra de Secessão: a guerra começa com as forças confederadas atacando o Forte Sumter, no porto de Charleston, na Carolina do Sul (EUA). 1877 — O Reino Unido anexa a República Sul-Africana. 1917 — Primeira Guerra Mundial: as forças canadenses completam com sucesso a tomada da serra de Vimy dos alemães. 1927 — Massacre de Xangai: ...
  • Carlos Alberto Chiarelli

    últimas notícias

    • Não precisa um aguaceiro! 25/03/2017 (Foto: Banco de Dados)No Brasil, na passagem de uma economia modesta no comércio internacional para uma abertura alargada, e não muito protegida (nas relações mercantis externas), digladiaram-se (e continuam a digladiar-se) duas posições antagônicas. De um lado, setores organizados empresariais e seus porta-vozes políticos e acadêmicos, defendendo o livre mercado, o “estado mínimo necessário”, preconizando reformas imediatas nas ...
    • TRISTE NOTORIEDADE COMPRADA 17/03/2017 (Foto: Reprodução)Se a aceitação, ou a mera compreensão participativa que explica a quebra da privacidade, é surpreendente, a colaboração explícita, para que ela ocorra, é preocupante. Constata-se uma aspiração de expor-se. É fenômeno que se alastrou pela força midiática somada à globalização. Fazer-se um programa que se estende por três, quatro meses apenas mostrando a convivência de um ...
    • Um dia a menos. Um dia a mais 11/03/2017 (Foto: Banco de Dados)Depois de um dia em que nos sentimos por dentro e por fora, anímica e fisicamente, amassados, a tristeza cansa mais do que qualquer grande esforço. Pior é constatar – sem régua métrica para aferir o desgaste de afetividade – o espaço vazio, doendo baixinho (desamor, ou risco de ser por ele vitimado tem, sim, um ...
    • O homem agredindo o cidadão 05/03/2017 (Foto: Banco de Dados)1. A quebra da privacidade, usualmente, é praticada pelo arbítrio do Estado (ditaduras) ou pelo uso que ele faz, indevida e camufladamente, da sua aparelhagem (em certas circunstâncias irregulares, mesmo nas Democracias) contra o cidadão (obviamente não se relaciona nesta exemplificação crítica o emprego legal, e autorizado judicialmente, do instrumental policial em razão de segurança ...
    • O rabo do gato 25/02/2017 Congresso Nacional (Foto: Banco de Dados)1. Era um grupo grande, de gente pequena. Estávamos na última década do século. E do milênio: a dos noventa, no calendário gregoriano. Vivia-se um tempo agitado. Os jornais e a própria mídia eletrônica – um tanto encabulada – descobriram que a imprensa não existia só para publicar notas oficiais: A maior parte do noticiário, ...
    • Pessimismo? 19/02/2017 (Foto: Reprodução)1.Os homens e mulheres “livres” vivem em casa com a proteção de cercas elétricas e tem medo da convivência pública das ruas. Parece que se chegou a um paradoxo: desfrutar da liberdade é mais que uma ousadia. É um perigo. 2. A manchete de hoje, seguramente, é menos alarmante do que a de amanhã. Se hoje ...
    • Mal agradecido 11/02/2017 Supremo Tribunal Federal (Foto: Divulgação)1. O nosso STF (Supremo Tribunal Federal), diferente de modelos, como o italiano e o francês – e, de certa maneira, do norte-americano – também é guardião e intérprete da Constituição. No entanto, em situações especiais, acolhe, para dirimir, como se fosse quarta instância, conflitos ordinários, isto é, não decorrentes de exegese suscitada por divergência ...
    • Na porta de casa 24/01/2017 (Foto: Reprodução)Há uma hostilidade. Não, não é exatamente isso. Há um desencanto. Não, também não é isso. Há um desapreço – talvez seja bem isso – de grande parte da sociedade mais informada com relação aos partidos políticos. Somem-se os que depreciam aos que se empenham em não aceitar a existência dos partidos políticos, qual a necessidade ...
    • A mudança 14/01/2017 (Foto: Banco de Dados)Há uma pergunta que, apesar do ano ter mudado, não mudou. A gente faz e se faz perguntas. E a toda a hora fazem para a gente: como é que vai ficar este país? E objetivamente: quem é o homem (ou mulher) para botar em ordem o Brasil, depois da catástrofe “lulista”, dos “malfeitos” dilmistas ...
    • ENCONTROS COM O CAMARADA FIDEL II 09/12/2016 (Foto: Reprodução)Convidado, formalmente, via México, viajei a Havana num Ilyushin (avião Russo mal tratado) operado pelas Linhas Aéreas Cubanas. Colocaram-me na primeira fila, separado dos demais passageiros por uma cortina escura. Recebido pelo Ministro da Educação, fui conduzido a um palacete que fora residência de um mega produtor açucareiro, desapropriada sem pagamento de indenização, por “la Revolucion”. Nesse ...
    • ENCONTROS COM O CAMARADA FIDEL 02/12/2016 Fidel Castro morreu aos 90 anos em Cuba (Foto: AP)Era um almoço oficial no Itamarati. Dia de posse do novo Presidente: o primeiro eleito pelo voto direto nos últimos trinta anos. À mesa, vários chefes de Estado (o Bush, pai, que na época vice, representando os Estados Unidos). A figura mais carismática deixara para confirmar sua presença na noite da véspera, enviando as informações ...
    • VALOR DO VOTO 26/11/2016 (Foto: Reprodução)Não havendo outro melhor, adotou-se, como fundamento operacional da democracia, o principio de prevalência da maioria. Para identifica-la, criou-se o voto, instrumento de manifestação de vontade e aferição de escolhas, que se passou a entender como capaz de traduzir, na vontade coletiva, qual a versão dominante, se mais de uma houver. Ultimamente, tem ocorrido episódios que ...
  • Leandro Mazzini

    últimas notícias

    • Família!, família 23/04/2017 O chefe da Casa Civil do Palácio, Eliseu Padilha, autorizou a contratação de oito nomes da Juventude do PMDB para a recém-criada Agência Governamental do Legado Olímpico. (Foto: Reprodução)O chefe da Casa Civil do Palácio, Eliseu Padilha, a despeito da situação muito delicada como citado na Operação Lava-Jato, continua dando as cartas e ajudando os amigos. O Diário Oficial da última quarta-feira traz sob sua canetada a contratação de oito nomes da Juventude do PMDB para a recém-criada AGLO – Agência Governamental do ...
    • Palocci, o londrino 22/04/2017 Palocci está disposto a contar tudo o que sabe para o juiz Sérgio Moro. (Foto: Reprodução)Antonio Palocci, disposto a contar tudo o que sabe para o juiz Sérgio Moro, deve abrir o jogo sobre o período sabático que tirou após deixar a Casa Civil de Dilma Rousseff. Segundo petistas, Palocci, morou por um ano em Londres, numa ponte-aérea com São Paulo. É um mistério até hoje até para grãos petistas. ...
    • Desespero venezuelano 21/04/2017 Ministro Osmar Serraglio (Justiça). (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)A crise econômica-política-social na Venezuela se agravou a ponto de milhares de venezuelanos atravessarem de carro, ônibus e a pé a fronteira para o Brasil. Eles aportam em Boa Vista (RR), como primeira parada, e de lá rumam para Manaus. Os que ainda têm dinheiro hospedam-se com as famílias em hotéis até comprar imóvel – ...
    • Ministério da Extorsão 20/04/2017 Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. (Foto: Reprodução)As informações dos delatores da Odebrecht e as vindouras vão revelar que, a exemplo da construtora, que tinha seu setor de propinas, os governos Lula da Silva e Dilma Rousseff fizeram do Ministério da Fazenda seu Departamento de Extorsão oficial – e não só contra a empreiteira. Relatos nas mãos dos procuradores e da PF ...
    • 200 votos em jogo 19/04/2017 Segundo o Palácio do Planalto, o presidente não está gravando as audiências porque o tema ainda está em análise no GSI (Foto: Agência Brasil)O que está em jogo no recuo do presidente Michel Temer em afastar ministros denunciados ao STF pelo Propinobrecht: 200 votos. Este é o número de deputados dos seis partidos dos oito ministros com representatividade na Câmara Federal – inclusive de boa parte do PMDB, com 64 deputados, dos quais 30 podem se rebelar. O ...
    • Fundos de corrupção 18/04/2017 (Foto: Reprodução)O Tribunal de Contas da União prossegue discretamente, para municiar a Polícia Federal, a devassa nos rombos e desvios dos fundos de pensão de estatais. Depois da Postalis, vinculado aos Correios, a Corte de Contas deverá determinar nas próximas semanas, por meio de medida cautelar, a indisponibilidade de bens de ex-gestores da Funcef (Caixa), Petros ...
    • Patota unida 17/04/2017 Edison Lobão  (Foto: Arquivo/Sergio Dutti/AE)Após a abertura de inquéritos contra dezenas de políticos envolvidos no escândalo do Propinobrecht, a proposta que acaba com o foro privilegiado volta à discussão na quarta-feira na CCJ do Senado. Detalhe: o presidente e o vice do colegiado – Edison Lobão (PMDB-MA) e Antônio Anastasia (PSDB-MG) – estão entre os investigados da segunda lista ...
    • $ubmarino do PT 16/04/2017 (Foto: Reprodução)A executiva do PT ganhou R$ 67 milhões no contrato da Odebrecht com a Marinha para construir a base do submarino de propulsão nuclear no Rio de Janeiro. Foi Benedicto Barbosa quem descreveu detalhes, sobre a parceria firmada com a francesa DCNS e abençoada pelo Governo Lula da Silva. Mas a propina do contrato é ...
    • Justiça tarda 15/04/2017 Supremo Tribunal Federal (Foto: Reprodução)A investigação e o julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) dos que forem comprovadamente envolvidos no esquema da Odebrecht pode durar mais de cinco anos (o Mensalão, de pagamento de mesada por votações, demorou sete anos desde a revelação). Em suma, a PGR (Procuradoria-Geral da República) colocou todos os citados num balaio só: o STF ...
    • Temer pode recuar 14/04/2017 (Foto: Folhapress)Caciques do PMDB, PSDB, PSD, PRB e do PP aguardam com apreensão os próximos dias. Os partidos comandam nove ministérios na Esplanada, não querem abrir mão do comando e já pressionam o presidente Michel Temer a recuar na promessa, feita em público, de afastar os nove denunciados ao STF. Temer já indica recuo e procura ...
    • PDT na roda 13/04/2017 O ex-senador Osmar Dias (Foto: Reprodução)O ex-senador Osmar Dias e o presidente do PDT, Carlos Lupi, entraram no olho do furacão da Lava-Jato nas delações de Fernando Reis, um executivo da Odebrecht. A empreiteira, segundo o delator, teria repassado R$ 500 mil para Osmar e R$ 300 mil para Lupi, em caixa 2, entre 2010 e 2014. Está na petição ...
    • Freio no Doria 12/04/2017 João Doria  (Foto: Cesar Ogata/Prefeitura de SP)O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não está na lista da delação da empreiteira Odebrecht, como muitos especulavam, e isso abrirá caminho nas hostes e na cúpula do PSDB para que ele pavimente a sua candidatura a presidente da República. O fato também é um balde de água fria nos apoiadores que defendiam a ...
  • Sociedade – Gasparotto

    últimas notícias

    • Agenda 27/02/2017 Bia Diamante estreia novo trabalho no dia 11 de março. (Foto: Reprodução)Gasparotto Bia Diamante , carioca que vive em Porto Alegre há 18 anos, descobriu seu entusiasmo com a dança ao assistir um espetáculo, chamado Cravos, da coreógrafa alemã Pina Bausch. Agora, vai estrear o novo trabalho, “Composições Existenciais”, dia 11 de março, inaugurando seu estúdio, a Sala Cênica. Em cena, Mara Nunes , 53 anos, ...
    • Foliões em dois tempos 26/02/2017 As jovens Luana Gomes e Helena Cunha acompanharam a passeata do Bloco Maria do Bairro. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto     “Paz, carnaval, futebol, não mata, não engorda e não faz mal.” Ivete Sangalo, homenageada na Sapucaí pela Escola Grande Rio.   Os desfiles de carnaval foram adiados para 23,24 e 25 de março no Porto Seco, e depois da apuração, será realizada a premiação numa ocasião festiva no Auditório Araujo Vianna, na semana de comemoração dos 245 ...
    • Caleidoscópio de La Musique 26/02/2017 Annelise Nunes e Natália Sell, com maquiagem especial, aproveitaram a festa na ilha. (Foto: Tiago Mynt/divulgação)Gasparotto   O Cirque Party foi a motivação dos festejos de Momo neste domingo no Café de La Musique em Florianópolis. Muito ao gosto dos carnavais da França, a alegria estimulada pelos motivos circenses teve as escolhas da DJ Marina Diniz, entre outros especialmente selecionados. A programação segue na noite desta segunda-feira com o baile de carnaval ...
    • Agenda 26/02/2017 O cantor Luan Santana conferiu a folia em Salvador. (Foto: Caio Duran e Charles Naseh/divulgação)Gasparotto Uma das mais tradicionais festas de carnaval acontece na Bahia. Na quinta-feira (23), muitas celebridades passaram pelo Camarote Salvador, entre elas o cantor Luan Santana, o casal Mirella Santos e Ceará, a atriz Cleo Pires e muitos outros.   Na primeira noite de carnaval, na sexta-feira (24), a cidade já estava às moscas e a maioria ...
    • À procura de Clarice 25/02/2017 Laura Fett e Fernanda Carvalho Leite com Luiz Coronel: encontro cultural com o Recital Clarice Lispector na SABA. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)Gasparotto   “Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.” Clarice Lispector   Luiz Coronel e Fernanda Carvalho Leite, acompanhados pelo músico Victor Culanys, proporcionaram um encontro especial com o Recital Clarice Lispector, encerrando a 2ª edição do Evento Literário coordenado por Laura Becker Fett, na sede da SABA. Laura e o marido, Eduardo Fett, estão ...
    • Primeiros acordes de Momo 25/02/2017 Estilo heroico: com a temática super-herói, o público pode se vestir à vontade para curtir a festa na ilha. (Foto: Divulgação)Gasparotto    O Café de La Musique abriu a temporada do carnaval convocando os Super Heroes para o animado sunset na noite de sexta-feira (24) no badalado beach club de Florianópolis. Os DJs convidados, e foram vários, tiveram intensa atividade, motivando um grupo jovem e bonito que manteve o ritmo por longo tempo. Neste sábado (25), o ...
    • Agenda 25/02/2017 O cantor Michel Teló foi a atração principal do camarote da rede de supermercados Guanabara, na primeira noite de carnaval. (Foto: Reprodução)Gasparotto  A rede de supermercados Guanabara é um dos patrocinadores oficiais do sambódromo, e para agitar o Carnaval preparou uma programação especial em seu camarote. Trata-se das apresentações realizadas na sexta-feira pelo cantor Michel Teló, mais a banda Capital Inicial e os Djs Alle e Tartaruga, que caíram na folia… mas a trabalho. Ao longo dos ...
    • Personagens fascinantes 24/02/2017 O hairstylist Maurício Pina celebra “30 anos de samba”, participando dos desfiles na Sapucaí e no sambódromo paulista. (Foto: Junior Lago/reprodução)Gasparotto  O hair stylist Maurício Pina, um dos responsáveis pelo altamente qualificado salão Jacques Janine de São Paulo, coleciona prêmios pela atuação internacional no setor da beleza, igualmente tem o reconhecimento pelas três décadas de participação nos desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo. Neste carnaval comemora sua aplaudida atuação vestindo a fantasia “O triunfo do ...
    • Emoção no carnaval 24/02/2017 A cantora Alinne Rosa, que estará na edição de outono da revista Playboy, escolheu o carnaval da Bahia para soltar a voz. (Foto: Vitor Pickersgill/divulgação)Gasparotto  A cantora Alinne Rosa estará na edição de outono da revista Playboy, que chega às bancas no final de março. Ela será entrevistada na seção 20P e estrela o primeiro ensaio sensual de sua carreira. Neste Carnaval, a musa poderá ser vista na Bahia e em Minas Gerais. Alinne falou da carreira, carnaval e … sexo ...
    • Visual do Copacabana Palace 24/02/2017 As borboletas são tendência no Baile do Belmont Copacabana Palace deste ano. (Foto: Reprodução)Gasparotto  “Antes solteiro no dia dos namorados, que namorando no carnaval.” Matheus Peixoto Philippi   A noite deste sábado terá uma das festas tradicionais do carnaval carioca nos salões Belmont Copacabana Palace – a nova designação do mais emblemático hotel do Rio de Janeiro. Os preparativos incluíram uma exposição de máscaras e adereços de elegância e bom gosto  com ...
    • Sabor brasileiro 24/02/2017 Maria Luisa Amodeo Daiello e Mirele Alves junto a Jayme de Souza Filho, Sérgio Guimarães, Guilherme Rosa e Carlos Benitz. (Foto: Divulgação)Gasparotto   A charmosa Mirele Alves finalizou as modificações em seu novo address e reuniu um pequeno grupo para a primeira apresentação do apartamento. Foi com um almoço, de culinária bem brasileira, que recebeu Maria Luisa Amodeo Daiello, Jayme de Souza Filho, Sérgio Guimarães, Guilherme Rosa, Carlos Benitz e Jones  Santos. A tarde estendeu-se com muitos assuntos. ...
    • Imagens indefinidas 24/02/2017 O artista Emanuel Monteiro: sua exposição “Atrás da nossa passagem” está recebendo muitas visitas no Paço Municipal. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto    O paranaense Emanuel Monteiro trouxe a Porto Alegre a exposição “Atrás da nossa passagem”. Com o intuito de apresentar resultados das suas investigações em relação à ideia da marca, da mancha, do rastro e da manipulação de elementos aquosos na elaboração de imagens sem formas definidas e precisas, o jovem artista proporciona reações interessantes de ...