Home > Colunistas > Carlos Alberto Chiarelli

A mudança

(Foto: Banco de Dados)

Há uma pergunta que, apesar do ano ter mudado, não mudou. A gente faz e se faz perguntas. E a toda a hora fazem para a gente: como é que vai ficar este país? E objetivamente: quem é o homem (ou mulher) para botar em ordem o Brasil, depois da catástrofe “lulista”, dos “malfeitos” dilmistas e até desse governinho que tem, ao mesmo tempo, um ar de prematuro e passa pelo risco de que sua validade possa estar vencida.

Busca-se a pessoa, talvez um Novo Cristo (que expulsaria os vendilhões do templo; e são tantos …). Respeitada a incredulidade é querer milagre demais. É preciso – se for o caso – muitos(as) deuses(as) para enfrentar tantos pecados de seus autores.

Não é tarefa individual. Numa democracia séria, no mínimo, haveria a necessidade de Partidos Políticos, com P maiúsculo. Partidos que tivessem um programa: pela estatização ou pela economia de mercado; pela globalização ou pelo nacionalismo isolacionista; pelo estado laico ou pela teocracia; pela educação ditada pelo Estado (com o colorido governista do momento) ou pela liberdade de ensinar; pelo sindicalismo forte e negociador ou pela legislação trabalhista minuciosa e disciplinadora.

É bom lembrar que sociedades razoavelmente progressistas, em geral, assentaram suas bases em pilares partidários. Geralmente dois (Conservadores e Trabalhistas, na Inglaterra; Democratas e Republicanos, nos Estados Unidos; Democratas Cristãos e Sociais Democratas na Alemanha etc etc). Raramente, três, no máximo, quatro.

Partidos que tem cara e conteúdo exposto, claramente divulgado. Cidadão-eleitor vai fazer a sua opção racionalmente, ao identificar nas bandeiras dos Partidos posições doutrinárias e políticas de ação similares, as que, pessoalmente, julga como as mais adequadas para a sociedade de que é parte.
Enquanto se escolhe a mulher parceira, por paixão; o clube de futebol, por emoção; o partido político deve ser pela razão.

Infelizmente entre nós, o partido não é nada e pode ser tudo. É, ao mesmo, tempo, da esquerda e da direita. Na verdade, não sendo nem uma nem da outra. Pode até ser o maior partido, mas não ganha eleição presidencial (uma heresia no Presidencialismo).

Somos uma quase democracia, mais ou menos quarenta arremedos de Partidos. Como já se disse, Partidos que não tem uma frente que o identifique mas que, ano após ano, não abrem mão dos oitocentos milhões de reais do Fundo Partidário, butim oficial que cheira mal e os sustenta.
Por isso, ao conviver com o mercantilismo partidário, que não deixa que se institua um inicio de saneamento moral e de representatividade política, através da “clausula de barreiras”, lembro-me num fato real ocorrido na Câmara Federal quando era Deputado.

Havia um parlamentar nordestino, baixinho, NG, que diariamente, chegava cedo a seção (la estava ela ao meio dia, ponteando a fila na espera da abertura dos trabalhos as 13:30 horas). A fim de falar – três minutos – no “pinga fogo” que saia e até hoje sai na Voz do Brasil.

Mesmo no final do Governo Militar, ele continuo diariamente atacando o socialista e ex-Governador Miguel Arraes, destituído do cargo em 64, preso e exilado, pelas autoridades da época. E o NG persistiu com os ataques ferozes. Passado o tempo (nem tanto tempo assim)la estava o NG, no pinga fogo, surpreendentemente, destacando a “figura exemplar e estoica” do Governador Arraes, que voltara do exílio e fora reeleito, a quem – ele NG -, passava agora, a prestar todas as homenagens.

Quando ele desceu da tribuna, vários Deputados foram interpela-lo: o que é isso, NG, mudaste tão ligeiro de lado? Que vergonha! Com a maior tranquilidade e um ar de “sacana” (perdoe-me a expressão mas é a mais adequada para sua postura) respondeu: “eu não mudei em nada. Não me afastei um milímetro da minha linha. Estava e estou firme com o Governo. O Governo é que mudou”.

NG não é, nem foi um exemplo isolado. É, por isso, que aqui, partido político (regra geral) é moeda de troca. E não proposta de política pública, disputando os “éticos” 800 milhões do moralmente discutível Fundo Partidário.

ENCONTROS COM O CAMARADA FIDEL II

(Foto: Reprodução)

Convidado, formalmente, via México, viajei a Havana num Ilyushin (avião Russo mal tratado) operado pelas Linhas Aéreas Cubanas. Colocaram-me na primeira fila, separado dos demais passageiros por uma cortina escura.

Recebido pelo Ministro da Educação, fui conduzido a um palacete que fora residência de um mega produtor açucareiro, desapropriada sem pagamento de indenização, por “la Revolucion”. Nesse ínterim, já acompanhado por seguranças cordiais que controlavam meus passos.

Não havia telefone no andar superior que me foi reservado. As ligações passavam por uma centralzinha operada pelos meus “controladores”.

O Ministro da Educação levou-me à periferia da capital. Passamos por áreas de pobreza, mas não de miséria, até chegar a uma Escola Fundamental. A criançada esperava a visita. Havia um piano na sala onde um professor tocava trechos da Aquarela do Brasil e os alunos cantavam em Português.

O Ministro contou para os pequenos que o Brasil era um país amigo, até parecido com Cuba, só que maior. Despedi-me de “los muchachos” , ao som de uma “salsa” que, além de dançar, cantavam em altos brados.

Quando falei de visitar a Universidade, vi que a ideia não agradara o Ministro que desconversou. Apesar de reiterar sua formação revolucionária, sua admiração por Fidel, não ocultou que era necessária a renovação de lideranças: inclusive, ao não ocorrer, prejudicava a sistemática do ensino: estamos atrasados no uso de tecnologia, me confidenciou.

O Ministro da Cultura me fez assistir ao ensaio de uma peça, que contava a vida heroica de um revolucionário. Destacou que havia muito a fazer, dada a riqueza cultural do país mas tinha limitações face a precariedade orçamentária.

O Ministro dos Esportes ex-atleta, inicialmente me fez saber de suas medalhas, ganhas em Jogos Panamericanos, e também em Olimpíadas. Contou que o governo investia nos esportes. Programou um encontro com o peso pesado Stevenson (três ou quatro medalhas olímpicas de ouro) e que, se dizia, “por amor a Cuba”, nunca aceitara o convite de profissionalizar-se e ir para os Estados Unidos onde teria bolsas de milhões de dólares.

Insistiram que eu fosse a um macro laboratório de pesquisas, onde o Diretor disse-me que há 80 dias tinha pronto um remédio que fora aprovado em todos os testes. Perguntei: e por que não libera? Respondeu, com um ar “blasé”: “estamos esperando que o Comandante (Fidel) marque sua visita. Ele fará o anuncio”.

O Ministro da Educação convidou-me a acompanha-lo a um evento de repercussão. E era de fato. No maior Auditório de Havana, aconteceria a formatura de quase três mil normalistas. Detalhe importante: as formandas recebiam, no ato, com o diploma de formatura, o contrato para lecionar. Foi um verdadeiro comício.

Além da representante das formandas, que agradeceu “al Comandante” pelo diploma, discursaram um porta voz “veterano” da UNE la deles, o Ministro da Juventude (com idade demais), o Ministro da Cultura (que se disse inspirado em Garcia Marquez) e o Ministro da Educação (prometendo uma festa maior para o ano seguinte).

Ao concluir, sem aviso-prévio, passou-me a palavra. Falando em espanhol, ganhei estimulantes palmas. Não passei de 7 a 8 minutos, nos quais lembrei a frase de um Presidente argentino: “todo nos une, y nada nos separa”, para destacar os esforços comuns que fazíamos pela Educação. Aproveitando-me do pensamento do inspirado poeta, me permiti adata-lo: “Caminante, no hay camino; el camino para el saber se hace al andar”.

Só me apercebi que a plateia aplaudia de pé (desconfio que estava tudo programado) quando o Ministro da Educação deu-me um abraço reforçado e anunciou o final do evento. Era, então, início da tarde. Acreditei que o programa cubano fora cumprido. Corrido. Tivera coisas importantes e outras, propagandísticas. Enquanto arquitetava algum programa pessoal, os “meus vigilantes” me diziam que havia um convite para ir a Varadero, a mais famosa praia cubana.

Em menos de 30 minutos chegávamos ao turístico destino à beira do Caribe. De novo, ofereceram-me bela casa de praia (desapropriada pelo Governo) para usa-la na minha rápida estada. Aproveitava a água tépida (depois de uma caminhada pela costa) tendo por perto os “dois assessores”, quando um terceiro (o motorista) comunicou que eu precisava retornar a Havana.

Perguntei-lhe: para que? Não sabia mas era importante e oficial, explicou-me. Ao chegar no limite da zona urbana, trocamos de carro. Agora, um veículo flagrantemente oficial. O outro servia de escolta. Surpreendi-me com a presença do Ministro da Educação. Foi ele que acabou com o mistério: eu ia ser recebido por Fidel. Daí, rumo ao Palácio. Eu ia falar com “DEUS”!

ENCONTROS COM O CAMARADA FIDEL

Fidel Castro morreu aos 90 anos em Cuba (Foto: AP)

Era um almoço oficial no Itamarati. Dia de posse do novo Presidente: o primeiro eleito pelo voto direto nos últimos trinta anos. À mesa, vários chefes de Estado (o Bush, pai, que na época vice, representando os Estados Unidos). A figura mais carismática deixara para confirmar sua presença na noite da véspera, enviando as informações de sua chegada num certo mistério que atendia a sua segurança e também a um charme político. Refiro-me a Fidel Castro, trajando seu impecável uniforme de campanha.

A mim coube assumir o Ministério que se teria o encargo de cuidar da Educação, da Cultura e do Esporte. Preocupava-me a responsabilidade que, a partir da manhã seguinte (quando tomaria posse) teria que assumir a responsabilidade de merenda de 37 milhões de crianças, pelo funcionamento de cerca de 50 universidades federais, pelo atendimento de um calendário proposto pelos atores teatrais, sem contar com as propostas do Secretário de Esportes (Bernard, ex-craque de vôlei).

Era neles que pensava, sem perder de vista o quadro formal de poder que estava ali, com divergências, civilizadamente, lado a lado. Afinal, estavamos na mesa da diplomacia. Ouviu-se o curto discurso de saudação e agradecimento do Presidente e, quando estava prestes a encerrar o banquete (Collor e Fidel fumaram charutos cubanos) um diplomata avisou-me que Fidel Castro manifestara interesse em conversar comigo (quer dizer, comigo propriamente não, com o Ministro da Educação brasileiro). Já havia uma sala reservada e o encontro duraria trinta minutos.

Foi dizendo que já estivera no Brasil varias vezes (dez, se não me falha a memória) inclusive visitara Presidentes, começando com Juscelino, mas que o Brasil era “muy grande” e diversificado, “cambiando” com muita rapidez, principalmente na política e na economia. Foi logo dizendo que era um curioso, simpatizava com o Brasil e prioritariamente interessado na Educação. Por isso, iria submeter-me a uma sabatina e deu uma gostosa risada.

Quis saber números atualizados de alfabetização e pós-graduação; como se dividiam as responsabilidades entre governos municipais, estaduais e federal, quanto do PIB tocava para educação; se havia (muito ou pouco) interesse pela carreira de Professor; se o Governo dava ou vendia livros para estudantes “del primer grado” etc etc.

De repente, fez-se sisudo. Franziu o cenho e quase em tom oratório (para a plateia mínima, constituída por mim, atônito, e dois seguranças, do lado de fora de uma porta entreaberta) afirmou: “meu esporte preferido não é o baseball como dizem, mas “el basqueball” que, inclusive, joguei, e bem, quando era jovem”.

E continuou: “el baseball, lós ianques (norteamericanos) como lo hicieron con tantas cosas buenas y nuestras, con la plata del capitalismo nos robaran llevando varios de nuestros mejores jogadores”. E foi só nessa ocasião que se referiu aos estadunidenses. Voltando ao seu ar de franqueza simpática, informou: “não lhe vou perguntar qual seu esporte predileto: sendo brasileiro será o futebol”. E completou: “não sei ainda o quanto queria saber sobre o Brasil mas sei bastante sobre os brasileiros. Tenho muitos amigos entre eles, mas não citou ninguém nominalmente.

Pedindo-me informações – sempre desconfiei que perguntava o que já sabia – queria saber das então chamadas Escolas Técnicas (que cursos ministravam, que valor prático e acadêmico tinha o diploma que dariam ao aluno quando se formava) e insistiu em aclarar se os cursos de Medicina eram ligados ou dependentes das Universidades ou dos Hospitais públicos. Antes da minha resposta, com ar orgulhoso, foi dizendo: “indo a Cuba, terá de visitar os nossos centros de pesquisas na área da Saúde. São iguais aos melhores do mundo”.

Olhei para o relógio e vi que estávamos perto dos trinta minutos de conversa. Foi quando ele transmitiu uma parte da mensagem que reservara para o encontro: “estou encantado com a festa que estão dando para a posse de um presidente eleito. Uma vitória da democracia. Nós, em Cuba, também cultuamos a Democracia, nos moldes que a interpretamos, junto com o nosso povo. Por educação e respeito diplomático, não me cabia qualquer comentário sendo transitório anfitrião de um Presidente de país amigo.

E justo na marca dos 30 minutos, de pé e com o braço sobre meu ombro, sentenciou: “falarei com seu Presidente, dizendo que vou convida-lo para visitar Cuba: levar algumas ideias e trazer outras”.
Não tardou uma quinzena e o Ministro da Educação cubano formalizou o convite. Visitei Cuba, cumprindo um programa tão exaustivo, surpreendente e até curioso quão útil. Se voltamos a falar com Fidel? Isso contarei na próxima crônica, a respeito.

(Extraído de algumas anotações que fiz na época e também de memória).

  • Armando Burd

    últimas notícias

    • Conhecimento limitado 10/01/2017 dinheiro-30O placar eletrônico Impostômetro chegou ao final do 10º dia do ano registrando a arrecadação de 73 bilhões e 950 milhões de reais. O Brasil tem mais de 10 milhões de empresas e apenas 25 por cento indicam, na nota fiscal, os tributos que estão sendo repassados. Mais: um entre cada quatro brasileiros não sabe que ...
    • Zona de alto risco 09/01/2017 solSe com todas as operações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, acrescidas de condenações, alguns continuarem a mentir e a recorrerem à corrupção, não haverá dúvida: a preferência deles será por viver numa cela, vendo o sol nascer quadrado. Se quiserem navegar em águas turvas, sabem o destino que terão. ONDE FICARÁ Após o anúncio ...
    • Não há saída mágica 08/01/2017 vazios4A pergunta mais frequente é sobre quando o País sairá do buraco. Está difícil diante dos números. As dívidas dos municípios, dos estados e da União somadas chegam a 4 trilhões e 200 bilhões de reais, equivalentes a 70 por cento do Produto Interno Bruto. É o dobro de toda a arrecadação tributária que no ...
    • Ganância sem limite 08/01/2017 cadernosDurante o recesso, os parlamentares talvez aprendam a lição: é preciso reduzir o impacto da tributação no preço final do material escolar. Um dos projetos tramita desde 2009, prevendo isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados e alíquota zero de PIS/Cofins para esses produtos. O Senado aprovou em 2011, mas encalhou, inexplicavelmente, na Câmara dos Deputados. OUTRO ...
    • Corte indispensável 06/01/2017 cem3O Senado tem a chance histórica de fulminar, em fevereiro, privilégio que se arrasta há muito tempo. Basta coragem para aprovar projeto que submete funcionários das empresas estatais e sociedades de economia mista no País ao teto constitucional de remuneração do serviço público. Hoje é de 33 mil e 763 reais, valor recebido pelos ministros ...
    • Não há dinheiro para tudo 06/01/2017 bolsosO governo federal banca o intransigente, mas nos gabinetes do Palácio do Planalto começam a admitir a possibilidade de os Estados aplicarem o calote. Há circunstâncias bem visíveis neste ano: 1) cairá a arrecadação de tributos; 2) aumentarão as dificuldades para pagar os funcionários públicos e outras despesas; 3) os governadores, em conjunto, vão atribuir ...
    • Começa a corrida 04/01/2017 Temer e RodrigoA eleição do sucessor de Eduardo Cunha, a 14 de julho do ano passado, teve 13 candidatos. A nova escolha, daqui um mês, também provoca a cobiça, mesmo que o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, seja o favorito. Principal motivo: o vencedor se tornará o primeiro na linha de sucessão de Michel Temer. Ocupar ...
    • É preciso correr 03/01/2017 calculadoraO governador Fernando Pimentel foi o primeiro a calcular. Chegam a 85 bilhões de reais, só para Minas Gerais, os efeitos de decisão do Supremo Tribunal Federal que manda a União ressarcir aos estados as perdas com a Lei Kandir. O Rio Grande do Sul, um dos mais prejudicados com o calote, precisa seguir o ...
    • Pista livre para começar 03/01/2017 Secretário Kevin Krieger, vereadores João Carlos Nedel,  Cassiá Carpes e Claúdio Janta.O prefeito Nelson Marchezan Júnior manteve-se fiel a um princípio da administração pública: mudança deve ser feita na arrancada ou nunca mais. A Câmara Municipal não se opôs, aprovando ontem a reforma administrativa. A única objeção dos vereadores, usando bom senso, foi impedir a fusão de secretarias e órgãos por decreto. Outras pequenas dificuldades de ...
    • Depois das festas 01/01/2017 camaA maioria dos prefeitos eleitos já tem ou precisará fazer curso rápido de faquir. Vão se submeter a jejuns financeiros rigorosos, olhando para cofres vazios em meio a cobras e camas de pregos. Enfrentando duras provas de sofrimento, não poderão dar sinais de sensibilidade. Afinal, pediram para enfrentar o desafio. Em Brasília, caminharão sobre fogo, ...
    • Mais que balanço, há trepidação 30/12/2016 impostometroUma avaliação do ano inclui muitos itens. Alguns deles: cresceu a desmoralização da política, a recessão, o desemprego e a debilidade da esquerda. O governo federal, agravado por brutais níveis de corrupção, fecha as contas com déficit de 170 bilhões de reais, o pior resultado da História. Não são poucos os que querem continuar a gastar ...
    • Na órbita dos bilhões 29/12/2016 notas-30Às 22h e 3min de ontem, banqueiros brindaram com champanhe e charutos estrangeiros: o Jurômetro, atingiu 400 bilhões de reais. Foi o valor que receberam do governo federal para rolar a dívida pública desde 1º de janeiro. O placar eletrônico Jurômetro é mantido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. NÃO SAI ...
    • Somos vítimas do centralismo 29/12/2016 Brasília, onde tudo se concentraPassou-se mais um ano em que falaram muito sobre restabelecer o princípio federativo. Na realidade, nunca existiu além do papel. Só por meio da descentralização tributária e administrativa será possível alcançar. Sucessivos presidentes da República não quiseram abrir mão do poder abastecido por tributos recolhidos de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Ninguém nega: ...
    • Governo começa derrapando 28/12/2016 carroO Diário Oficial da União publicou, ontem, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2017, prevendo mais um desastre: o déficit de 139 bilhões de reais. Chamaram a atenção também dois vetos do presidente Michel Temer. O primeiro impede auditoria da dívida pública no Ministério da Fazenda com a participação de entidades da sociedade civil. O segundo ...
    • O que dirá o conselheiro 27/12/2016 Palácio Piratini: rumo dos novos prefeitosPrefeitos que se reelegeram sabem que não adianta malhar em ferro frio. Aos que assumirão pela primeira vez resta uma ponta de esperança. Farão fila no Palácio Piratini para chorar no ombro do governador José Sartori em busca de socorro. A resposta que ouvirão: façam o ajuste fiscal com tesoura bem afiada e depois voltem. CONFRONTO ...
    • Próximos do entendimento 26/12/2016 Nelson MarchezanHá indicações de que o PP aceitará duas secretarias municipais, como oferece o futuro prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan. Uma ocupada com perfil político e outra por técnico. O PTB resiste à mesma dosagem, mas acabará aceitando. FALTA O AVAL DA CÂMARA O enxugamento de 37 membros para 15 no 1º escalão da Prefeitura de ...
    • Vencidos pelo sono 24/12/2016 sonoAs quatro sessões consecutivas da semana, que entraram pela madrugada, mataram deputados no cansaço, provocando a saída de alguns do plenário e derrota do Executivo em um dos projetos de maior repercussão financeira. Na madrugada de ontem, a alteração do cálculo do duodécimo distribuído aos poderes, que traria economia de 650 milhões de reais por ...
    • Marchezan enfrenta primeiro impasse 23/12/2016 camara10A votação na Câmara Municipal deveria transcorrer sem turbulências. É o que ocorre a cada quatro anos, quando o futuro prefeito propõe modificações no organograma das secretarias. Iniciada às 10h, a sessão teve inúmeras e prolongadas interrupções. O quórum caiu às 19h15min sem a votação do projeto principal. Apenas duas das 14 emendas foram ...
  • Sociedade – Gasparotto

    últimas notícias

    • Tendências da Couromoda 17/01/2017 Waleska Santos, liderança da Couromoda 2017, e Jorge Bischoff, renomado estilista que participa de mais uma edição da feira. ( Foto: Fábio Mendes/divulgação)Gasparotto – Interino     “O belo é o esplendor da ordem.” Aristóteles   A Couromoda encerra nesta quarta-feira (18) sua 44ª edição registrando movimentação intensa nos pavilhões da Expo Center Norte. O diretor geral da Feira Internacional, Jeferson Santos, enfatizou o tom de otimismo, falando com entusiasmo sobre as boas expectativas do setor para o ano. O estande com as ...
    • Me Gusta 17/01/2017 A marca de camisetas Salve, da jovem Nina Perez, tem estampas artísticas e cheias de significados. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto – Interino    A edição de domingo (15) da Feira Me Gusta, realizada na Praça Garibaldi, esteve bem movimentada, com direito a música de qualidade, diversas opções gastronômicas e até uma feira orgânica. Quem passou por lá, pôde curtir o show da banda Os Eller’s, que, como o nome sugere, fez uma apresentação especial em ...
    • Sunset 17/01/2017 No comando das pick-ups, o DJ Thiago Matthias animou o público no Cafe de La Musique. (Foto: Tiago Mynt/divulgação)Gasparotto – Interino    Um dos agitos da temporada em Jurerê Internacional foi o sunset nos espaços do Cafe de La Musique, no último final de semana, que reuniu muitas presenças jovens de diversas latitudes. O setlist dos DJs Thon Soriedem, Rafael Pigozzi & Du Pereira, Edo Almeida & Rodrigo Trombini, Kiko Franco e Thiago Matthias ...
    • Agenda 17/01/2017 Júlio Conte reviveu as memórias de seus trabalhos mais marcantes em bate-papo com o público no Instituto Ling. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto – Interino Júlio Conte – homem de múltiplos talentos – médico psicanalista, ator, diretor de teatro e dramaturgo foi o convidado do novo encontro das Segundas Literárias, que aconteceu no Instituto Ling na segunda-feira (16). Referência das artes cênicas no Estado e criador de “Bailei na Curva”, um dos maiores sucessos do teatro gaúcho de ...
    • Moda & Business 16/01/2017 Waleska Santos, Silvana Covatti, Fátima Daudt e o prefeito de São Paulo, João Doria. (Foto: Dani Barcellos/divulgação)Gasparotto – Interino “Não sei quem inventou sapatos de salto alto, mas todas as mulheres devem-lhe muito.” Marilyn Monroe   O clima de otimismo e participações importantes de diversas latitudes marcaram a abertura da 44ª edição da Couromoda, que vem registrando movimentação intensa nos espaços da Expo Center Norte, em São Paulo. Na ocasião, Waleska e Francisco Santos receberam o prefeito ...
    • Palco 16/01/2017 O Theatro São Pedro teve bom público em nova sessão de "Bailei na Curva”. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto – Interino O Theatro São Pedro estava com lotação máxima no último final de semana, com as três apresentações do espetáculo “Bailei na Curva” que integravam a programação do Porto Verão Alegre. Como já é de costume, a impecável produção de Júlio Conte agradou a plateia.
    • Eleven 16/01/2017 O barman Richard Machado preparando drink com apurada técnica. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto – Interino Os espaços do Eleven Dinner Room seguem movimentados neste início de ano. Quem está em Porto Alegre aproveita os drinks e a boa culinária do restaurante – cuja cozinha é comandada pelo Chef Mauri Olmi – para celebrar datas marcantes com os amigos ou mesmo curtir a noite da capital. Na sexta-feira, estiveram ...
    • Agenda 16/01/2017 Pose: as damas, Daniela Aquino e Juliana Rutkowski, e os cavalheiros, Diego Mac e Nilton Gaffree Jr., prometem boas risadas à plateia. (Foto: Gui Malgarizi/divulgação)Gasparotto – Interino   Primeiro espetáculo de Stand-Up Dance Comedy no Rio Grande do Sul, “Abobrinhas Recheadas” inicia uma série de apresentações nesta terça-feira (17) na Sala Álvaro Moreyra. A peça, que terá apresentações também na quarta (18) e na quinta-feira (19), integra a programação do Porto Verão Alegre. A proposta é apresentar a versão Dance e ...
    • Ritmo festivo  15/01/2017 O DJ Lê Araújo foi uma das atrações do Ora Felice Open Season, no Peppo Cucina. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto  (interino) “A alegria evita mil males e prolonga a vida.” William Shakespeare   A temporada de verão em Porto Alegre reflete renovação pela intensa lista de eventos artísticos e sociais. O MARGS teve o lançamento da Bienal Mercosul e a inauguração da mostra de fotografias coordenada por Fábio André Reinheimer. Por sua vez, os espetáculos do Porto Verão ...
    • Sonidos de la noche 15/01/2017 Casa cheia: os espaços do 300 Cosmo Dining Room receberam bom público. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto  (interino)   O público jovem prestigiou a festa “Drinks, Sonidos y Algo Más” na edição da última quinta-feira no 300 Cosmo Dining Room. A música foi de escolha da dupla de DJs L’Adour e Thiago Martins, para regozijo nos embalos. Naya Alencar acompanhava o desenrolar da animação do agito que deverá se repetir sempre às quintas-feiras, garantindo ...
    • Agenda 15/01/2017 O bonito presépio criado pelo ateliê Yurapagê e as esferas natalinas elaboradas pelo estilista Cattani, há décadas. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)  Gasparotto   (interino)   Uma das ornamentações dos festejos que tiveram noite especial para celebrar os Reis Magos contava com o presépio artístico criado com casca de bananeira. Trata-se de trabalho do ateliê “Yurapagê”, que significa árvore sagrada em tupi-guarani, dirigido por Magda Solange Moroso Guilhão. Os outros componentes, as esferas rebordadas, são originárias do ateliê do ...
    • Visual elegante 14/01/2017 Madeleine Müller é a curadora de exposição que será um dos destaques da Couromoda, maior feira de calçados da América Latina. (Foto: Reprodução)Gasparotto     A Couromoda abre neste domingo sua 44ª edição em São Paulo, com a mais completa apresentação da indústrias de calçados do Brasil, e com especial destaque para os gaúchos, que lideram a produção de sapatos de qualidade no país. No seu primeiro dia, a feira terá a visita do prefeito João Doria, que prometeu chegar ...
    • Estilo & categoria 14/01/2017 Renato Bing: ambientação categorizada em casa. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto   “Li em algum lugar que há uma regra de decoração que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe, deve haver algo que nos faça feliz.” Martha Medeiros    Criando sobre um antigo dito -”Diz-me como moras e te direi quem és”- evidencio o refinado bom gosto de Renato Bing na ambientação de sua residência. O conjunto ...
    • Leitura & design 14/01/2017 No detalhe: o livro pop-up “Respeitável Público”, de edição artesanal, em xilogravura, produzido por Carmem Lucia Niederhagebock. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto   Carmen Lucia Niederhagebock conseguiu me arrebatar totalmente com o seu livro “Respeitável Público”, edição artesanal em xilogravura, abordando o mágico mundo do picadeiro, sonho maior da minha infância. Pude admirar a obra em companhia da promoter Silvia Abreu durante a apresentação no Café Fon Fon. Detalhe: Carmen Lucia, a autora, é responsável pelo trabalho artesanal, da criação ...
    • Agenda 14/01/2017 Bel Cabral, Vladimir Godoy, Guilherme Wallau, Anderson Buiu e Arnaldo Barreto formam Os Eller’s. (Foto: Bruna Teixeira/divulgação)Gasparotto   Neste domingo (15), acontece na Praça Garibaldi a feira de rua Me Gusta, que une arte, moda, música, gastronomia, variedades e também uma feira orgânica. Para animar ainda mais o evento e prestar uma homenagem à cantora brasileira Cássia Eller, a banda cover Os Eller’s realiza uma apresentação especial, aberta ao público, no local. Vale conferir.
    • Realizações de êxito 13/01/2017 Regina Galbinski Teitelbaum, comando da Gravura Galeria de Arte, e o arquiteto Carlos Lemos no almoço de celebração realizado no restaurante Dom Pallesi. (Foto: Làura Schirmer/LS8 Consultoria)Gasparotto       A galerista Regina Galbinski Teitelbaum mantém uma parceria com arquitetos e decoradores que frequentam a Gravura Galeria de Arte e expõem as obras do acervo nos ambientes projetados por seus escritórios. Um almoço realizado na terça-feira (11) no restaurante Dom Pallesi, do Radisson Porto Alegre Hotel, teve a presença de nomes conhecidos e incluiu ...
    • Cardápio de verão 13/01/2017 Entre janeiro e fevereiro, o Lorita abre suas portas de terça à quinta a partir das 20h. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto      “Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles…” Rubem Alves   A chef Roberta Horn Gomes, personagem das mais criativas, dividindo sua agenda entre as atividades como médica psiquiatra e na elaboração de pratos especiais, abre as portas do Restaurante Lorita de terças às quintas-feiras durante o verão. Uma nova ...
    • Anos 80: diálogo divertido 13/01/2017 O hippie e o punk: José Henrique Ligabue e Marcos Kligman em cena no palco do Teatro da Santa Casa. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto   O Porto Verão Alegre está registrando boa frequência e evidencia o interesse da plateia porto alegrense pelos espetáculos. O Teatro da Santa Casa esteve concorrido para a última apresentação de “Um Hippie, um Punk, Um Rajneesh”, divertido texto de Ricardo Silvestrin inspirado na música “Hippie Punk Rajneesh”, gravada pela banda os Replicantes, em 1986. Tania Gomes ...
  • Leandro Mazzini

    últimas notícias

    • Uma equação para atender a todos 15/01/2017 Michel Temer (Foto: Divulgação)Michel Temer quer unir o útil e o agradável numa negociação que já tomou horas da agenda do presidente da República. Na costura para uma pequena reforma ministerial a ser implementada em fevereiro, está prestes a contentar os tucanos e o pessoal do centrão – especialmente o grupo da bala – num mesmo pacote. Em ...
    • Governabilidade derruba o Brasil na economia 14/01/2017 (Foto: Banco de Dados)O Brasil está na 55ª posição com a melhor qualidade econômica do mundo no ranking geral elaborado pelo instituto Legatum. O que derrubou a posição brasileira entre mais de cem países analisados foi a estagnação dos números de pobreza relativa e absoluta nos últimos dois anos, depois que houve uma melhoria considerável no período de ...
    • Números controversos alimentam polêmica 13/01/2017 (Foto: Reprodução)O Brasil tem entre 622 mil a 630 mil presos, dos quais de 37% a 41% são provisórios. Os números controversos alimentam outra polêmica: o valor da manutenção de presos. O debate esquentou com a divulgação do novo piso salarial dos professores, que passou ontem a valer R$ 2,2 mil. Os gastos são desconhecidos, além de ...
    • Há muito em jogo na eleição da Câmara 12/01/2017 Câmara dos Deputados (Foto: Câmara dos Deputados)A campanha para a Mesa Diretora da Câmara esquenta a partir da próxima semana. O interesse sobre o assunto ultrapassa a fronteira republicana. Há muita coisa em jogo, como a ocupação de funções comissionadas. Para os sete principais cargos de direção, estão disponíveis 231 funções de livre nomeação. Para os quatro cargos suplentes, existem outras ...
    • Balão de ensaio que brota no Planalto 11/01/2017 (Foto: Beto Barata/PR)O presidente Michel Temer aprendeu rápido. Quando quer sentir o humor dos aliados, a assessoria se encarrega de lançar uma ideia para ver o que acontece. Foi assim com o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) para a Secretaria de Governo (que provocou reações do centrão), para citar um exemplo. E agora, com o sugestivo nome de Ministério ...
    • A internet como aliada 10/01/2017 (Foto:  Richard Allen/Folhapress)O debate em torno da eleição à presidência da Câmara chegou também às redes sociais com a transmissão ao vivo, ontem, pelo Facebook do candidato Rogério Rosso (PSD-DF). Foi uma tentativa de chamar o eleitorado para o processo que está sendo discutido apenas entre as paredes dos gabinetes dos parlamentares. Rosso pode ter dificuldades na própria ...
    • A batalha previdenciária no Congresso 09/01/2017 "A projeção para este ano é de uma redução ainda maior, para ficar no centro da meta", disse Temer (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)A base do governo tem certeza que, apesar das resistências, conseguirá aos trancos e barrancos aprovar a reforma previdenciária. Na Câmara, a proposta estaria aprovada até março. No Senado, em junho. A questão não se resume a um calendário palaciano. A oposição deu início ao mapeamento de dissidentes da base aliada do presidente Michel Temer. A ...
    • O espelho da gestão pública 08/01/2017 (Foto: Christian Tragni/Folhapress)A semana foi marcada por uma série de atos violentos que exigiu um posicionamento rápido do governo. O caso mais grave foi a morte de 56 detentos numa penitenciária de Manaus. Outro massacre aconteceu na sexta-feira em um presídio de Roraima, com a morte de 33 pessoas. Os dois casos levam a uma reflexão sobre a ...
    • O pré-candidato do contra 07/01/2017 Ex-ministro Ciro Gomes (Foto: Dida Sampaio/AE)O ex-ministro e eterno candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), é um fervoroso torcedor contra o governo. Na administração Dilma Rousseff foi um crítico, assim como chegou a condenar muitas decisões do governo Lula da Silva. Desta vez, voltou a afirmar que Michel Temer não terá condições de encerrar o mandato. Ciro afirma que ...
    • Cenário de incertezas na Câmara 06/01/2017 Câmara dos Deputados (Foto: Câmara dos Deputados)O processo sucessório no Senado e na Câmara será de grande importância para o País. No Senado, o quadro é de relativa tranquilidade com franco favoritismo do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), aliado do atual presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL), observa o cientista político André Pereira César. Na Câmara, porém, a situação é inversa. Um eventual racha ...
    • Se vale para Maia, Renan também pode 04/01/2017 Renan Calheiros (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)Assessores e colegas de Renan Calheiros (PMDB-AL) estão acompanhando com lupa o caso do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Se for quebrado o artigo 57 da Constituição, que proíbe a recondução do presidente da Câmara ao cargo, a tese também poderia valer para a presidência do Senado. Em dois pareceres Maia pode se candidatar, mas o caso ...
    • Proteção contra hackers 03/01/2017 (Foto: Reprodução)O governo vai reforçar o sistema de segurança da Presidência, ministérios, agências reguladoras e estatais contra os ataques virtuais. O modelo de proteção a ser adotado é do Supremo Tribunal Federal, que frustrou até agora centenas de tentativas de invasões. As principais têm sido para capturar informações sigilosas da Operação Lava-Jato. Os piratas virtuais invadiram ...
    • O equilíbrio na corda bamba 02/01/2017 "A projeção para este ano é de uma redução ainda maior, para ficar no centro da meta", disse Temer (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)O presidente reformista, segundo ele mesmo, terá dois grandes problemas em 2017. A primeira é o desafio de manter a agenda de reforma em curso no Congresso Nacional, e o segundo é o comportamento do eleitor nas ruas, porque a classe média, especialmente, está muito atenta. A manutenção de Michel Temer no cargo está relacionada a ...
    • Cofres vazios nas administrações municipais 31/12/2016 (Foto: Reprodução)As festas de posse dos 5.570 prefeitos escondem uma realidade financeira que ficará pior em 2017. Há perspectivas de cortes de despesas, dificuldades financeiras para cobrir a folha de pagamento e dívidas milionárias cada vez mais crescentes. O cientista político André Pereira César observa que por conta dessas dificuldades, a principal mudança nas administrações municipais ...
    • A violência e o ódio virtual 31/12/2016 (Foto: Banco de Dados)O ano se fecha daqui a algumas horas com uma marca que vai além de nossos bolsos. 2016 foi também um ano de muito preconceito e a violência disseminada nas redes sociais. Os episódios não são uma questão somente brasileira, mas o ponto da fronteira entre liberdade de expressão de uma pessoa e direitos humanos ...
    • A opção do PMDB por uma mulher 30/12/2016 (Foto: Reprodução)As articulações para que o PMDB consolide a candidatura do senador Eunício Oliveira (CE) à presidência do Senado serão retomadas com força na próxima segunda-feira. Vítima de fogo amigo, ele reagiu à notícia de que desistiu da eleição. As dificuldades crescem quando o nome de Renan Calheiros (AL) é colocado como moeda de troca. As ...
    • Natal no fim do ano 29/12/2016 (Foto: Reprodução)Está na mesa do presidente Michel Temer a MP (medida provisória) que será um presente de fim de ano para os auditores e analistas da Receita Federal do Brasil. As duas categorias poderão contabilizar R$ 326 milhões no contracheque no apagar das luzes de 2017. A título do programa de produtividade, o dinheiro será creditado por ...
    • Corrida contra o relógio 28/12/2016 (Foto: Reprodução)O governo está fechando o caixa do ano e quer começar 2017 com menos penduricalhos. A observação de um analista em Brasília reflete a pressa do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, que faz seguidas reuniões para encontrar uma saída para o programa de consolidação fiscal, que esbarra no projeto do Regime de Recuperação ...
  • Flávio Pereira

    últimas notícias

    • R$ 10 bilhões para suprir o déficit penitenciário no País 13/01/2017 (Foto: Reprodução)Um levantamento feito ontem por órgãos do governo federal indica que o custo médio para construção de uma vaga em um presídio seria de R$ 44 mil. Este levantamento foi realizado pelo Depen, o Departamento Penitenciário Federal. Porém, uma previsão feita pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, projeta que, para abrir 30 mil vagas ...
    • Silvana Covatti governadora 12/01/2017 Silvana Covatti (Foto: Marcelo Bertani/AL-RS)O governador José Ivo Sartori resolveu prestar uma homenagem à deputada Silvana Covatti, no final do seu mandato como presidente da Assembleia Legislativa. O mandato da deputada na presidência termina no final do mês e esta manhã o governador viaja para fora do Estado. Ontem, Sartori transmitiu o cargo ao vice-governador Paulo Cairolli. Este, por sua ...
    • Chance zero de verba pública para o carnaval 11/01/2017 (Foto: Joel Vargas / PMPA)O prefeito Marchezan Júnior (PSDB) tirou ontem qualquer esperança daqueles que esperavam por um recuo em relação aos recursos para o carnaval da capital gaúcha. Marchezan foi enfático, ao garantir que não vai liberar um centavo dos R$ 7 milhões previstos no orçamento deste ano. No máximo, autorizou ao seu secretário da Cultura, Luciano Alabarse, que ...
    • Temer faz anúncios e afagos 10/01/2017 (Foto:  ABr)Foi a primeira viagem presidencial do ano, como destacou o próprio presidente Michel Temer ontem em Esteio. Ele fez questão que fosse ao Rio Grande do Sul, onde deixou claro que está satisfeito com os seus ministros gaúchos: Ronaldo Nogueira, do Trabalho; Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário; e Eliseu Padilha, da Casa Civil. Fez ...
    • Uma breve história do governo Temer 09/01/2017 (Foto: Folhapress)O presidente da República, Michel Temer, desembarca nesta segunda-feira no Rio Grande do sul para um ato simbólico de apoio à área da saúde: a entrega de ambulâncias a dezenas de municípios gaúchos. Desde que assumiu a Presidência, por força de uma decisão constitucional do processo de impeachment comandado pelo ministro Ricardo Lewandowski, presidente do ...
    • Volta ao debate o acordo para o comando da Assembleia 06/01/2017 (Foto: Divulgação)Parte expressiva da base aliada do governo Sartori está convicta de que está mesmo na hora de rever o acordo que prevê o rodízio no comando do Legislativo. O acordo firmado no início da atual legislatura prevê que o PT indicará o presidente que assume este ano. O nome seria o deputado Edegar Pretto. O grupo ...
    • As indefinições de Lasier e Fortunati 04/01/2017 Lasier Martins (Foto: Reprodução/Facebook)Recém liberado dos compromissos como prefeito da capital gaúcha, José Fortunati segue sem definir seu futuro partidário. Para quem não lembra, o agora ex-prefeito desligou-se do PDT em março de 2015, e desde então se mantém na condição de independente. Pessoalmente, estaria mais afeito a disputar uma cadeira ao Senado em 2018, quando duas vagas serão ...
    • Para segurar despesas, novo prefeito propõe calote de 90 dias nos fornecedores 03/01/2017 Nelson Marchezan Jr. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)O novo prefeito de Porto Alegre optou pela saída mais radical como forma de verificar a realidade entre receita e despesa dos municípios: anunciou ontem a suspensão dos pagamentos de fornecedores pelo prazo de 90 dias. O prefeito, além de suspender despesas como diárias, passagens aéreas, celulares e locações de veículos, admite ainda a possibilidade de ...
    • Prefeitos recebem carinho financeiro dos governos federal e estadual na despedida 02/01/2017 (Foto: Marcos Santos/US Imagens)Os prefeitos que encerraram suas administrações no sábado não têm do que se queixar dos governos federal e estadual. O governo federal repassou, na sexta-feira, R$ 370 milhões (valor bruto) aos municípios gaúchos. O dinheiro é parte do que foi arrecadado com a multa paga pelos contribuintes que repatriaram recursos do exterior. Já o governo ...
    • Prefeitos à beira de um ataque de nervos: barrados os recursos da repatriação 30/12/2016 (Foto: Reprodução)Os prefeitos de todo o País sequer tiveram tempo para comemorar a decisão do Ministério da Fazenda de emitir as ordens de pagamento aos municípios referentes aos recursos do programa de repatriação. A medida, que visa garantir que as prefeituras recebam o repasse ainda nesta sexta-feira. Era previsto um depósito de R$ 4,4 bilhões para ...
    • Sartori critica aliados do governo anterior 29/12/2016 Sartori (Foto: Divulgação)Habitualmente comedido, o governador José Ivo Sartori não tem conseguido conter sua indignação diante da falta de solidariedade que recebeu no enfrentamento de medidas duras, como o caso da alteração dos critérios para repasse dos duodécimos aos demais poderes. Ali, flagrantemente faltaram os votos do PDT. Sartori atribui aos protagonistas do governo anterior, que lhe ...
    • Saída do governo foi parcelar o 13 em 12 vezes 28/12/2016 (Foto:  Arquivo/ Marcos Santos/USP Imagens)O governo do Estado encontrou ontem a saída para o cobertor curto do dilema receita curta versus despesa crescente: vai pagar nesta quinta-feira, R$ 2.260 para os servidores, e quitar o 13 salário em 12 parcelas. Foi a única saída encontrada pelo governo com base nos recursos existentes em caixa. Para consolo dos servidores gaúchos, a ...
    • Marchezan lança a Outlet do IPTU na capital gaúcha 27/12/2016 Nelson Marchezan (Foto: PSDB/Divulgação)Muito confusos, os moradores da capital gaúcha assistem a uma verdadeira liquidação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), no melhor estilo das outlets, onde o atual prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o futuro, Marchezan Junior, disputam o melhor desconto para seduzir o contribuinte. Depois de bater às portas do Ministério Publico, do Judiciário ...
    • Governo anuncia como vai pagar salário e o 13 do funcionalismo 26/12/2016 Governador José Ivo Sartori (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)A segunda-feira será de análises jurídicas e projeção de receitas possíveis esta semana pelo governo Sartori. Com uma contagem regressiva que termina no dia 30, na sexta-feira, o governo ainda espera contar com a receita do pagamento do IPVA, para levantar recursos extras e definir o que fazer com a folha de pagamento de novembro, ...
    • Temer mantém protagonismo de Padilha 23/12/2016 Temer (D) e o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha  (Foto: Agência Brasil/Divulgação)No tradicional café da manhã com os jornalistas, que ocorre anualmente em Brasília, o presidente Michel Temer, depois de anunciar os primeiros detalhes da mini reforma trabalhista, deu uma sinalização clara aos participantes do encontro: o ministro Eliseu Padilha está fortalecido na chefia da Casa civil da presidência da República. O recado foi direto para grupos ...
    • Base de Sartori continua firme 22/12/2016 (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)A performance da base aliada do governo Sartori, à exceção da bancada do PDT, mas com o reforço do PTB, mostrou vigor na sequência de votações do pacote até agora, das propostas de extinção de fundações, e órgãos mantidos pelo executivo. As aprovações têm ocorrido com folga, embora até agora a base não tenha sido ...
    • PTB poderá presidir a Assembleia em 2017? 21/12/2016 (Foto: Reprodução)A desenvoltura da bancada do PTB, articulando ao lado do governo a aprovação dos principais projetos do pacote de reformas votados até agora pela Assembleia Legislativa, fez nascer uma especulação nos bastidores do Legislativo, quanto a uma possível ruptura do acordo para o comando da Casa. Pelo acordo formulado no início do ano, depois do ...
    • Base do governo Sartori emite sinais de robustez 20/12/2016 Sartori (Foto: Divulgação)A base do governo Sartori emitiu ontem nas primeiras votações do pacote de reformas, evidente sinal de robustez. Em alguns momentos, chegou a colocar 37 votos favoráveis em plenário, número suficiente para aprovar com folga, até mesmo emendas constitucionais, onde a exigência seria de 33 votos. Porém, a base de articulação do governo prefere não ...
  • Efemérides

    últimas notícias

    • Fatos históricos do dia 15 de janeiro 15/01/2017 efeEventos 708 — É eleito o papa Sisínio. 1559 — Coroação da rainha Elizabeth I da Inglaterra. 1699 — Sancionada pelo rei de Portugal a Carta Régia que cria o Instituto Militar de Engenharia do Brasil. 1759 — Abertura do Museu Britânico. 1833 — Criação do município de Nova Iguaçu (RJ). 1943 — Inauguração do Pentágono. 1944 — A European Advisory Commission ...
    • Fatos históricos do dia 14 de janeiro 14/01/2017 efeEventos 1659 — Batalha das Linhas de Elvas. 1724 — O rei Filipe V de Espanha abdica do trono. 1784 — Os Estados Unidos ratificam um tratado de paz com a Inglaterra encerrando a Revolução norte-americana. 1797 — Batalha de Rivoli. 1809 — Firmada a aliança entre Inglaterra e Espanha para lutar contra Napoleão. 1852 — Promulgada nova Constituição na França, ...
    • Fatos históricos do dia 13 de janeiro 13/01/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 532 — Começa em Constantinopla a Revolta de Nika onde 30.000 revoltosos foram degolados por ordens do Imperador Justiniano I. 1750 — Feito o Tratado de Madri, documento que definiu grande parte do território brasileiro. 1825 — Confederação do Equador: Frei Caneca foi fuzilado. 1860 — A Colônia São Paulo de Blumenau é transferida para o Governo Imperial. 1937 ...
    • Fatos históricos do dia 12 de janeiro 12/01/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1431 — Tem início, em Ruão, o processo contra Joana d’Arc, acusada de bruxaria. 1616 — Fundada a cidade de Belém, capital do Pará por Francisco Caldeira Castelo Branco. 1759 – Processo dos Távora: é proferido o veredicto: os acusados da Casa dos Távora são considerados culpados. 1759 — Sebastião José de Carvalho e Melo, Secretário de Estado ...
    • Fatos históricos do dia 11 de janeiro 11/01/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 630 — O profeta e fundador do Islamismo, Maomé, destrói os ídolos do santuário de Kaaba em Meca. 1055 — Teodora se torna imperatriz reinante bizantina. 1580 — Iniciadas as Cortes de Almeirim que questionam o direito da nomeação de sucessor ao trono de Portugal. 1610 — Galileu Galilei descobre Ganímedes, satélite de Júpiter. 1689 — O Parlamento de ...
    • Fatos históricos do dia 10 de janeiro 10/01/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 49 a.C. — Júlio César atravessa o Rubicão, iniciando a guerra civil que opôs as suas forças às de Pompeu. 1855 — A Itália se alia à França e à Inglaterra com o propósito de lhes conceder ajuda na Guerra da Crimeia. 1861 — Guerra Civil Americana: a Flórida anunciou oficialmente sua secessão da União, logo juntando-se ...
    • Fatos históricos do dia 9 de janeiro 09/01/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos  1822 — Dom Pedro I com a frase Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico, se recusou a voltar para sua terra natal, Portugal. Este ato do então regente deu maior força ao processo de independência do Brasil e ficou conhecido como o ...
    • Fatos históricos do dia 8 de janeiro 08/01/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1198 — Eleição do papa Inocêncio III. 1297 — Independência de Mônaco. 1805 — A Colônia do Cabo, na África do Sul, torna-se colônia britânica. 1889 — Herman Hollerith patenteou sua máquina de tabulação, que foi usada pela primeira vez para compilar dados de um recenseamento. 1925 — O compositor russo Igor Stravinsky apresenta-se pela primeira vez nos Estados ...
    • Fatos históricos do dia 7 de janeiro 07/01/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1610 — Galileo Galilei observa as quatro maiores luas de Júpiter pela primeira vez (as quais são conhecidas como luas galileanas: Calisto, Europa, Ganímedes e Io) 1885 — Casamento dos pais de Adolf Hitler: Alois e Klara Hitler. 1890 — Decretada a separação entre Igreja e Estado no Brasil. 1911 — Primeiros testes com aviões bombardeiros que seriam ...
    • Fatos históricos do dia 6 de janeiro 06/01/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 353 — Último ano em que é celebrado o nascimento de Jesus pelos católicos nesta data. Passará a ser comemorado no ano seguinte no solstício de dezembro (25 de dezembro). Os ortodoxos continuam a comemorar nesta data. 1066 — Haroldo II é coroado Rei da Inglaterra. 1449 — Constantino XI Paleólogo é coroado imperador do Império Bizantino ...
  • Carlos Alberto Chiarelli

    últimas notícias

    • VALOR DO VOTO 26/11/2016 (Foto: Reprodução)Não havendo outro melhor, adotou-se, como fundamento operacional da democracia, o principio de prevalência da maioria. Para identifica-la, criou-se o voto, instrumento de manifestação de vontade e aferição de escolhas, que se passou a entender como capaz de traduzir, na vontade coletiva, qual a versão dominante, se mais de uma houver. Ultimamente, tem ocorrido episódios que ...
    • TRUMP NÃO FOI ELEITO 15/11/2016 (Foto: Reprodução)Que se diz que Donald Trump foi eleito Presidente dos Estados Unidos todo mundo sabe. Que foi uma surpresa, também é matéria repetida. Que ele começou como azarão e Hillary como favorita foi a linha assumida por jornalistas metidos a especialistas e que acabaram pagando um mico vexatório. Não querendo ser mais “um sabido fajuto” ...
    • O menino migrante 05/11/2016 Carlos Alberto Chiarelli (Foto: Banco de Dados)A região montanhosa, com rochedos amarelados, oferecia uma paisagem em que se sucediam escarpas e planuras. A estrada, ziguezagueando, via tudo, do alto, dominadora, e se deixava ver, como se modelo fosse, acompanhada, la e acolá, de pequenos casarios geralmente brancos, que pareciam pendurados na moldura da natureza. Ali estavam, na zona da Basilicata, em plena ...
    • DOENÇA INCURÁVEL 29/10/2016 (Foto: Banco de Dados)Na cidade, há alguns anos, foi criada uma associação que congrega um grupo de moradores que sofrem até hoje de doenças incuráveis. Não sei porque era masculina a parceria. Acusa-la, por isso, de machista seria uma inverdade verdadeira, já que nenhuma mulher foi impedida de participar. Também é verdade de que não há registro de ...
    • A ameaça atômica do cacareco 22/10/2016 (Foto: Divulgação)Com o propósito de dar um marco que regrasse a vida de um país que saía, ferido da cruenta Guerra Civil entre sulistas e nortistas, souberam os norte-americanos encontrar George Washington, primeiro presidente, com diretrizes amparando um modelo centralizador (ainda assim muito menos que o nosso atual em que Brasília manda e não pede). Tiveram a ...
    • CÍCERO e os uniformes 06/10/2016 (Foto: Reprodução)Fazemos de conta que não sabemos que existem, neste momento, em nosso país, um pouco mais do que doze milhões de desempregados, numa situação que medeia entre a angustia e a desesperança. As vezes, há quem também aleguem desconhecer (e nem alega) os índices corrosivos, fruto de estatísticas imperiosas, mostrando que somos integrantes (que tristeza!) do ...
    • A PIZZA MARGUERITA 30/09/2016 (Foto: Reprodução)1. Uma dúvida para iniciar. No processo de extinção (ou minimização radical) por que passa o PT (ou o lusopetismo) será que sobrarão só os minguados “sebastianistas”, além de remanescentes do “partido de boquinha”, cujo comprovante de “filiação” é a copia do contracheque da folha do ultimo mês vencido? 2. Fala-se que o tão cobrado “selo ...
    • BRASIL: UM PAÍS E SEUS(?) IMPEACHMENTS 17/09/2016 Collor (Foto: Renato Costa Frame/AE)O caso Collor Cometeu um erro primário: desconsiderou os políticos, especialmente os parlamentares. Alertado seguidas vezes de que existiam Três Poderes e, como ensinavam, há tanto tempo, os enciclopedistas franceses, eram interdependentes. No mínimo, mostrou-se desatento, para não dizer soberbo. Vindo de uma sequência de vitórias pelo voto, julgou-se (isso acontece muitas vezes com muita gente) senhor ...
    • BRASIL: UM PAÍS E SEUS(?) IMPEACHMENTS 09/09/2016 (Foto: Reprodução)Parece que o Brasil tem uma tendência doentia de deturpar a valia de procedimentos legais, inclusive alguns importantes. Daí os primeiros e surpreendentes resultados de um dos institutos jurídico-políticos de maior valia institucional. Refiro-me ao impeachment (que o norte americano batizou e o brasileiro utiliza). Infelizmente o faz de maneira errática, desrespeitosa, da letra Constitucional ...
    • O 55º 31/08/2016 (Foto: Reprodução)As relações da medicina, com a política, em Brasília, são, no mínimo, peculiares e, no máximo, até tormentosas. Lembro-me da cirurgia feita, na véspera da posse que não houve, do presidente eleito Tancredo Neves, que gerou, numa Brasília surpresa, apalermada e mal informada, uma boataria enlouquecedora que acabou espraiando-se pelo País. Todos, e cada um, tinham a ...
    • Longevidade 22/08/2016 (Foto: Reprodução)Niemeyer faleceu aos 104 anos; Pitanguy, aos 93; Havelange aos 100. Não vou estabelecer nenhuma relação entre eles que não seja a longevidade. Creio que, no Japão, a duração média de vida já atinge os 85 anos, gerando uma mudança de hábitos e costumes na civilizada sociedade oriental. Claro que eu sei que se formos investigar ...
    • O soldado e o general 12/08/2016 (Foto: Reprodução)Eu era aluno do segundo ano do curso de Direito, na Faculdade Federal de Pelotas. Tinha 18 anos, quase 19. Nessa época, Pelotas não tinha CPOR (um curso do Exército reservado aos poucos universitários que, chegando à idade do serviço militar, nele se matriculavam e, ao terminá-lo, recebiam o título de oficiais da reserva). No entanto, ...
    • Quando um bufão tem o poder 08/08/2016 (Foto: Banco de Dados)As vezes ficamos desagradados com surpresas que surgem no processo eleitoral. Candidatos despreparados e/ou corruptos, com amparo e sob o manto de um partido (o que, por lei, é indispensável, posto que não existe candidato avulso) lançam-se na disputa do voto. Isso sem contarmos os candidatos (lembram-se do “meu nome é Eneias”?), cuja mensagem de campanha ...
    • Um mercosul antes do MERCOSUL 30/07/2016 (Foto: Reprodução)MERCOSUL jurídico e formal tem seus méritos. Não há dúvidas mas poderia tê-los em maior número se, principalmente na Argentina e no Brasil, houvesse governantes à altura do desafio “novedoso” e enxergassem o potencial do acordado. Em certos momentos – e não foram poucos – o detalhe prevaleceu sobre o genérico. Decidiu-se em razão de ...
    • NÃO SE VENDE E NÃO SE TROCA 24/07/2016 Segunda Guerra Mundial (Foto: Reprodução)Desde que homens como De Gasperi, Adenauer, Schumann, há quase 70 anos, ainda em ruínas muitas cidades europeias, tanto de vencedores (se é que os há em uma guerra) como sobretudo dos vencidos, temerosos de que o futuro fosse reedição do passado – a 2ª. Guerra Mundial fora uma quase continuidade da mal acabada e ...
    • Messi e Cristiano Ronaldo 16/07/2016 (Crédito: Reprodução) Um jogo de futebol pode revestir-se da roupagem de uma peça de teatro. Será comédia mas também poderá ser uma tragédia, não tão clássica quanto as de Eurípedes mas forte na capacidade de produzir a emoção superlativa. Precisa de autor, basicamente. Também se faz tocante e sensibiliza, mais ou menos, pela interpretação do autor que ...
    • A VISITA 10/07/2016 (Foto: Divulgação)Eu o encontrei no universo tormentoso da política. Era de plagas distantes. Outro sotaque, outros comportamentos. Paciente e negociador, enquanto sempre fui polêmico e de decisões imediatas (as vezes não as melhores, como aprendi com o tempo). Honestos, sim, o que entendíamos não ser propriamente uma virtude. Era pré requisito de cidadania. Era obrigação. Vindos da ...
    • Divisão e subdivisão 02/07/2016 Referendo decidiu pela saída do Reino Unido da UE (Foto: Reuters)De repente – não mais do que de repente – o mundo ficou sabendo que, mais uma vez, as infalíveis “pesquisas” haviam errado e o Reino Unido (?) decidira sair de onde nunca entrara totalmente, isto é, da UE (União Europeia). O primeiro-ministro David Cameron, que, defendendo o “ficar”, foi quem tomou a decisão de convocar ...
  • Dicas de Português – Dad Squarisi

    últimas notícias

    • Tragédia contemporânea 24/12/2016 (Foto: Reprodução)A GloboNews exibiu o documentário Menores refugiados na Europa. Vítimas da guerra, meninos chegam ao Velho Continente sós, entregues à própria sorte. Ao descrever a tragédia, o narrador disse que “milhares de crianças são ignoradas”. Telespectadores atentos estranharam a concordância: ignoradas ou ignorados? Trata-se do partitivo. O verbo pode concordar com o núcleo do sujeito (milhares) ...
    • Sopa de letrinhas 11/12/2016 (Foto: Banco de Dados)É tempo de Natal. O comércio quer vender. Anuncia o que tem de melhor seja em preço, seja em exclusividade. Com frequência, porém, deixa a língua em segundo plano. Resultado: o tiro sai pela culatra. Ora peca pela grafia. Ora, pela lógica. As letras fazem a festa. Às vezes sobressai a falta ou a troca de ...
    • Recado 03/04/2016 (Foto: Reprodução)“Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro.” JK Eles e nós A palavra que mais se ouve? É impeachment. Se não sai da boca do povo, que tal lhe bisbilhotar a vida? Impeachment nasceu inglesa. A tradução: impedimento. Nós criamos o verbo impichar — 100% nacional. Impeachment está previsto na Constituição. Não tem nada a ...
    • Recado 30/03/2016 (Foto: Reprodução)“Meu trabalho e minha paixão são as palavras: o som quando pronunciadas, a carinha quando escritas ou digitadas, o sabor, a cor, a beleza ou a feiura.” Lya Luft Eu pago, nós pagamos Brasília está em chamas. O fogaréu se espalha Brasil afora. De norte a sul do país, só se fala naquilo — o futuro do governo ...
    • Recado 27/03/2016 (Foto: Reprodução)“Para ter lábios atraentes, diga palavras doces.” Audrey Hepburn Língua dos mil e um verbos A língua é feita de palavras. Língua e palavra têm um denominador comum. São femininas e, por isso, plenas de poder. Como as bruxas medievais e as feiticeiras modernas, fazem e acontecem. Montadas na vassoura, voam, criam, recriam. E conjugam todos os verbos. ...
    • Duas histórias de sem-sem 23/03/2016 (Foto: Reprodução)Obama em Cuba. A Operação Lava-Jato em Portugal. O que há de comum entre os dois fatos? É o nome dos países. A ilha caribenha e a terra de Camões têm um denominador comum. Ambos rejeitam o artigo. Apesar da intolerância, pintaram manchetes que presentearam as duas nações com baita acento indicador de crase. Nada ...
    • Dicas de português 20/03/2016 (Foto: Reprodução)Recado “Em muitos homens, a palavra precede o pensamento. Eles só sabem o que pensam depois de ter ouvido o que dizem.” Gustave Lebon Palavrão, qual é a tua? O personagem da semana? Ele mesmo, Lula. Primeiro, pintou a suspeita. O ex-presidente seria nomeado ministro? Depois, a certeza. Foi nomeado. Por fim, a divulgação de diálogos gravados com autorização ...
    • Dicas de Português 13/03/2016 (Foto: Banco de Dados)Recado “ As fronteiras da minha linguagem são fronteiras do meu universo.” Ludwig Wittgenstein Eu e você O calendário marca 13 de março. Brasileiros vão às ruas protestar. De um lado, quem apoia a presidente Dilma. De outro, quem a quer fora do Palácio do Planalto. Ambos os grupos têm suas razões. Nada mais justo, pois, que conjugar o ...
    • Caetano subiu nas tamancas 02/07/2015 Arte: Marcos Cunha/O SulCaetano faz o que tantos fazem. Contratam profissionais para cuidar das redes sociais. Twitter, Facebook, Instagram parecem alimentados pela celebridade. Não são. Daí por que surpresas acontecem de vez em quando. Com o baiano não foi diferente. “Homenagem à Bituca” apareceu em post do cantor. Ele subiu nas tamancas. E deu a lição: Bituca, apelido ...
    • De meias e meios 25/06/2015 Arte: Marcos Cunha/O Sul“Existem basicamente dois tipos de pessoas: as que não falam o que pensam e as que não pensam o que falam.” André Arruba Meio-dia e meia? Meio-dia e meio? Criança meio adoentada? Criança meia adoentada? A dúvida tem diagnóstico. É a confusão entre adjetivo e advérbio. Adjetivo é variável. Advérbio, invariável. Como identificar um e outro? A ...
    • Cadê ônibus? 11/06/2015 Arte: Marcos Cunha/O SulTrabalhadores e estudantes vão às paradas de ônibus. Mas cadê? Nenhum passa. Motoristas de Brasília, Belo Horizonte & cia. decretaram greve. Mas, como a esperança é a última que morre, a fila cresce e o tempo passa. Desanimados, os passageiros voltam atrás. A imprensa, claro, faz o que deve fazer. Divulga o fato. Ouve grevistas, usuários ...
    • Meses, deuses e vaidades 04/06/2015 Arte: Marcos Cunha/O Sul“Não existem sinônimos. Há somente as palavras necessárias. O bom escritor as conhece.” Jules Renard (1864-1910) Ops! Chegamos ao meio do ano. Junho é o sexto mês. O avanço do calendário provoca curiosidades. Uma delas se refere ao nome de cada um da turma dos 12. Eles se chamam assim ou assado por capricho ou por causa ...