Home > Colunistas > Carlos Alberto Chiarelli

Não precisa um aguaceiro!

(Foto: Banco de Dados)

No Brasil, na passagem de uma economia modesta no comércio internacional para uma abertura alargada, e não muito protegida (nas relações mercantis externas), digladiaram-se (e continuam a digladiar-se) duas posições antagônicas. De um lado, setores organizados empresariais e seus porta-vozes políticos e acadêmicos, defendendo o livre mercado, o “estado mínimo necessário”, preconizando reformas imediatas nas regras laborais e securitárias, recordando-as como fruto do corporativo, ditatorial “Estado Novo”, ratificadas pelo espírito protetivo da Carta de 1988. Atribuem ao protecionismo grande parte da responsabilidade pela baixa competitividade da economia brasileira, predominantemente pela escassez de empregos e pelos baixos salários. Tal linha político-jurídica propõe mais negociações e menos legislação. Entende que, se não radicalizada ou seja, bem dosada, poderia tornar-se uma aplicação pragmática.

De outro lado, as entidades sindicais, majoritariamente, rejeitam a ideia da flexibilização, procurando manter o status quo, entendendo que, protegem os “mais débeis”. Não registram preocupação com alegação de que uma legislação intervencionista poderia tirar o estímulo dos inversionistas e que, passados vários governos sucessivos, não conseguiram compatibilizar a política econômica nacional, voltada à integração brasileira no mercado, com procedimentos oficialistas que transcendem a mera cautela.

Nesse interim, cresceu o trabalho informal e, a seu lado, o desemprego formal. Em 2002 se assistiu ao número de trabalhadores sem carteira assinada ultrapassar, mesmo na estatística oficial PEA (População Economicamente Ativa), chegando a dizer-se que, em 2003, se testemunhara o empate dos informais com os formais. Em 2004, a informalidade conseguiu superar a formalidade. Nesse caldo de cultura, a política sindical não conseguiu avançar e o debate cristalizou-se. A legislação não se modificou, deixando de acompanhar a continua mutação dos perfis da sociedade, sendo prática bem usual o seu descumprimento.

As micro, pequenas e médias empresas sofriam (e sofrem) sem um tratamento específico (que, possivelmente, a negociação ensejaria). Nota-se debilitação da organização associativa, tanto empresarial quanto obreira, ao permanecerem as relações laborais fundadas sobre o binômio “capital x trabalho”, como nos alvores da Revolução Industrial. Faz-se necessária uma interpretação contemporânea, para um tempo de mutação ditado pelo digital, filho dileto das Tecnologias do Conhecimento e da informação. Há quem entenda que o Brasil para tentar modernizar o seu mercado de trabalho tem que priorizar a qualificação da força laboral, flexibilizar as leis trabalhistas e o modo de resolver os conflitos. Importante é saber o que, quanto, quando e como levar adiante essa flexibilização que vários desejam, muitos temem e quase todos não sabem bem o que é.

O que é uma realidade que parece incurável é constatar que a Justiça do Trabalho não dá conta dos processos que se acumulam nos tribunais. Há quem, buscando respostas mais ribombantes do que efetivamente viáveis (e defensáveis) diga que responsável por isso é o modelo de relações do trabalho que instiga o conflito entre as partes.

Para a modernização laboral “quase divina” do Brasil, far-se-ia necessário democratizar o crédito, reduzir a carga tributária, diminuir a injusta distribuição de renda, generalizar o ensino fundamental e fortalecer a poupança interna. Também necessário dar lugar à mediação e à arbitragem, mal-amadas pela magistratura nacional previstas e disciplinadas pela lei, reservando-se-lhes lugar de destaque.

Seguramente não será com a mais que tímida (sem ser uma avaliação radical: anêmica) proposta contida na chamada Reforma Trabalhista que se assemelha ao rosto sedutor da mulher-vistosa que, sendo produto de cremes etc, não resiste a uma chuvarada de surpresa.

Assim é a falada Reforma Trabalhista. Não resiste a uma chuvinha insistente. Não precisa aguaceiro.

TRISTE NOTORIEDADE COMPRADA

(Foto: Reprodução)

Se a aceitação, ou a mera compreensão participativa que explica a quebra da privacidade, é surpreendente, a colaboração explícita, para que ela ocorra, é preocupante. Constata-se uma aspiração de expor-se. É fenômeno que se alastrou pela força midiática somada à globalização.

Fazer-se um programa que se estende por três, quatro meses apenas mostrando a convivência de um grupo de pessoas não parece das ideias mais criativas e atraentes. O que justifica uma análise aprofundada são situações e comportamentos coletivos que ocorrem antes, à volta e depois dele (ou por causa dele).

Se estaria colocando, não apenas os que aceitam, colaborando ativa ou passivamente, não obstaculizando o seu devassar, mas especialmente os que postulam essa quebra da intimidade. Na preparação de uma edição do Big Brother, da TV Globo, o dado oficial da emissora foi que setenta e duas mil pessoas apresentaram-se espontaneamente (enviando currículos, vídeos, fitas etc), pleiteando vaga para integrar o programa.

A questão transcende à preocupação ética e jurídica de proteção da intimidade, alcançando uma análise da radical transformação nos padrões culturais e morais de crescente parcela da população, que cultua, não a preservação de sua intimidade, mas o eventual ganho pela transitória e, no caso, explicitamente desnudada, notoriedade.

Seria a ânsia de uma eventual perspectiva de prêmios o que levaria alguém a lançar-se nessa empreitada, na qual o custo é expor-se para distrair e divertir a curiosidade alheia? Seria a consequência do impacto (de)formador midiático, fazendo com que se creia que o valor maior na vida é a notoriedade, não importa a que título e em que condições, no raciocínio elementar de que a infelicidade e a mediocridade estão no anonimato?

O que não se pode negar é a universalização do fenômeno, levado a diferentes países, mesmo em desnivelados estágios civilizatórios, pela padronização globalizante. Por ela, a mídia, em toda a parte, oferece a mesma coisa para diferentes públicos (europeus, asiáticos, latino-americanos etc.); e todos eles, porque colonizados por ela, respondem passivamente, aplaudindo. Uns não criam; recriam ou só copiam; outros, não julgam, absorvem.

A vulgarização estética do proposto só se consagra porque há flagrante redução na exigência de qualidade e seriedade criativa do destinatário. Os valores que a mídia, no caso, não só transmite, mas infunde, são os da importância do ser notado, forma de se autopromover. Se ela (a mídia) enseja a notoriedade, e esta significa importância, logo há que se corteja-la, a ela submeter-se, para ascender, ter instantes de “glória”.

Em síntese, a forma não está no que é dito, nem, muitas vezes, por quem o diz, mas por quem decide quem o diz, quando será o dia de dizer e de que maneira o diz para que outros o julguem positivamente. É o render-se à tríplice aliança (mídia, tecnologia e globalização) alimentada e alimentando, às vezes, até capitais internacionais (eventualmente, especulativos) e vinculados a um projeto de manutenção e criação de poder político.

Uma atualizada tecnologia serve de instrumental para esse processo crescente de dominação de massas, por meio da investigação invasora que conta com a complacência – em realidade, com a convivência e a conivência interessada – de parcelas crescentes da sociedade.

O popularizar-se dessas experiências, sua inclusão no quotidiano da vida societária, quebra, enfrentando usos e costumes, o respeito pelo direito à privacidade. Há quem pense ser esta, ao contrário, mercadoria comercializável – e tem sido – que conviria “vender” logo, posto que, banalizada, fica patente a sua desvalia (feita costumeira a sua quebra), “perdendo” preço no mercado esdrúxulo das commodities morais.

Um dia a menos. Um dia a mais

(Foto: Banco de Dados)

Depois de um dia em que nos sentimos por dentro e por fora, anímica e fisicamente, amassados, a tristeza cansa mais do que qualquer grande esforço.

Pior é constatar – sem régua métrica para aferir o desgaste de afetividade – o espaço vazio, doendo baixinho (desamor, ou risco de ser por ele vitimado tem, sim, um som sem harmonia, quase surdo) incrementado, às vezes, quando se teme que a ausência passa não ser apenas (?) um temor. Seja uma realidade.

E vem à cena a morte – intrometida e traiçoeira – a lembrança do quadro que reproduziria a cena mórbida que não vimos. E vemos o quão fracas são as nossas forças. Não há como enfrentar a “Malvada” de peito aberto. Precisamos de uma casamata, um “bunker” espiritual para nos proteger. É possível que Orson Welles tenha, indiretamente, descoberto melhor remédio ao afirmar que “a única coisa verdadeira é o sonho”. Se é difícil provar que é, felizmente mais difícil é provar que não é.

De qualquer maneira, convida-la para compartilhar pensamentos é comprar passagem, só de ida, para a “ malinconia”. Se ela aparecer de repente, na “carona” de outro tema, será preciso desconvida-la, sem constrangimento e com veemência, para que se vá, sem temer que ela – vingativa – volte logo.

Voltaire, que era suíço, e não francês, como muitos pensam – ironizou-a. Criticou as religiões. Fez “historietas” em que padres e crentes eram ingênuos ou idiotas. Já idoso, para a sua época, sabendo que se aproximava o ritual final, transformou-se em um quase noviço católico apostólico dizendo que “só assim poderá no depois, ser mais forte do que ela”.

Ruy Barbosa que, com o avanço da idade, passou de agnóstico a religioso, falando, ao pé do caixão de um amigo, garantiu que: “a morte não extingue, transforma; não aniquila, renova; não divorcia, aproxima”. As teses do vigoroso discurso do “Águia de Haia“ nunca foram confirmadas, com apresentação de provas. Também nunca foram rebatidas com sólidos argumentos.

Há que se reconhecer que a morte é sábia. Imaginemos que ela fosse anunciada, antecipadamente, com data certa. Constaria, por exemplo, como ITEM, da própria Certidão de Nascimento.

Teria um certo feitio de contrato por prazo determinado. Morreríamos, contando, um pouco a cada dia, com um enlouquecedor calendário na mão. A cada 24 horas – estaria escrito na folhinha – UM DIA A MENOS.

Sem data antecipada, sem “folhinha”, portanto, TAMBÉM SERÁ UM DIA A MENOS, MAS OS ESPERANÇOSOS OTIMISTAS, DIRÃO: É UM DIA A MAIS.

  • Armando Burd

    últimas notícias

    • DEVERIA COMEÇAR ANTES 22/03/2017 Senador Paulo PaimCom atraso de no mínimo 20 anos, o Senado vai criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar eventuais desvios de dinheiro da Previdência Social. A proposta é de Paulo Paim. As suspeitas se arrastam há muito tempo, evidenciando a falta de transparência nos dados. Horas e horas de discursos na tribuna sobre o assunto ...
    • VASSOURA EM AÇÃO 21/03/2017 VASSOURASApós a Operação Carne Fraca, o Ministério da Agricultura começa outra, denominada Varredura, com a exoneração de servidores ligados a partidos políticos e que participaram dos crimes. A prática perniciosa da indicação de afilhados só traz prejuízos. Os que nomeiam não questionam sobre qualificação. Funciona apenas o critério do QI (quem indicou). Acabam entrando muitos despreparados. ...
    • Agora é tarde 20/03/2017 Deputados federais querem vitrineDeputados federais se apressaram no final de semana para tratar da criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Alegam que “o escândalo da carne contaminada precisa de apuração e a gente vai acompanhar”. A Câmara deve só acompanhar. Chegou tarde, porque a apuração da Polícia Federal está completa. Neste episódio, CPI, a tradicional vitrine, será ...
    • Melhor seria silenciar 19/03/2017 A entrevista do representante do Ministério da Agricultura deveria ter como fundo musical Palpite Infeliz, de Noel Rosa. Disse que o escândalo com a venda de carnes estragadas e contaminadas pelos principais frigoríficos do País “não é um fato cotidiano, são fatos isolados” e que “a população tem que estar atenta para coisas anormais nos produtos ...
    • O escândalo chega à mesa 17/03/2017 É onde deverão estarA receita criminosa misturou, em grande quantidade, canalhas, trapaceiros, patifes, embusteiros, infames, pilantras e salafrários. Resultou numa produção de dar engulhos. Foram pegos na boca do forno pela Policia Federal. De sobremesa, precisam ser enquadrados como autores de atos hediondos. TEMPERATURA ALTÍSSIMA Leonardo Busatto, no programa Pampa Debates, da TV Pampa, avaliou sua ...
    • Tira daqui, busca ali 17/03/2017 FLUXOO ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem que o corte no Orçamento, a ser anunciado na próxima semana, poderá ter redução ao longo do ano com o aumento de impostos. Quer dizer, tira do orçamento e ataca o bolso dos contribuintes, Excelência? NOS OMBROS A desindustrialização brasileira tem na mais alta carga tributária do mundo ...
    • Brasília dá o torniquete 16/03/2017 Henrique MeirellesO ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ajudou o governador José Sartori ao anunciar ontem: o caixa da União só vai se abrir para os Estados que se submeterem ao plano de recuperação fiscal. Significa cumprir obrigações como a privatização de companhias de energia ou saneamento e a elevação da contribuição previdenciária dos servidores públicos. Os ...
    • Fim de uma época 15/03/2017 NOTASFoi lento e contínuo o processo de avanço sobre o dinheiro público. Uma portaria aqui, outro decreto ali para garantir privilégios. O resto se deu nos acordos espúrios em salas fechadas. Faltou, por exemplo, persistência para denunciar a origem do dinheiro que manteve campanhas eleitorais milionárias. Sem transparência e fiscalização, os ilícitos progrediram, tornando-se um ...
    • Caminhos paralelos 13/03/2017 BNDESO Brasil precisa se livrar de suas mazelas sem atalhos e rupturas. Pela lei, como juízes, procuradores e policiais íntegros estão fazendo. Pelo voto dos eleitores daqui a um ano e meio. A combinação perversa de confusão política e paralisia econômica tem altíssimo custo social. O Brasil já perdeu no passado, que não tem volta. Não ...
    • Caminhos paralelos 13/03/2017 CAMINHOSO Brasil precisa se livrar de suas mazelas sem atalhos e rupturas. Pela lei, como juízes, procuradores e policiais íntegros estão fazendo. Pelo voto dos eleitores daqui a um ano e meio. A combinação perversa de confusão política e paralisia econômica tem altíssimo custo social. O Brasil já perdeu no passado, que não tem volta. Não ...
    • Ingredientes assustadores 13/03/2017 SOCORROO País vive um mix sem precedentes: níveis de corrupção dos mais altos do mundo; falta de segurança pública; Estados em situação de calamidade financeira; precariedade na saúde pública e um em cada dez brasileiros sem emprego. É impossível esperar até a próxima campanha eleitoral para encontrar soluções. A busca precisa começar já, considerando que todos ...
    • Para acrescentar conhecimento 12/03/2017 PROFESSOR1 Assessores de entidades empresariais vão formular proposta para criação de Escola de Gestão Pública no Rio Grande do Sul. Inicialmente, estará voltada a prefeitos, secretários e vereadores com aulas presenciais, ensino à distância e conhecimentos práticos. Levantamento demonstrou que há recursos federais para sustentar parte dos custos. Irá adiante se não for brecada pela ...
  • Flávio Pereira

    últimas notícias

    • Banrisul fica, CEEE vai ser privatizada 21/03/2017 (Foto: Jackson Ciceri)Foi esclarecedor o encontro do secretário da Fazenda, Giovani Feltes, ontem na Assembleia Legislativa, durante audiência da Comissão de Finanças para tratar do pacote de ajuste. O deputado Frederico Antunes (PP), autor do requerimento que pediu a presença do secretário, considerou positivo o encontro, e identificou sinceridade na explanação de Giovani Feltes. Sobre a proposta da ...
    • Com a palavra, Michel Temer: “O emprego está voltando” 17/03/2017 (Foto: Divulgação)Com a palavra, o presidente Michel Temer: “O emprego está voltando. É a notícia que eu mais queria dar. Depois de 22 meses de números negativos, foram gerados mais de 35 mil empregos. Com a retomada do emprego, os brasileiros se sentem mais participantes da cidadania. São empregos com carteira assinada. Isso é só o ...
    • Tribunal de Justiça decide que direito de propriedade ainda vale no RS 16/03/2017 (Foto: Reprodução)A 20 Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinou ontem que os invasores do prédio da congregação Salesiana Dom Bosco, invadido em novembro do ano passado na rua Duque de Caxias em Porto Alegre, devem se retirar do local no prazo de 30 dias. A Câmara acolheu relatório do desembargador Dilso ...
    • CPI para apurar o escândalo do Badesul 15/03/2017 (Foto: Reprodução)Com pouca prática na atividade de destruir reputações, a atual base do governo na Assembleia resolveu dar apoio ao pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que apure responsabilidades no escândalo dos financiamentos concedidos pelo Badesul durante a gestão do governador Tarso Genro. Se esmiuçado, o caso pode levar à descoberta de dezenas de ...
    • Padilha é a “memória” da Reforma da Previdência 13/03/2017 Eliseu Padilha, admite que retornou ao trabalho antes do prazo recomendado pelos médicos. (Foto: Reprodução)Ausência sentida pelo próprio ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que vinha defendendo sozinho as mudanças na Previdência Social, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, admite que retornou ao trabalho antes do prazo recomendado pelos médicos, atendendo a uma avaliação pessoal: “o psicológico disse que eu tinha de voltar”, afirma. Padilha admite que é importante ...
    • Padilha anuncia que retorna à Casa Civil nesta segunda-feira 13/03/2017 Eliseu Padilha (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)Restabelecido da cirurgia de próstata a que se submeteu no ultimo dia 27, o ministro Eliseu Padilha está pronto para reassumir o cargo de chefe da Casa Civil da Presidência da República. Ontem à tarde, o ministro confirmou ao colunista: “Volto ao trabalho em Brasília amanhã ”. Acaba o fogo amigo? O retorno de Padilha ao gabinete ...
    • Governo condena greve que afeta 900 mil estudantes 09/03/2017 Em assembleia, professores decidiram paralisar as atividades (Foto: Cpers/Divulgação)O governo do Estado reagiu ontem, criticando a decisão do Cpers,de dar início a uma greve dos professores da rede estadual, a partir do próximo dia 15. Segundo nota do governo, “a medida é inoportuna, visto que o ano letivo de 2017 se iniciou nesta segunda-feira (6) e a greve afetará diretamente a comunidade escolar, ...
    • Quanto custa ter o apoio de Pros, PRB e PCdoB? 07/03/2017 (Foto: Banco de Dados)O ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Alexandrino Alencar, conhecido dos gaúchos pela operação exitosa eu aqui realizou na articulação do processo de crescimento do braço da empresa no setor petroquímico, chocou aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral ao revelar detalhes da conquista de apoios para a candidatura presidencial em 2014. Ele afirmou no depoimento ...
    • Retorno de Padilha à Casa Civil só dia 13 07/03/2017 Eliseu Padilha (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)Aconselhado pelos médicos, o ministro licenciado da Casa Civil, Eliseu Padilha, decidiu respeitar a recomendação de cumprir rigorosamente o repouso necessário após uma severa cirurgia de retirada da próstata, realizada no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Com isso, retorna à Casa Civil apenas na próxima semana. Sindicato Médico de olho nas contas do governo O ...
    • Governo acaba com ilusão da Lei Kandir: “Não existe compensação de perdas do passado” 06/03/2017 (Foto: Marcos Santos/USP/Imagens)Depois que o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), voltou a afirmar eu o seu Estado teria direito a ressarcimentos de ao menos R$ 90 bilhões por conta de perdas supostamente não compensadas da Lei Kandir, valor suficiente para pagar toda a dívida mineira, em torno de R$ 88 bilhões, o governo federal se ...
    • Impasse na negociação da dívida com União 03/03/2017 (Foto: Reprodução)O rigor das contrapartidas apresentadas pelo governo federal para aceitar a renegociação da dívida dos Estados, em especial o caso do Rio Grande do Sul, considerado de extrema gravidade, preocupa o governo gaúcho. A tutela da gestão do Estado, mediante a criação de um grupo técnico com a participação de técnicos do governo federal, para monitorar ...
    • Sossela propõe comissão para discutir concessões de rodovias 02/03/2017 Gilmar Sossella (Foto: AL)A polêmica que envolve alguns pontos das concessões federais de rodovias no Estado chega gora à Assembleia Legislativa. Ontem, o deputado Gilmar Sossella (PDT) informou à coluna, que formalizou um requerimento para criação de uma Comissão de Representação Externa para tratar das concessões federais no Estado. O documento foi entregue ao presidente da Casa, deputado Adão ...
  • Efemérides

    últimas notícias

    • Fatos históricos do dia 22 de março 22/03/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 238 – Gordiano I e seu filho Gordiano II são proclamados imperadores romanos. 1848 – Reino Lombardo-Vêneto: ocorre a revolução popular (Os Cinco Dias de Milão), os austríacos são expulsos de Milão, que se torna a capital do Governo Provisório da Lombardia. 1895 – Primeira exibição (em uma tela particular) de filmes por Auguste e Louis Lumière. 1903 ...
    • Fatos históricos do dia 21 de março 21/03/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1919 — Criação da República Soviética Húngara. Ela tornar-se o primeiro governo comunista a ser formado na Europa após a Revolução de Outubro na Rússia. 1945 — Segunda Guerra Mundial: Tropas britânicas libertam Mandalay, Birmânia. 1952 — África do Sul anula a Lei de Segregação racial. 1960 — Apartheid: Massacre de Sharpeville, África do Sul: a polícia abre ...
    • Fatos históricos do dia 20 de março 20/03/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1815 — Napoleão entra em Paris após escapar de seu exílio em Elba, começando seu “Governo dos Cem Dias”. 1854 — Políticos americanos fundam o Partido Republicano para combater a escravidão. 1913 — Song Jiaoren, um dos fundadores do Partido Nacionalista Chinês, é ferido numa tentativa de assassinato e morre dois dias depois. 1916 — Albert Einstein publica ...
    • Fatos históricos do dia 19 de março 19/03/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1279 — Uma vitória mongol na Batalha de Yamen termina com a dinastia Sung na China. 1563 — O Edito de Amboise é assinado, terminando com a primeira fase das Guerras religiosas na França e concedendo certas liberdades aos huguenotes. 1679 — A Suécia assina a paz com Münster. O tratado também impunha a retirada de Münster ...
    • Fatos históricos do dia 18 de março 18/03/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1865 — Guerra do Paraguai: o Paraguai declara guerra à Argentina. 1906 — Traian Vuia voa uma aeronave mais pesada que o ar por 11 metros a uma altitude de um metro. 1913 — O rei Jorge I da Grécia é assassinado na cidade recentemente libertada de Salonica. 1915 — Primeira Guerra Mundial: intenso ataque naval na Campanha ...
    • Fatos históricos do dia 17 de março 17/03/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 45 a.C. — Em sua última vitória, Júlio César derrota as forças pompeanas de Tito Labieno e Pompeu, o Jovem na Batalha de Munda. 180 — Marco Aurélio morre deixando Cômodo como o único imperador do Império Romano. 455 — Petrônio Máximo, com o apoio do senado romano, torna-se imperador do Império Romano do Ocidente. 624 — Liderados ...
    • Fatos históricos do dia 16 de março 16/03/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1815 — O príncipe Guilherme proclama-se rei do Reino Unido dos Países Baixos, o primeiro monarca constitucional dos Países Baixos. 1926 — Robert Goddard lança com sucesso o primeiro foguete propelido a combustível líquido do mundo em Auburn, Massachusetts (EUA). 1935 — Adolf Hitler ordena o rearmamento da Alemanha violando o Tratado de Versalhes. A obrigação do ...
    • Fatos históricos do dia 15 de março 15/03/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos  44 a.C. – Júlio César, ditador da República Romana, é esfaqueado até a morte por Marco Júnio Bruto, Caio Cássio Longino, Décimo Júnio Bruto Albino e vários outros senadores romanos. 1493 – Cristóvão Colombo retorna à Espanha depois de sua primeira viagem às Américas. 1545 – Primeira sessão do Concílio de Trento. 1789 – Joaquim Silvério dos Reis ...
    • Fatos históricos do dia 14 de março 14/03/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1794 — Eli Whitney recebe a patente do descascador de algodão, uma invenção que revolucionou a indústria de algodão estadunidense. 1937 — O Papa Pio XI condena o nazismo, na Encíclica Mit brennender Sorge. 1945 — Segunda Guerra Mundial: a Força Aérea Real utiliza operacionalmente pela primeira a bomba de Grand Slam, em Bielefeld, na Alemanha. 1964 — ...
    • Fatos históricos do dia 14 de março 14/03/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos  1794 — Eli Whitney recebe a patente do descascador de algodão, uma invenção que revolucionou a indústria de algodão estadunidense. 1937 — O Papa Pio XI condena o nazismo, na Encíclica Mit brennender Sorge. 1945 — Segunda Guerra Mundial: a Força Aérea Real utiliza operacionalmente pela primeira a bomba de Grand Slam, em Bielefeld, na Alemanha. 1964 — ...
    • Fatos históricos do dia 13 de março 13/03/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1781 – William Herschel descobre o planeta Urano. 1811 – Guerras Napoleônicas: no mar Adriático ocorre a batalha naval pela posse da importante ilha estratégica de Lissa. 1823 – A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome e foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. 1865 – Guerra de ...
    • Fatos históricos do dia 12 de março 12/03/2017 efeEventos 1918 — Moscou torna-se novamente a capital da Rússia depois de São Petersburgo ter tido essa função por 215 anos. 1930 — Mahatma Gandhi lidera uma marcha popular em direção ao mar de pouco mais de 320 quilômetros conhecida como a Marcha do Sal desobedecendo as autoridades britânicas, em protesto ao monopólio britânico do sal. 1935 — ...
  • Carlos Alberto Chiarelli

    últimas notícias

    • O homem agredindo o cidadão 05/03/2017 (Foto: Banco de Dados)1. A quebra da privacidade, usualmente, é praticada pelo arbítrio do Estado (ditaduras) ou pelo uso que ele faz, indevida e camufladamente, da sua aparelhagem (em certas circunstâncias irregulares, mesmo nas Democracias) contra o cidadão (obviamente não se relaciona nesta exemplificação crítica o emprego legal, e autorizado judicialmente, do instrumental policial em razão de segurança ...
    • O rabo do gato 25/02/2017 Congresso Nacional (Foto: Banco de Dados)1. Era um grupo grande, de gente pequena. Estávamos na última década do século. E do milênio: a dos noventa, no calendário gregoriano. Vivia-se um tempo agitado. Os jornais e a própria mídia eletrônica – um tanto encabulada – descobriram que a imprensa não existia só para publicar notas oficiais: A maior parte do noticiário, ...
    • Pessimismo? 19/02/2017 (Foto: Reprodução)1.Os homens e mulheres “livres” vivem em casa com a proteção de cercas elétricas e tem medo da convivência pública das ruas. Parece que se chegou a um paradoxo: desfrutar da liberdade é mais que uma ousadia. É um perigo. 2. A manchete de hoje, seguramente, é menos alarmante do que a de amanhã. Se hoje ...
    • Mal agradecido 11/02/2017 Supremo Tribunal Federal (Foto: Divulgação)1. O nosso STF (Supremo Tribunal Federal), diferente de modelos, como o italiano e o francês – e, de certa maneira, do norte-americano – também é guardião e intérprete da Constituição. No entanto, em situações especiais, acolhe, para dirimir, como se fosse quarta instância, conflitos ordinários, isto é, não decorrentes de exegese suscitada por divergência ...
    • Na porta de casa 24/01/2017 (Foto: Reprodução)Há uma hostilidade. Não, não é exatamente isso. Há um desencanto. Não, também não é isso. Há um desapreço – talvez seja bem isso – de grande parte da sociedade mais informada com relação aos partidos políticos. Somem-se os que depreciam aos que se empenham em não aceitar a existência dos partidos políticos, qual a necessidade ...
    • A mudança 14/01/2017 (Foto: Banco de Dados)Há uma pergunta que, apesar do ano ter mudado, não mudou. A gente faz e se faz perguntas. E a toda a hora fazem para a gente: como é que vai ficar este país? E objetivamente: quem é o homem (ou mulher) para botar em ordem o Brasil, depois da catástrofe “lulista”, dos “malfeitos” dilmistas ...
    • ENCONTROS COM O CAMARADA FIDEL II 09/12/2016 (Foto: Reprodução)Convidado, formalmente, via México, viajei a Havana num Ilyushin (avião Russo mal tratado) operado pelas Linhas Aéreas Cubanas. Colocaram-me na primeira fila, separado dos demais passageiros por uma cortina escura. Recebido pelo Ministro da Educação, fui conduzido a um palacete que fora residência de um mega produtor açucareiro, desapropriada sem pagamento de indenização, por “la Revolucion”. Nesse ...
    • ENCONTROS COM O CAMARADA FIDEL 02/12/2016 Fidel Castro morreu aos 90 anos em Cuba (Foto: AP)Era um almoço oficial no Itamarati. Dia de posse do novo Presidente: o primeiro eleito pelo voto direto nos últimos trinta anos. À mesa, vários chefes de Estado (o Bush, pai, que na época vice, representando os Estados Unidos). A figura mais carismática deixara para confirmar sua presença na noite da véspera, enviando as informações ...
    • VALOR DO VOTO 26/11/2016 (Foto: Reprodução)Não havendo outro melhor, adotou-se, como fundamento operacional da democracia, o principio de prevalência da maioria. Para identifica-la, criou-se o voto, instrumento de manifestação de vontade e aferição de escolhas, que se passou a entender como capaz de traduzir, na vontade coletiva, qual a versão dominante, se mais de uma houver. Ultimamente, tem ocorrido episódios que ...
    • TRUMP NÃO FOI ELEITO 15/11/2016 (Foto: Reprodução)Que se diz que Donald Trump foi eleito Presidente dos Estados Unidos todo mundo sabe. Que foi uma surpresa, também é matéria repetida. Que ele começou como azarão e Hillary como favorita foi a linha assumida por jornalistas metidos a especialistas e que acabaram pagando um mico vexatório. Não querendo ser mais “um sabido fajuto” ...
    • O menino migrante 05/11/2016 Carlos Alberto Chiarelli (Foto: Banco de Dados)A região montanhosa, com rochedos amarelados, oferecia uma paisagem em que se sucediam escarpas e planuras. A estrada, ziguezagueando, via tudo, do alto, dominadora, e se deixava ver, como se modelo fosse, acompanhada, la e acolá, de pequenos casarios geralmente brancos, que pareciam pendurados na moldura da natureza. Ali estavam, na zona da Basilicata, em plena ...
    • DOENÇA INCURÁVEL 29/10/2016 (Foto: Banco de Dados)Na cidade, há alguns anos, foi criada uma associação que congrega um grupo de moradores que sofrem até hoje de doenças incuráveis. Não sei porque era masculina a parceria. Acusa-la, por isso, de machista seria uma inverdade verdadeira, já que nenhuma mulher foi impedida de participar. Também é verdade de que não há registro de ...
  • Leandro Mazzini

    últimas notícias

    • Temer tem maioria 22/03/2017 (Foto: Folhapress)O presidente da República, Michel Temer, tem a maioria dos votos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no processo que pede a cassação da sua chapa com Dilma Rousseff. A informação de palacianos é comemorada, com cautela, no Planalto. Seria, hoje, um voto apenas de vantagem, mas que faz a gigantesca diferença de mantê-lo no cargo. GiGi, ...
    • Chance de Temer 21/03/2017 (Foto: Divulgação)Mesmo que o Tribunal Superior Eleitoral casse a chapa Dilma-Temer e alije do cargo o atual presidente da República, Michel Temer terá uma oportunidade de permanecer no poder pela eleição indireta no Congresso Nacional. Como Temer tem uma ampla base governista, ele aniquila as chances de qualquer adversário e pode ser reconduzido pelas mãos dos ...
    • Fritura na Carne 20/03/2017 (Foto: Divulgação)Após o grampo revelado na Operação Carne Fraca, o ministro da Justiça, Osmar Serraglio – flagrado como deputado federal em lobby para um frigorífico – não apita mais nada na cúpula da Polícia Federal. O diretor-geral, Leandro Daiello, sai se quiser – e quando quiser. E ainda terá poder de fazer seu sucessor – e ...
    • Reforma tributária 19/03/2017 (Foto: Reprodução)O presidente da República, Michel Temer, e a equipe econômica já concluíram a proposta de reforma tributária. O pacote seria enviado ao Congresso Nacional nesta semana, fatiada em medidas provisórias. Diante da avalanche provocada pela segunda lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o Planalto decidiu recuar e adiou para abril o envio de mudanças ...
    • Queda de braço 18/03/2017 (Foto: Reprodução)O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles – um potencial candidato de Michel Temer à sucessão presidencial – travam embate nos bastidores em torno do aumento da alíquota do IOF das operações de câmbio para aumentar as receitas. Com o apoio do Palácio do Planalto, Meirelles tende a ...
    • Reforma Frankenstein 17/03/2017 (Foto: Reprodução)O texto da reforma da Previdência chegará um à Câmara e pode sair um Frankenstein, tamanha a quantidade de emendas de variadas classes trabalhistas, as quais pressionam os deputados que defendem suas causas. Só para dois exemplos, os policiais não querem perder a aposentadoria especial 5 anos mais cedo que o restante dos brasileiros. E o ...
    • Reguffe e Bolsonaro cobiçados 16/03/2017 Bolsonaro (Foto: Reprodução)Faltando 16 meses para o início da campanha eleitoral para a Presidência da República, dois nomes do Congresso Nacional, de perfis bem distintos, entraram na mira de pequenos e médios partidos. Ao menos quatro partidos, dentre eles PDT, Rede e o Novo sondaram o senador Antonio Reguffe (DF), atualmente sem legenda. Já o deputado Jair ...
    • Quatro ministros 15/03/2017 O procurador-geral da República, Rodrigo Janot (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)A lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contendo nomes delatados pelos 77 executivos da Odebrecht, tem entre os alvos quatro ministros do governo de Michel Temer, três ex-ministros e também nomes do DEM e PSDB, além de boa parte do PT e PMDB. O ministro Luiz Edson Fachin, novo relator da Operação Lava-Jato no ...
    • Lula, o frei e as urnas 13/03/2017 O ex-presidente Lula. (Foto: Reprodução)O caso do frei Gilberto, de Belisário, distrito de Muriaé (MG), ameaçado por donos de propriedades por pregar direitos dos lavradores mexeu com o projeto eleitoral de Lula da Silva. O ex-presidente telefonou para o governador Fernando Pimentel e pediu providências de proteção ao religioso. Pimentel incumbiu Nilmário Miranda – seu secretário de Direitos Humanos ...
    • Tudo em casa 13/03/2017 Conselho Nacional de Justiça (Foto: Reprodução)Permanece há um ano em uma gaveta do Conselho Nacional de Justiça um Pedido de Providências feito pelo MP (Ministério Público). A ação, apresentada pela ex-conselheira do colegiado Luíza Frischeisen, então representante do MP, envolve poderosos da Justiça e suposto favorecimento a filho de desembargador transferido da região Norte para Brasília, onde os pais moram. A ...
    • Freio de arrumação 12/03/2017 Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Foto: Divulgação)Apesar da promessa de campanha para se reeleger à presidência da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) recuou e não vai ampliar o número de CNE (Cargos de Natureza Especial) e extinguir funções comissionadas. Após ser alvo de protestos de servidores concursados, o diretor-geral da Casa, Lúcio Henrique Xavier Lopes, recebeu sindicalistas e assegurou que ...
    • Não decolou 11/03/2017 A primeira-dama Marcela Temer (Foto: Reprodução)O programa Criança Feliz, cuja embaixadora é a primeira-dama Marcela Temer, não decolou. Criado há cinco meses, registra baixa adesão de Estados e municípios e corre risco de ser barrado como determinou o Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo. Para tirar o Criança Feliz do limbo, Marcela Temer pretende fazer um tour pelas ...
  • Sociedade – Gasparotto

    últimas notícias

    • Agenda 27/02/2017 Bia Diamante estreia novo trabalho no dia 11 de março. (Foto: Reprodução)Gasparotto Bia Diamante , carioca que vive em Porto Alegre há 18 anos, descobriu seu entusiasmo com a dança ao assistir um espetáculo, chamado Cravos, da coreógrafa alemã Pina Bausch. Agora, vai estrear o novo trabalho, “Composições Existenciais”, dia 11 de março, inaugurando seu estúdio, a Sala Cênica. Em cena, Mara Nunes , 53 anos, ...
    • Foliões em dois tempos 26/02/2017 As jovens Luana Gomes e Helena Cunha acompanharam a passeata do Bloco Maria do Bairro. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto     “Paz, carnaval, futebol, não mata, não engorda e não faz mal.” Ivete Sangalo, homenageada na Sapucaí pela Escola Grande Rio.   Os desfiles de carnaval foram adiados para 23,24 e 25 de março no Porto Seco, e depois da apuração, será realizada a premiação numa ocasião festiva no Auditório Araujo Vianna, na semana de comemoração dos 245 ...
    • Caleidoscópio de La Musique 26/02/2017 Annelise Nunes e Natália Sell, com maquiagem especial, aproveitaram a festa na ilha. (Foto: Tiago Mynt/divulgação)Gasparotto   O Cirque Party foi a motivação dos festejos de Momo neste domingo no Café de La Musique em Florianópolis. Muito ao gosto dos carnavais da França, a alegria estimulada pelos motivos circenses teve as escolhas da DJ Marina Diniz, entre outros especialmente selecionados. A programação segue na noite desta segunda-feira com o baile de carnaval ...
    • Agenda 26/02/2017 O cantor Luan Santana conferiu a folia em Salvador. (Foto: Caio Duran e Charles Naseh/divulgação)Gasparotto Uma das mais tradicionais festas de carnaval acontece na Bahia. Na quinta-feira (23), muitas celebridades passaram pelo Camarote Salvador, entre elas o cantor Luan Santana, o casal Mirella Santos e Ceará, a atriz Cleo Pires e muitos outros.   Na primeira noite de carnaval, na sexta-feira (24), a cidade já estava às moscas e a maioria ...
    • À procura de Clarice 25/02/2017 Laura Fett e Fernanda Carvalho Leite com Luiz Coronel: encontro cultural com o Recital Clarice Lispector na SABA. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)Gasparotto   “Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.” Clarice Lispector   Luiz Coronel e Fernanda Carvalho Leite, acompanhados pelo músico Victor Culanys, proporcionaram um encontro especial com o Recital Clarice Lispector, encerrando a 2ª edição do Evento Literário coordenado por Laura Becker Fett, na sede da SABA. Laura e o marido, Eduardo Fett, estão ...
    • Primeiros acordes de Momo 25/02/2017 Estilo heroico: com a temática super-herói, o público pode se vestir à vontade para curtir a festa na ilha. (Foto: Divulgação)Gasparotto    O Café de La Musique abriu a temporada do carnaval convocando os Super Heroes para o animado sunset na noite de sexta-feira (24) no badalado beach club de Florianópolis. Os DJs convidados, e foram vários, tiveram intensa atividade, motivando um grupo jovem e bonito que manteve o ritmo por longo tempo. Neste sábado (25), o ...
    • Agenda 25/02/2017 O cantor Michel Teló foi a atração principal do camarote da rede de supermercados Guanabara, na primeira noite de carnaval. (Foto: Reprodução)Gasparotto  A rede de supermercados Guanabara é um dos patrocinadores oficiais do sambódromo, e para agitar o Carnaval preparou uma programação especial em seu camarote. Trata-se das apresentações realizadas na sexta-feira pelo cantor Michel Teló, mais a banda Capital Inicial e os Djs Alle e Tartaruga, que caíram na folia… mas a trabalho. Ao longo dos ...
    • Personagens fascinantes 24/02/2017 O hairstylist Maurício Pina celebra “30 anos de samba”, participando dos desfiles na Sapucaí e no sambódromo paulista. (Foto: Junior Lago/reprodução)Gasparotto  O hair stylist Maurício Pina, um dos responsáveis pelo altamente qualificado salão Jacques Janine de São Paulo, coleciona prêmios pela atuação internacional no setor da beleza, igualmente tem o reconhecimento pelas três décadas de participação nos desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo. Neste carnaval comemora sua aplaudida atuação vestindo a fantasia “O triunfo do ...
    • Emoção no carnaval 24/02/2017 A cantora Alinne Rosa, que estará na edição de outono da revista Playboy, escolheu o carnaval da Bahia para soltar a voz. (Foto: Vitor Pickersgill/divulgação)Gasparotto  A cantora Alinne Rosa estará na edição de outono da revista Playboy, que chega às bancas no final de março. Ela será entrevistada na seção 20P e estrela o primeiro ensaio sensual de sua carreira. Neste Carnaval, a musa poderá ser vista na Bahia e em Minas Gerais. Alinne falou da carreira, carnaval e … sexo ...
    • Visual do Copacabana Palace 24/02/2017 As borboletas são tendência no Baile do Belmont Copacabana Palace deste ano. (Foto: Reprodução)Gasparotto  “Antes solteiro no dia dos namorados, que namorando no carnaval.” Matheus Peixoto Philippi   A noite deste sábado terá uma das festas tradicionais do carnaval carioca nos salões Belmont Copacabana Palace – a nova designação do mais emblemático hotel do Rio de Janeiro. Os preparativos incluíram uma exposição de máscaras e adereços de elegância e bom gosto  com ...
    • Sabor brasileiro 24/02/2017 Maria Luisa Amodeo Daiello e Mirele Alves junto a Jayme de Souza Filho, Sérgio Guimarães, Guilherme Rosa e Carlos Benitz. (Foto: Divulgação)Gasparotto   A charmosa Mirele Alves finalizou as modificações em seu novo address e reuniu um pequeno grupo para a primeira apresentação do apartamento. Foi com um almoço, de culinária bem brasileira, que recebeu Maria Luisa Amodeo Daiello, Jayme de Souza Filho, Sérgio Guimarães, Guilherme Rosa, Carlos Benitz e Jones  Santos. A tarde estendeu-se com muitos assuntos. ...
    • Imagens indefinidas 24/02/2017 O artista Emanuel Monteiro: sua exposição “Atrás da nossa passagem” está recebendo muitas visitas no Paço Municipal. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto    O paranaense Emanuel Monteiro trouxe a Porto Alegre a exposição “Atrás da nossa passagem”. Com o intuito de apresentar resultados das suas investigações em relação à ideia da marca, da mancha, do rastro e da manipulação de elementos aquosos na elaboração de imagens sem formas definidas e precisas, o jovem artista proporciona reações interessantes de ...