Domingo, 13 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 5 de agosto de 2019
A Expointer deste ano promete muita movimentação na área do agronegócio e na política. Será a primeira grande exposição após o anúncio do acordo Mercosul-União Europeia. Por isso, o lançamento da 42ª edição da maior feira agropecuária da América Latina, nesta segunda-feira, foi marcado pelo otimismo.
A abertura do evento teve apresentação de grupos folclóricos, com a participação do guri de Uruguaiana. Na platéia, autoridades de todos os segmentos acompanharam depoimentos de representantes das entidades que participam da Expointer todos os anos. Para o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, essa edição deve superar os números do ano passado na venda de animais e máquinas agrícolas. “Nós circulamos no ano passado, 2,4 bilhões de reais e a estimativa desse ano é aumentar esse valor”, disse ele.
Cantores regionalistas apresentaram a canção tema para essa edição, que começa no dia 24 e vai até 1º de setembro. O espaço onde ocorre a Expointer, em Esteio, terá novos locais para julgamento de poneis e caprinos e um novo centro de eventos, como destaca o sub-secretário do Parque de Exposições, José Arthur Martins. “Em uma parceria com a Farsul, a gente está inaugurando, esse ano, esse novo centro de eventos, que vai dar capacidade para mais discussões, fóruns”, ressaltou Martins.
Os organizadores convidarão o presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão para o evento. Também são esperadas comitivas do exterior e o ministro da Agricultura da Argentina. o secretário da pasta no RS destaca a importância econômica e política dos debates ocorridos nesta edição: “Essa Expointer vai ser a primeira feira depois do acordo com a União Europeia, onde vai ter um grande debate. Por isso, vão vir muitos chefes de Estado, muitas lideranças e representações”.
Confira imagens do evento: